Qual a relação entre o esporte e a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais?

A história do esporte no Brasil é repleta de casos de superação. E não poderia ser diferente. Em um país onde a desigualdade é a mais acentuada no mundo, o esporte se apresenta como um mecanismo de inclusão social que ameniza as mazelas que assolam a nossa sociedade atual.

Continue conosco e confira o impacto e a importância do esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil.

E se você ainda quiser, pode se cadastrar agora mesmo na Atletas Now e participar das seletivas de patrocínio que ocorrem todas as semanas. A Atletas Now entende que essa é uma forma de dar oportunidades para todos os tipos de atletas, sejam amadores, profissionais ou apenas praticantes, fomentando o esporte e gerando oportunidades.

Qual a relação entre o esporte e a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais?

Boa leitura!

Um pouco de história

O esporte tem uma presença de longa data em nosso país. Entretanto, estabelecer um marco exato para sua origem consiste em uma tarefa complexa, visto que foram muitas as práticas executadas pelos diversos povos que passaram por aqui, em diferentes momentos.

Sua formalização ganhou força principalmente no século XIX, quando o Brasil Imperial passou a tratar da Educação Física em suas leis e decretos.

Ainda que em primeiro momento, as práticas esportivas oficiais eram restritas e inacessíveis para a maioria da população, foi com um ato governamental que a Educação Física passou a ser lecionada em escolas públicas e privadas.

É claro que em meio a situações precárias e também de descaso por muitos que enxergavam e ainda enxergam as práticas esportivas como mero entretenimento, o esporte se mantém firme até hoje no cotidiano de grande parte dos brasileiros, até mesmo daqueles que não seguem carreira profissional na área.

Atualmente, percebemos que o impacto do esporte no Brasil é significativo. De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, o número de praticantes de atividades físicas teve um crescimento de 24% nos últimos 11 anos.

A essa altura, já entendemos que o esporte, desde que se estabeleceu aqui no Brasil, vem conquistando um espaço importante na vida de muita gente e entusiasmando práticas mais saudáveis.

Mas a outra face do esporte que também merece destaque consiste no seu grande potencial de atuar como ferramenta de inclusão social.

Esporte como ferramenta de inclusão social

Todos nós já nos deparamos com a história de alguém que teve sua vida verdadeiramente transformada pelo esporte. Não é raro se deparar com pessoas que sentiram na pele o poder do esporte como ferramenta de inclusão social.

Como é o caso de pessoas com deficiência que encontraram nas práticas esportivas a sua fonte de recuperação e fortalecimento.

O esporte adaptado se caracteriza por mudanças de regras e materiais que possibilitam aos praticantes com deficiência o seu pleno desempenho. Sua presença no Brasil se evidencia a partir de 1958, com o surgimento dos primeiros clubes de cadeira de rodas, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A adesão do esporte adaptado foi tamanha que, mesmo precisando enfrentar barreiras criadas pelo preconceito, o Brasil participa de todos os Jogos Paralímpicos desde 1984.

A atuação do Brasil nas últimas Paralimpíadas tem chamado a atenção para a importância desse evento não só para engrandecer a imagem do país perante o mundo, mas também para impactar de forma significativa a vida de seus participantes e impulsionar uma atenção maior do Estado e da população para a necessidade de mais suporte.

Isso mostra que o esporte adaptado pode abrir diversos caminhos e possibilidades aos praticantes portadores de deficiência. Atualmente, já é possível investir em uma carreira profissional e se dedicar exclusivamente aos esportes, em suas diversas modalidades.

Podemos destacar como benefícios do esporte adaptado para deficientes físicos:

    • Desenvolvimento de autoestima e autoconfiança;
    • Melhoria na qualidade de vida;
    • Prevenção de doenças como ansiedade e depressão;
    • Criação de laços de amizades.

Exemplo de inclusão social pelo esporte

A inclusão social proporcionada pelo esporte contempla também as pessoas de baixa renda, que enxergam nas práticas esportivas um caminho para a melhoria de sua qualidade de vida.

Entre tantas outras histórias de superação, a história de Isaquias Queiroz dos Santos, comoveu o Brasil e o mundo nos Jogos Olímpicos de 2016, NO Rio de Janeiro.

Isaquias, atleta baiano filho de faxineira, teve um desempenho excepcional no evento e conquistou 3 medalhas na canoagem. A sua história, assim como a de milhares de brasileiros, nos ajudam a compreender melhor o papel do esporte no rompimento do ciclo de exclusão.

Políticas Públicas de incentivo ao esporte estimularam a inserção de muita gente na área esportiva e mudaram para sempre suas vidas e a de seus familiares. Além disso, as possibilidades de patrocínios despertam nos atletas a esperança de ingressar de forma mais estável e definitiva no mundo dos esportes.

De uma forma ou de outra, é certo que o poder do esporte na inclusão social é imensurável e deve se expandir cada vez mais.

Qual a relação entre o esporte e a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais?

Junte-se a nós!

Para muitos atletas, o apoio e incentivo são indispensáveis para a tão sonhada carreira profissional. Pensando nisso, nós, da AtletasNow desenvolvemos uma plataforma digital esportiva que promove a interação entre atletas, instituições e profissionais do esporte em geral. A AtletasNow funciona como um networking esportivo que facilita a comunicação entre os apaixonados pelo esporte.

Nossa atuação já promoveu parcerias incríveis e criou diversas oportunidades pelo Brasil afora. Faça já o seu cadastro na nossa plataforma e venha fazer parte do nosso time!

Qual a relação entre o esporte e a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais?

A pratica de esportes proporciona aos praticantes vários benefícios, melhoria da autoestima, combate a indisposição, sensação de bem estar, para os deficientes físicos é também uma forma de integração social, superação dos limites apesar das limitações (MORENO, 2004).

Como o esporte pode melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência?

O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia.

Qual a relação entre o esporte adaptado e a melhoria?

O esporte adaptado caracteriza-se como uma grande oportunidade para que o indivíduo com necessidades especiais possa desenvolver uma atividade física, deixando de lado o sedentarismo e o isolamento social.

Qual a importância do esporte na vida das pessoas com deficiência?

O esporte é considerado um meio de inclusão social democrático, capaz de reunir uma enormidade de benefícios, sendo ainda mais importante para as pessoas com deficiência. As atividades ajudam a melhorar a autoestima, convívio social e, consequentemente, a qualidade de vida.