Qual a relação retículo endoplasmático rugoso com o complexo de Golgi?

O Complexo de Golgi ou Aparelho de Golgi, ou ainda Complexo Golgiense, é uma organela de células eucariontes, composta de discos membranosos achatados e empilhados.

Suas funções são modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e além disso, origina os lisossomos e os acrossomos dos espermatozoides.

Qual a relação retículo endoplasmático rugoso com o complexo de Golgi?
Estrutura de um dictiossoma.

Funções

Na face cis da cisterna as vesículas recebidas do RER contém proteínas (produzidas pelos ribossomos associados ao retículo) que serão modificadas e dobradas.

Algumas dessas proteínas são glicosiladas, ou seja, sofrem reação de adição de um açúcar no RER. Esse processo é completado no Golgi, caso contrário, essas proteínas podem se tornar inativas.

Na face trans as proteínas são "empacotadas" em vesículas membranosas. Desse modo, são originadas muitas enzimas, bem como os lisossomos primários e os peroxissomos.

Enquanto essas organelas ficam no citoplasma da célula, as proteínas são muitas vezes enviadas para fora da célula.

Uma outra função do Complexo de Golgi é a formação do acrossomo que se localiza na cabeça do espermatozoide.

O acrossomo é o resultado da fusão de vários lisossomos formando uma grande vesícula, que contem enzimas digestivas para auxiliar na perfuração da membrana do óvulo.

Leia também:

  • Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso
  • Ribossomos
  • Lisossomos
  • Peroxissomos
  • Gametas

Estrutura

O Complexo de Golgi é composto de estruturas chamadas dictiossomas. Cada uma dessas estruturas é constituída por dobras de membrana que formam pequenos sacos achatados e empilhados chamados cisternas. As cisternas possuem duas faces: cis e trans.

A face trans é côncava e direcionada para a membrana plasmática. Está ligada ao Retículo Liso (REL), de quem recebe membranas para a formação de vesículas de secreção que contem as substâncias armazenadas.

Essas vesículas saem da célula e atuam em diferentes locais do organismo. Por exemplo, enzimas usadas na digestão, hormônios e muco são secretadas no Aparelho de Golgi.

A face cisé convexa e está associada com o Retículo Rugoso (RER), de quem recebe vesículas de transição ou transferência contendo proteínas.

Veja também: células procariontes e eucariontes

O retículo endoplasmático é uma organela citoplasmática presente em células eucariontes. É um complexo sistema de membranas formado por túbulos e cisternas interligadas. O retículo endoplasmático pode ser rugoso ou liso, sendo essa classificação relacionada com a presença ou ausência de ribossomos aderidos à membrana da organela. Vale salientar, no entanto, que ambas as regiões estão conectadas, sendo suas membranas contínuas. Dentre as funções exercidas por essa organela, podemos citar a síntese e o transporte de macromoléculas.

Leia também: Diferenças entre células procariontes e eucariontes

Tópicos deste artigo

Retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático é um sistema de membranas que percorre o citoplasma das células eucariontes e está em continuidade com o envoltório nuclear. Essa organela membranosa é constituída por túbulos e cisternas (sacos achatados) interligados. A membrana do retículo endoplasmático, em alguns locais, apresenta uma série de ribossomos aderidos, e, em outros, essas estruturas estão ausentes. Devido a essa característica, é possível distinguir duas regiões:o retículo endoplasmático rugoso e o liso.

Qual a relação retículo endoplasmático rugoso com o complexo de Golgi?
O retículo endoplasmático apresenta duas regiões: o retículo endoplasmático liso e o rugoso.

  • Retículo endoplasmático rugoso, granular ou granuloso

Caracteriza-se por apresentar ribossomos (na forma de polirribossomos) aderidos à superfície externa da sua membrana. Normalmente, apresenta-se como uma série de sacos achatados, também chamados de cisternas. A membrana do retículo endoplasmático rugoso é contínua com a membrana externa do envoltório nuclear.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os ribossomos presentes na membrana do retículo endoplasmático rugoso sintetizam proteínasque são lançadas no interior da organela, a qual tem o papel de garantir que elas fiquem separadas das proteínas produzidas no citoplasma e sejam posteriormente enviadas para outras partes das células ou ainda para fora delas.

Grande parte dessas proteínas é transportada para o complexo golgiense, no qual sofrem algumas modificações e são empacotadas em vesículas que são levadas para locais específicos. Células especializadas na secreção de proteínas, como as células do pâncreas e plasmócitos, apresentam um retículo endoplasmático rugoso bem desenvolvido.

Além da segregação de proteínas, o retículo endoplasmático rugoso participa de processos como produção de fosfolipídios, síntese de proteínas de membrana, glicosilação (adição de açúcares às proteínas) inicial das glicoproteínas e montagem de moléculas proteicas formadas por várias cadeias polipeptídicas.

Leia também: Secreção celular e complexo golgiense

  • Retículo endoplasmático liso ou agranular

Apresenta membrana sem ribossomos aderidos e, geralmente, membrana disposta em um formato tubular. O retículo endoplasmático liso está em continuidade com o retículo endoplasmático rugoso.

O retículo endoplasmático liso está relacionado com diferentes processos, a depender da célula na qual se encontra. Em células produtoras de hormônios esteroides, como as células das glândulas suprarrenais, o retículo endoplasmático liso apresenta papel essencial na síntese desses hormônios. Além de esteroides, o retículo endoplasmático liso relaciona-se com a síntese de outros tipos de lipídios, como os fosfolipídios, utilizados em todas as membranas celulares.

O retículo endoplasmático liso é bem desenvolvido também em células do fígado, uma vez que apresentam importante papel na inativação (desintoxicação) de substâncias nocivas e tóxicas ao organismo. Algumas substâncias, como o álcool, promovem a proliferação do retículo endoplasmático liso nesse órgão, garantindo, desse modo, maior desintoxicação. Isso explica, por exemplo, por que, com o tempo, as pessoas que fazem uso dessa substância necessitam de doses cada vez mais altas para conseguir determinado efeito.

O retículo endoplasmático liso participa também do metabolismo de carboidratos, sendo fundamental na formação de glicose por meio da hidrólise do glicogênio. Além disso, outra função atribuída a essa organela é a capacidadede armazenar íons de cálcio, sendo esse papel importante no processo de regulação da contração muscular. Vale destacar que, nos músculos, o retículo endoplasmático recebe a denominação de retículo sarcoplasmático.

Qual a relação retículo endoplasmático rugoso com o complexo de Golgi?
Substâncias produzidas no retículo endoplasmático podem ser modificadas e enviadas para outros destinos com o auxílio do complexo golgiense.

Funções do retículo endoplasmático

O quadro a seguir apresenta as diferentes funções realizadas pelo retículo endoplasmático, separando-as de acordo com a porção do retículo que as desempenha:

Funções do retículo endoplasmático

Retículo endoplasmático rugoso

Retículo endoplasmático liso

  • Síntese de proteínas

  • Glicosilação de proteínas

  • Montagem de moléculas proteicas

  • Síntese de fosfolipídios

  • Síntese de lipídios

  • Metabolismo de carboidratos

  • Armazenamento de íons de cálcio

  • Inativação de substâncias tóxicas

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Vanessa

Qual a relação do complexo de Golgi com o retículo endoplasmático rugoso?

Também conhecida como aparelho de Golgi ou complexo golgiense, é responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias produzidas no Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso (REL e RER), estabelecendo dessa forma, uma relação de interdependência.

Qual a relação existente entre os Reticulos Endoplasmaticos rugosos complexo de Golgi e lisossomos?

Existe uma relação funcional entre o RER, o complexo de Golgi e os lisossomas (assim como com as vesículas de secreção). Os lisossomas formam-se na face de maturação do complexo de Golgi. Podem unir-se a uma vesícula endocítica e formar um corpo de maiores dimensões - um vacúolo digestivo.

Quais são as principais funções do retículo endoplasmático rugoso e do complexo de Golgi?

O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...

Qual a relação existente entre o complexo de Golgi e os lisossomos?

Como mencionado, os lisossomos são formados a partir de outra organela celular chamada: o complexo de Golgi, responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias que são produzidas no retículo endoplasmático liso e rugoso.