Qual E a função do registrador de endereços de memória REM )? E do registrador de dados de memória RDM )?

Por:   •  9/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios Resolvidos – Memória

1) O que você entende por acesso à memória? Caracterize o tempo de acesso nos diversos tipos de memória.

R: O acesso à informação (conteúdo) armazenada na memória (de um endereço). Já o tempo de acesso é o período de tempo decorrido

desde o instante em que foi iniciada a operação de acesso (endereço é colocado na barra de endereços) até que a informação requerida tenha sido efetivamente transferida.

2) Quais são as possíveis operações que podem ser realizadas em uma memória?

R: Leitura e escrita.

3) Qual é a diferença conceitual entre uma memória do tipo SRAM e outra do tipo DRAM?

R: SRAM: memória estática, em que o valor de um bit permanece armazenado enquanto houver energia elétrica.

DRAM: memória dinâmica, em que é necessário um circuito de refresh reconstituindo repetidamente o valor de casa bit.

4) Qual é a função do Registrador de Endereço de Memória (REM)? E do Registrador de Dados de Memória (RDM)?

R: REM: Armazenar temporariamente o endereço de acesso a uma posição de memória, ao se iniciar uma operação de leitura ou escrita.

RDM: Armazenar temporariamente uma informação que seja sendo transferida da memória principal para UCP (leitura) ou vice-versa

(escrita).

5) Descreva os barramentos que interligam UCP e MP, indicando função e direção do fluxo de sinais de cada um.

R: a) Barramento (ou barra) de endereços: interliga UCP à MP, transferindo bits que significam um endereço. É unidirecional, ou seja, a

informação trafega da UCP para MP.R: b) Barramento (ou barra) de dados: interliga UCP à MP, transferindo bits de informação. É bidirecional, isto é, os bits percorrem o barramento da UCP para MP (operação de escrita) e no sentido inverso (operação de leitura).

R: c) Barramento (ou barra) de controle: interliga UCP à MP, para a passagem de sinais de controle (leitura e escrita).

7) Um microcomputador possui um RDM com 16 bits de tamanho e um REM com capacidade para armazenar números com 20 bits. Sabe-se que a célula deste computador armazena dados com 8 bits de tamanho e que ele possui uma quantidade N de células, igual à sua capacidade máxima de armazenamento. Pergunta-se:

a) Qual é o tamanho do barramento e endereço?

R: REM= 20 →E = 20 bits.

b) Quantas células de memória são lidas em uma única operação de leitura?

R: Célula = 8 bits; RDM = barra de dados = 16 bits → 2 células.

c) Quantos bits têm a memória principal?

R: N = endereços; cada endereço tem 8 bits → 2 20 * 8 = *8M bits.

8) Um microcomputador possui uma capacidade

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

510 palavras 3 páginas

1 – O que você entende por acesso a memória? Caracterize o tempo de acesso nos diversos tipos de memória.
Buscar informações armazenadas. Registradores: 0.1 ns, CACHE L1: 1 ns, CACHE L2: 2 a 5 ns, RAM: 10 a 20 ns, HD: 10 ms
2 – quais são as possíveis operações que podem ser realizadas em uma memória?
Arquivar (write) e Recuperar (read)
3 – Qual é a diferença conceitual entre uma memória do tipo SRAM e outra do tipo DRAM? Cite vantagens e desvantagens de cada uma.
A memória DRAM é dinâmica, ou seja, é coloque os dados na célula de armazenamento e quando a energia acaba o processador faz um refresh o seja recarrega essas células. Vantagem: Baixo custo. Desvantagem: Lenta. a memória SRAM é estatica, ou seja, você coloca uma informação e só apaga quando você desligar o computador. Vantagem: Rapida. Desvantagem: Alto custo.
4 – Qual a função do registrador de endereços de memória (REM)? E do registrador de dados de memória (RDM)? REM – Registrador de Endereços da Memória (MAR–Memory Address Register): Armazena temporariamente o endereço de acesso a uma posição de memória, ao se iniciar a operação de leitura ou escrita. Em seguida, o endereço é encaminhado à área de controle da MP para decodificação e localização da célula desejada. Possui a mesma quantidade de bits do barramento de endereços.
RDM – Registrador de Dados da Memória (MBR – Memory Buffer Register): Armazena temporariamente a informação que está sendo transferida da MP para a UCP (leitura) ou da UCP para MP (escrita). Possui a mesma quantidade de bits do barramento de dados.
5 – Descreva os barramentos que interligam UCP e MP, indicando função direção e fluxo de sinais de cada um.
Exemplo leitura de texto escreve no teclado que é a entrada que repassa para o processador (ucp) que transforma a linguagem do teclado em linguagem do computador e manda para a memoria e le e interpreta e manda para a tela do computador que é a saida.

6 – Descreva passo a passo uma operação de leitura. Utilize


Relacionados

  • 355813950159

    3323 palavras | 14 páginas

    05 Passo 1 ........................................................................................................ 05 Passo 2 ........................................................................................................ 06 Passo 3 ........................................................................................................ 06 ETAPA 2 ................ ............................................................................................. 07 Passo 1 ...….

  • Automação

    2417 palavras | 10 páginas

    BÁSICA PARA OPERAÇÃO COM COMANDOS VIA IHM (INTERFACE HOMEM MÁQUINA) UTILAZANDO A ESTRATÉGIA DE CONTROLE ESCALAR. 1o PASSO – CONFIGURAR OS ENROLAMENTOS DE ESTATOR DO MOTOR DE INDUÇÃO PARA LIGAÇÃO EM TRIÂNGULO (PARA ALIMENTAÇÃO EM 220 V). 2o PASSO – CONECTAR A ALIMENTAÇÃO DO MOTOR À SAÍDA DO INVERSOR. 3o PASSO – CONECTAR A ENTRADA DO INVERSOR À REDE ELÉTRICA TRIFÁSICA DE 380V, 60 Hz. O INVERSOR SERÁ ENERGIZADO APARECENDO A PALAVRA RDY NO VISOR DA IHM (READY = PRONTO PARA USO). 4o PASSO – DESBLOQUEAR….

  • produção

    1415 palavras | 6 páginas

    A T P S – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO 5 SEM 2014-2 A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas acompanhadas pelo professor. A ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. Participação Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: • organizar-se, previamente, em equipes de….

  • SISTEMAS MICROPROGRAMADOS ATPS

    2310 palavras | 10 páginas

    REGISTRADORES PASSO 1 – Fontes PASSO 2 – Principais Características do PIC1684A PASSO 3 – Principais diferenças entre o PIC16F84 e PIC16F84A PASSO 4 – Lista de Instruções da família PIC16FXX ETAPA 2 – REGISTRADORES ESPECIAIS. REGISTRADORES.TRISA,TRISB, PORTA , PORTB; REGISTRADORES: CONTADOR DE PROGRAMA E PILHA . INTERRUPÇÕES. PASSO 1 – PIC16F84A – Descrição das Portas PASSO 2 – Registradores PASSO 3 – PASSO 4 – ETAPA 3 - LINGUAGEM DE MÁQUINA. PROGRAMAÇÃO EM LINGUAGEM ASSEMBLY. PASSO 1 – PASSO….

  • CCS 2 Programacao Estruturada I

    3002 palavras | 13 páginas

    competências requeridas para o exercício profissional.  Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Ivair Teixeira Faculadede Anhanguera de Valinhos Rodrigo Amaral Rocha Faculdade Anhanguera….

  • Atps

    587 palavras | 3 páginas

    (conteúdo) armazenado na memória (de um endereço). Já o tempo de acesso é o período de tempo decorrido desde o instante em que foi iniciada a operação de acesso (endereço é colocado na barra de endereços )até que a informação requerida tenha sido efetivamente transferida. 2) Quais são as possíveis operações que podem ser realizadas em uma memória? R: Leitura e escrita. 3) Qual é a diferença conceitual entre uma memória do tipo SRAM e outra do tipo DRAM? Cite vantagens e desvantagens de cada….

  • Aplicacao_Redes

    1447 palavras | 6 páginas

    uma tela contendo os filtros referentes ao período que o ator deseja emitir relatório, o tipo do relatório (receita ou despesa), bem como a opção de cancelar a consulta; 4. O ator opcionalmente seleciona o tipo de relatório e o período do filtro do passo anterior; 5. Uma vez que o ator solicita executar uma das opções desejadas (emitir relatório ou cancelar), um dos seguintes fluxos alternativos é executado; [FA01] [FA02] 6. O caso de uso se encerra. 1.3.2 Fluxos Alternativos 1.3.2.1 FA01 – Emitir….

  • Roteiro de análise de paf-ecf versão 1.4 - especificação 1-05

    53773 palavras | 216 páginas

    de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/100 Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 2/100 ALTERAÇÕES (A) OU IMPLEMENTAÇÕES (I) EFETUADAS NESTA VERSÃO ORIENTAÇÕES GERAIS DEFINIÇÕES REQUISITOS ITENS TESTES PASSOS IV 6(A) Os testes são realizados dentro do requisito XXXVIII 007A (I) 1, 2 e 3 (I) V 6 (A) VI VI VII VII VII IX XVII 3(A) 5, 5.1, “b” (A) 3, “c” (I) 19 (A) 20 (A) 1 (A) 1, “c” (A) 012A (I) 008 (A) 1, 2 e 3 (I) 10 (A)….

  • Introduçao

    1094 palavras | 5 páginas

    processador de localizar uma posição da memória e efetuar uma operação deleitura ou de escarita. O tempo de acesso de memórias eletrônicas é o mesmo,independentemente da distância física entre o local de um acesso e o local do próximo acesso. 3: Quais são as possíveis operações que podem ser realizadas em uma memória? R: Toda memoria permite a realização de operação de Escrita, que é a gravação ouarmazenamento da informação na memoria e Leitura que é a recuperação da informaçãoarmazenada na mesma….

  • Trabalho

    3068 palavras | 13 páginas

    localização da célula, que permite identificar univocamente uma célula. Assim, cada célula pode ser identificada pelo seu endereço. Unidade de transferência é a quantidade de bits que é transferida da memória em uma única operação de leitura ou transferida para a memória em uma única operação de escrita. O tamanho da célula poderia ser igual ao da palavra, e também à unidade de transferência, porém por razões técnicas e de custo, são frequentemente diferentes. OBS.: Uma célula não significa o mesmo que uma….

Outros Trabalhos Populares

Qual a função do registrador RDM?

REM (Registrador de Endereço de Memória): armazena o endereço da memória onde será lido ou escrito o dado. RDM (Registrador de Dados da Memória): armazena o dado a ser escrito ou lido na memória. Barramento de dados: liga o RDM à memória, sendo o caminho por onde é feita a transferência de dados.

O que faz o registrador de endereço de memória?

O Registrador de Endereço de Memória (Memory Address Register) armazena um valor que representa um endereço de uma palavra da memória. Este endereço será lido pela memória durante a operação de leitura ou escrita de dados.

Qual é a função do registrador?

Lembrando que os registradores são circuitos digitais capazes de armazenar e deslocar informações binárias, e são tipicamente usados como um dispositivo de armazenamento temporário. São utilizados na execução de programas de computadores, disponibilizando um local para armazenar dados.

O que são as memórias de registradores e quais as suas funções?

Os registradores são um tipo de memória para armazenamento de pequena quantidade de informação, poucos bits, por curto prazo de tempo mas que possuem alto desempenho. Em geral, os registradores são usados também para armazenar os valores dos operandos das instruções.