Qual é a origem do Dia de São Valentim?

Você já ouviu falar do Valentine’s Day? Comemorada em países de língua inglesa, esta data é equivalente ao Dia dos Namorados no Brasil e vem se tornando cada vez mais popular por aqui.

Mas afinal, qual é a origem do Valentine’s Day e o que ele significa?

No artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre esta data que está conquistando o varejo brasileiro e trazendo mais oportunidades de vendas para e-commerces e lojas virtuais.

Conheça o Valentine’s Day

O Valentine’s Day ou St. Valentine’s Day — traduzido como Dia de São Valentim — é celebrado mundialmente no dia 14 de fevereiro.

Diferente do Dia dos Namorados brasileiro, data exclusivamente voltada para os casais, o Valentine’s Day celebra o amor, o carinho e a amizade entre os entes queridos no geral.

Nesta data, amigos, parentes e casais de namorados costumam trocar cartões, presentes e bombons.

A origem do Valentine’s Day é muito anterior ao Dia dos Namorados, comemorado no Brasil no dia 12 de junho.

Segundo conta a história, o Dia de São Valentim começou a ser celebrado no século V, quando o papa Gelásio santificou o padre São Valentim no dia 14 de fevereiro de 496.

Mas afinal, quem foi São Valentim?

Em meio a diversas explicações, a mais famosa é a de que São Valentim foi um padre romano condenado à pena de morte no século III por desobedecer a ordem do império e realizar cerimônias de casamento em segredo.

No dia de sua sentença, São Valentim teria enviado uma carta de amor à sua pretendente, dando início à prática moderna de enviar cartões no dia 14 de fevereiro.

Como vender mais no Valentine’s Day

O Valentine’s Day está chegando! Agora que você já conhece a origem desta data, que tal preparar o seu e-commerce para vender mais?

Para conquistar os consumidores, nada melhor do que investir em ações de marketing temáticas do Valentine’s Day.

Por isso, a aposta para os gestores de e-commerce é preparar kits com produtos para casais, oferecer brindes nas compras e garantir descontos progressivos.

Criar seções no site com dicas de produtos para eles e para elas pode ajudar os consumidores mais indecisos na hora de presentear.

Garantir uma boa experiência de compra é essencial para conquistar o consumidor. No entanto, é preciso estar atento também ao processo de entrega. Afinal, o recebimento do produto é um dos momentos mais aguardados pelos clientes.

Neste Valentine’s Day, invista em embalagens temáticas para surpreender e agradar o consumidor no momento da entrega.

Na Veloplastic, você encontra envelopes de segurança personalizados para preparar a sua ação de marketing temática, divulgar a marca ou comunicar o cliente.

Nossos envelopes personalizados são altamente resistentes a rasgos e rupturas e protegem a mercadoria contra luz solar, umidade, líquidos e demais danos que possam ocorrer durante o transporte.

Com a Veloplastic, você elabora envelopes personalizados conforme a identidade da sua empresa ou arte da sua escolha.

Surpreenda os clientes e demonstre maior atenção aos detalhes com os envelopes de segurança personalizados da Veloplastic.

Consulte as opções:

  • com plástico bolha;
  • com bolsa canguru;
  • padrão Correio;
  • com plástico bolha e bolsa canguru.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento de envelopes personalizados a partir de 3 mil unidades.

Descubra qual o dia de São Valentim e diversas outras curiosidades sobre a data do padroeiro dos namorados.

Aqui, no Brasil, o Dia dos Namorados se comemora em 12 de junho em homenagem a Santo Antônio, um conhecido santo casamenteiro. Nos Estados Unidos e também na Europa, e em outros países, a data é comemorada em fevereiro, no Dia de São Valentim (Valentine’s Day), mais especificamente no dia 14 de fevereiro.

Considerado um dia emblemático, romântico e comemorado em diversos países de acordo com sua própria cultura. O dia de São Valentim pode ser considerado um dia de festa para os confidentes.

Mas de onde vem a data do Dia de São Valentim sendo reconhecida como o dia dos namorados? Qual a origem da data?

Isso e muito mais você confere neste artigo. Acompanhe!

O Dia de São Valentim é comemorado em 14 de fevereiro, considerado o Dia dos Namorados em muitos países que ficam localizados acima da linha do Equador.

Essa tradição começou na Europa e foi passada aos Estados Unidos, do qual seguem as mesmas tradições até hoje. 

Quem foi São Valentim?

Para responder a essa pergunta, precisamos voltar no tempo, para o século V, quando o papa Gelásio oficializou o dia 14 de fevereiro em homenagem a esse santo.

Há diversas histórias sobre Valentim, mas a mais contada de todas é que esse homem era um padre que atuava em Roma no século III e foi condenado à pena de morte. Mas a questão é: o que ele fez de tão grave?

Na época, o imperador de Roma, Cláudio II baniu o casamento acreditando que o matrimônio acabava transformando os homens em soldados ruins. Os solteiros não tinham responsabilidades familiares, não tinham filhos e, portanto, poderiam se doar completamente para o exército, dando sua vida pelo povo nas guerras.

Porém, Valentim, como membro da igreja, acreditava, fielmente, que o casamento era um dos planos de Deus para o homem e, por isso, começou a celebrar os casamentos em segredo.

Quando o imperador descobriu o que estava acontecendo, prendeu Valentim e o sentenciou à morte no ano de 270 d.C. Acontece que Valentim se apaixonou pela filha do carcereiro e, no dia de sua morte, enviou uma carta para a amada dizendo o quanto a amava. Foi daí que se originou o hábito de mandar cartões no Dia de São Valentim.

Porém, só depois de 2 séculos que o esforço desse homem pelo amor foi reconhecido e foi criada uma data específica para este dia. Há também uma outra história para a data: 14 de fevereiro teria sido o dia da execução do padre.

Onde é comemorado o Dia de São Valentim?

Qual é a origem do Dia de São Valentim?

Consequentemente, o dia de São Valentim se tornou mundialmente conhecido e celebrado por diversos casais. 

Mas como é comemorado essa data tão importante ao redor do mundo? Descubra a seguir.

América do Norte

Na América do Norte, o dia de São Valentim se tornou um dia bastante comercial com lojas e restaurantes sempre lotados. Você já deve ter notado isso, por exemplo, em filmes americanos. É uma data de grande importância.

Os presentes mais tradicionais não são deixados de lado como chocolates, flores, jóias e outros nunca saem de moda. E como dissemos, dar cartões também é uma importante tradição e melhor ainda se ele for feito à mão.

O Valentine’s Day nos EUA funciona de uma forma diferente do Dia dos Namorados no Brasil. Logo, trata-se de uma data para comemorar o amor de uma forma geral e não específica para casais como ocorre no Brasil.

Nas escolas, é muito comum nesse dia existir o correio do amor onde namorados e amigos trocam mensagens românticas e Chocolates.

Europa

Diversos são os países que comemoram o dia de São Valentim no continente europeu como Itália, Inglaterra, Alemanha, Dinamarca e outros. 

De uma maneira geral, esses países comemoram o Dia de São Valentim de uma forma muito parecida com os outros: troca de presentes, saindo para jantar e assim por diante. Porém, cada um deles pode ter uma especificidade.

Por exemplo, na Itália, é muito comum as pessoas irem para a cidade de Verona, cidade que serviu de palco para a romântica história de Romeu e Julieta. Na França, as pessoas vão para uma vila chamada Valentine. 

Já na Finlândia a história é um pouco diferente. Lá não importa se você tem namorado ou é solteiro: o Dia de São Valentim é para ser comemorado com os amigos. As pessoas também trocam flores e doces nesse dia.

Oriente Médio

Essa é uma região que, por conta de questões religiosas, nem todos conseguem comemorar o Dia de São Valentim como gostariam.

Por exemplo, na Arábia Saudita, a comemoração é totalmente proibida e ainda é preciso levar em consideração que lá a cor vermelha representa o pecado. Não pode, nem mesmo, vender qualquer produto na cor vermelha, inclusive flores. No Irã acontece o mesmo e a pessoa que for pega em flagrante comemorando a data pode ser presa.

Porém, lá, já há uma certa flexibilidade quanto a essa comemoração, pois o país percebeu que é bom para a economia. Já que o comércio fica bastante movimentado e os empreendedores adoram.

Ásia

Aqui as comemorações são permitidas, mas celebradas de uma forma um pouco diferente. 

Tanto no Japão, quanto na Coreia do Sul, por exemplo, no dia 14 de fevereiro, às mulheres dão presentes aos rapazes, mais especificamente, chocolates. E esses devem ser escolhidos a dedo, para não correr o risco de passar a impressão errada.

No dia 14 de março, conhecido também como Dia Branco, acontece o contrário: são os rapazes que dão presentes para as moças.

Porém, na Coreia do Sul há uma pequena diferença: em 14 de abril é a hora de os solteiros comemorarem. É uma tradição que, neste dia, chamado de Dia Preto, os amigos saiam para comer um prato chamado Jajangmyeon. Trata-se de um macarrão que fica preto por causa do caldo do feijão que acompanha e ainda tem carnes e frutos do mar.

Leia também: Checklist viagem: lugares baratos para viajar

Qual a diferença entre o dia de São Valentim e o Dia dos Namorados?

A origem do Dia dos Namorados no Brasil está bem distante de ser uma história romântica. Na verdade, aqui a escolha da data foi puramente comercial.

Tudo começou com João Dória, pai do governador de São Paulo que, em 1948, tinha uma agência de publicidade que foi contratada para aumentar as vendas de uma empresa no mês de junho.

Então, ele uniu o útil ao agradável: criou uma data voltada para o Dia dos Namorados no mês de junho, data essa que era bem fraca em vendas e se aproveitou que no dia 13 de junho comemora-se o Dia de Santo Antônio já muito conhecido por ser um santo casamenteiro.

A criação da data deu tão certo que, em pouco tempo, se tornou nacional e hoje é a 3ª melhor época do ano para vendas, ficando atrás apenas do Dia das Mães e do Natal.

Leia também: 25 Ideias de Presentes Para o Dia das Mães

Quais as tradições do dia de São Valentim?

Bom, já vimos ao longo deste artigo que uma das principais tradições é a troca de cartões com declarações de amor.

Existem outras tradições e curiosidades sobre a data e que são levadas a sério em diversas partes do mundo.

Na Inglaterra, por exemplo, existe um ritual para que as mulheres sonhem com os futuros maridos. Basta colocar uma folha de louro em cada canto da fronha do travesseiro que você dorme e uma no centro. Dessa forma, ela vai saber quem é o futuro marido nos sonhos.

Voltando à Coreia do Sul, é importante destacar que lá as mulheres também dão flores para os namorados.

Na Alemanha já temos outra tradição além dos presentes mais clássicos como flores e bombons. É comum dar um porco, ou melhor, uma representação de um porco, de acordo com a cultura de lá, esse animal é capaz de trazer luxúria e boa sorte. Também são feitos biscoitos de gengibre com frases românticas.

Como comemorar o dia de São Valentim?

Você não precisa esperar o Dia dos Namorados para comemorar com o seu amor. Pode aproveitar o Dia de São Valentim e comemorar, inclusive, com o seu ou sua melhor amiga praticando diversas atividades de outono, por exemplo.

Existem diversas formas de celebrar esse dia e é sempre bom levar em consideração o que os dois gostam de fazer juntos. 

Podem sair para jantar, trocar presentes, cartões ou até fazerem uma trilha juntos, lembre-se apenas de estar com os melhores equipamentos de trekking.

Aqui na Shopee a gente tem vários itens que vão te ajudar a ter a comemoração mais incrível de todas!

Onde encontrar presentes para o dia de São Valentim?

Agora que você já sabe como surgiu o Dia de São Valentim e descobriu algumas curiosidades sobre a data ao redor do mundo, que tal presentear a pessoa amada com os melhores presentes?

Na Shopee temos uma grande variedade de produtos para dar de presente para quem você ama. E lembrando que, de acordo com a tradição do Dia de São Valentim, você pode dar presentes para amigos e familiares, portanto, não importa se você é solteiro(a), sempre há uma maneira de mostrar o quanto se ama.

Aproveite as diversas vantagens de ser um cliente Shopee e boas compras!

Leia também: Veja curiosidades sobre o Dia das Mulheres

Qual é a origem do Valentine's Day?

Origem. Dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercália, que se realizava todo dia 14 de fevereiro.

Quem foi que criou o Valentine's Day?

No século V, o papa Gelásio declarou Valentim um homem santo e criou o Valentine's Day.