Qual é a diferença entre a incapacidade temporária e permanente?

Definido como um evento inesperado e infeliz que ocorre durante a execução de trabalho a serviço de uma empresa, o acidente de trabalho pode resultar em lesões corporais que vão desde um pequeno corte até consequências mais sérias — como perda de membros e redução da capacidade do trabalhador.

Esses problemas mais graves podem fazer com que o trabalhador precise ser afastado de suas funções por incapacidade de continuar a desempenhar as tarefas com segurança e eficiência. Essa é uma condição que pode ser tanto temporária como permanente, entenda a diferença entre cada tipo a seguir:

Incapacidade temporária

A incapacidade temporária é caracterizada por uma condição reversível. Neste caso, o profissional precisa ficar afastado apenas durante o período necessário para que ele se recupere do acidente.

Nos primeiros 15 dias do afastamento, a empresa deverá pagar ao segurado o valor integral do seu salário. Após esse período, é necessário passar por uma perícia junto à Previdência Social para avaliar as condições clínicas do paciente. Para isso, o problema deve ter se iniciado em decorrência ou durante o exercício das funções empregatícias do segurado, não sendo válido para eventos preexistentes.

Incapacidade permanente

A incapacidade permanente pode ocorrer de duas formas: parcial ou total. No primeiro caso, o indivíduo pode se recuperar da lesão ou doença ocupacional, mas ficará com sequelas que reduzirão sua capacidade de trabalho. A incapacidade total ocorre quando o profissional se torna incapaz de desempenhar qualquer tipo de atividade laboral.

Para os casos de sequelas, o acidentado terá direito a receber um benefício chamado auxílio-acidente durante seu período de recuperação. Em casos mais severos, é necessário requerer uma aposentadoria por invalidez.

Retirado do site do Blog Tuiuti. Disponível em: <Definido como um evento inesperado e infeliz que ocorre durante a execução de trabalho a serviço de uma empresa, o acidente de trabalho pode resultar em lesões corporais>.

Se você se interessa por esta área confira nossa sugestão de curso abaixo: Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho: http://institutofisiomar.com.br/pos-graduacao-em-enfermagem-do-trabalho/ Curso Técnico em Segurança do Trabalho: http://institutofisiomar.com.br/curso-tecnico-em-seguranca-no-trabalho/

Acesse o site do Instituto Fisiomar: http://institutofisiomar.com.br/

Comentários

Comentários

Qual a diferença de incapacidade temporária é permanente?

Um dos requisitos para que o trabalhador tenha direito ao benefício por incapacidade, é a própria comprovação da incapacidade, que pode ser, temporária, que é aquela que tem previsão de recuperação, ou, permanente, que é aquela que não tem previsão de recuperação, sendo, portanto, irreversível, podendo, inclusive, ser ...

O que é incapacidade temporário?

Incapacidade temporária é uma condição que impede que o trabalhador exerça as suas funções profissionais por mais de 15 dias. O tempo de afastamento do trabalho vai depender do tipo de condição. Sendo assim, algumas pessoas voltam a trabalhar rapidamente, enquanto outras precisam ficar afastadas por longos períodos.

Quais as diferenças entre o benefício de incapacidade temporária é a aposentadoria por incapacidade permanente?

Bem, no caso do auxílio-doença, estão isentos da carência todos que sofreram acidente de trabalho ou desenvolveram doença ocupacional. Porém, quando estamos falando de aposentadoria por incapacidade permanente, a carência é dispensada para acidentes de qualquer natureza.

O que é incapacidade permanente?

Enquanto o auxílio-doença é um benefício pago até que o segurado esteja recuperado e apto a voltar às suas atividades laborais, a aposentadoria por incapacidade permanente é o benefício pago ao segurado que não tem previsão de restabelecimento da capacidade laborativa.