Qual dos movimentos da Terra está relacionado com as estações do ano?

Índice

Introdução

Qual dos movimentos da Terra está relacionado com as estações do ano?

Dias e noites, estações do ano, diversidade térmica e tantas outras características do nosso planeta são consequências dos movimentos que a Terra realiza. Mas você sabe como eles acontecem? Então vamos descobrir!

O movimento de Rotação

A rotação é o movimento que o planeta realiza ao girar em torno de si mesmo, como se tivesse um eixo imaginário atravessando-o de um polo ao outro. Tal deslocamento se dá em um tempo de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, período denominado dia sideral, que, habitualmente é arredondado para 24 horas.

Esse movimento de giro, observado de um ponto externo ao planeta, realiza-se de oeste para leste. Isso tem uma consequência muito importante: cada ponto da superfície terrestre fica, durante um certo período de tempo, do lado claro da Terra, atingido pelos raios solares; e, durante um outro período, do lado escuro, oposto ao que está recebendo os raios. Essa alternância entre claro e escuro é o que denominamos, respectivamente, dia e noite.

Esquema do movimento de rotação da Terra, que se realiza de oeste para leste.

Além disso, é importante lembrar que o eixo de rotação da Terra (o Norte verdadeiro) muda com o passar do tempo. Atualmente, sua inclinação fica em torno dos 22º W (Oeste). Por conta disso, o polo magnético da Terra é modificado, ocasionado uma série de consequências naturais, como por exemplo, a incidência de maior ou menor intensidade dos raios solares em regiões diferentes.

Esquema do eixo de rotação terrestre.

É importante ressaltar que o tempo de exposição à iluminação não é idêntico para todos os pontos da superfície terrestre, já que a curvatura do planeta faz com que a velocidade do movimento de giro se modifique de acordo com a posição do lugar – mais próximo do Equador ou dos polos.

A velocidade de rotação do planeta é máxima na faixa equatorial e vai declinando à medida que vamos nos aproximando dos polos. Essa diferença no tempo de insolação recebida faz com que, o ano todo, as áreas equatoriais tenham, normalmente, dias mais longos que as noites; mas, à medida que nos afastamos da Linha do Equador, essa situação vai depender da estação do ano, já que no verão, nas áreas mais próximas dos polos, notamos a ocorrência de um período claro de até 24 horas (o “sol da meia noite”).

No interior das áreas polares, a diferença no tempo de insolação se intensifica ao máximo, pois cada um dos polos apresenta apenas um longo período claro e um longo período escuro por ano, durando cada um deles cerca de 6 meses.

O movimento de Translação

Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol criando uma órbita elíptica. A duração é de aproximadamente 365 dias, o que determina a duração do ano terrestre e as estações do ano.

Há quatro momentos específicos na translação da Terra que são utilizados para marcar a mudança de estações, o que significa, na verdade, a mudança no ângulo de incidência dos raios solares que trazem luz e calor para a superfície de um determinado lugar.

Dois desses momentos referem-se ao instante em que a Terra e o Sol estão em tal alinhamento que os raios solares incidem perpendicularmente ao plano da Linha do Equador; o que chamamos de Equinócio.

Os outros dois momentos, ao instante em que o alinhamento dos dois astros implica a incidência perpendicular em pontos com ângulos de 23º com o plano do Equador, correspondentes às linhas dos Trópicos de Câncer, para o norte, ou o Trópico Capricórnio, para o sul, o que conhecemos como Solstício.

As datas utilizadas na demarcação do início e do fim de cada estação do ano (21/03/; 21/06; 23/09; 21/12). A estação se inicia, verdadeiramente, quando a Terra e o Sol estão em tal posição que os raios solares incidem perpendicularmente ao Equador (primavera e outono), ou a um dos trópicos (verão e inverno).

A translação é muito importante, pois é o movimento que a Terra faz ao se deslocar em torno do Sol, em uma órbita elíptica, no período de aproximadamente um ano. Esse movimento interfere diretamente na distribuição desigual de luz e calor; durante o ano, para cada ponto específico do planeta.

Afélio e Periélio

Por possuir um trajeto elíptico, o planeta encontra momentos em que se aproxima ou se afasta do sol, chamados periélio e afélio. É importante destacar que a alternância entre afélio e periélio interfere muito pouco nas variações térmicas observadas na atmosfera e na superfície terrestre.

afélio marca o máximo afastamento da Terra em relação ao Sol, quando a separação entre os dias astros atinge uma distância da ordem de 152 milhões de quilômetros. Já o periéliomarca a máxima aproximação entre o Sol e a Terra, a uma distância em torno de 149 milhões de quilômetros.

Exercício de fixação

UCPEL

A impressão que temos em nossa vida cotidiana é de que o planeta Terra está parado. Entretanto, a Terra realiza diversos movimentos no espaço. Os movimentos que mais afetam a vida na Terra são os de rotação e o de translação.

Sobre os movimentos da Terra no espaço, é correto afirmar que:

A a inclinação do eixo da Terra, de \(23^o\) 27’ em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, apresenta, como principal consequência, a sucessão dos dias e das noites.

B vemos primeiro o Sol a leste, porque o movimento de translação ocorre de oeste para leste.

C os hemisférios norte e sul da Terra são igualmente iluminados em duas ocasiões durante o ano, quando ocorrem os solstícios.

D os equinócios marcam o início do inverno e do verão.

E as horas e o fusos horários decorrem do movimento de rotação da Terra.

Qual é o movimento da Terra que define as estações do ano?

O movimento de translação está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os solstícios e os equinócios. Como sabemos, a Terra está em constante movimento e a translação é um dos principais movimentos do nosso planeta.

Como o movimento de translação está relacionado com a ocorrência das estações do ano?

A ocorrência das estações do ano é a consequência do movimento de translação, devido à iluminação desigual dos hemisférios. Quando um dos hemisférios estiver recebendo mais luz significa que o Sol está em seu posicionamento máximo, ao norte ou ao sul, em relação ao eixo de inclinação da Terra.

Qual é o movimento de translação?

O movimento de translação é descrito pela astronomia como o deslocamento que os corpos celestes realizam em torno do Sol. No senso comum, é evidenciado apenas a movimentação realizada pela Terra. Isso se justifica porque é o que mais impacta nas formas de vida existentes no planeta.

O que é movimento de translação é rotação da Terra?

O planeta Terra realiza dois movimentos principais. Em um primeiro movimento, chamado de translação, ela traça uma órbita em torno do Sol. Realiza também um giro em seu próprio eixo, chamado de rotação. Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro em torno de seu próprio eixo define um dia.