Qual é o comando que ele deve utilizar para localizar as informações de endereço IP o nome do host a versão IOS é os dispositivos vizinhos de rede?

Olá galera do blog!!! Nesse artigo vamos falar de uma das principais mudanças do IPv6 em relação ao quase idoso IPv4 que é a forma que a descoberta de vizinhos é realizada em uma LAN.

Se você já estudou o assunto deve lembrar que o IPv4 utiliza o protocolo ARP para descobrir qual o endereço MAC dos dispositivos que pretendem se comunicar, certo?

Mas no IPv6 tem um probleminha sério, você sabe dizer porque o ARP teve que ser abandonado no IP versão 6?

Pense um pouco… não leia a linha de baixo…

A resposta é simples, principalmente porque o IPv6 não tem mais suporte ao Broadcast!!! Não é somente isso, mas essa é a principal motivação dessa mudança.

Mas como então o IPv6 consegue descobrir o MAC de um host vizinho na sua LAN para fechar a comunicação?

Agora quem cuida disso é o ICMPv6 através de um protocolo chamado NDP ou Neighbor Discovery Protocol , em português “Protocolo de descoberta de vizinhos”.

Como o ARP Funciona

Vamos relembrar um pouco do funcionamento do bom e velho ARP ou Address Resolution Protocol.

Quando dois hosts (PCs, computadores, servidores, etc.) desejam se comunicar em uma rede LAN eles precisam saber os endereços da camada de Rede e também da camada de enlace do modelo OSI.

Vamos supor que você está no PC “X” com IP 192.168.1.1 e quer “pingar” o host C local (ou cliente C) que tem o IP 192.168.1.2.

Quando você digita o comando “ping 192.168.1.2” o seu computador provavelmente não vai ter registrado o endereço MAC ou endereço físico do servidor, a não ser que eles já tenham se comunicado anteriormente.

Mas para esse exemplo vamos supor que eles nunca se comunicaram, ok?

Voltando ao ping… no momento que você digita o comando o seu computador sabe o que em termos de endereçamento? Seu próprio IP e MAC, assim como endereço IP do cliente C.

Para montar o pacote IP ou de camada-3 é o suficiente, porém ele precisa também montar o quadro de camada-2 para enviar essa mensagem na LAN…

… e é aí que vem o problema, pois ele conhece seu próprio endereço MAC, mas não o do cliente C.

Nesse ponto que entra o protocolo ARP, sua placa de rede vai utilizar esse protocolo e montar um pacote com uma requisição ARP ou ARP Request.

Nessa requisição ele envia o IP de origem e Destino, também o MAC de origem (do próprio PC “X”), mas como ele não conhece o MAC de destino um endereço de Broadcast é utilizado no seu lugar, ou seja, o destino da requisição é para ffff.ffff.ffff e vai ser processada por TODAS as máquinas da LAN ou VLAN em questão.

Como no endereço IP de destino tem o IP do cliente C, ele e somente ele deve processar essa informação e devolver uma resposta contendo seu endereço MAC para o computador de origem.

Dessa maneira todas as informações necessárias para montagem da mensagem são descobertas pelo host ou computador de origem e o ping começa a ser executado.

Veja imagem abaixo.

Qual é o comando que ele deve utilizar para localizar as informações de endereço IP o nome do host a versão IOS é os dispositivos vizinhos de rede?

Principais Funções do NDP ou Neighbor Discovery Protocol

O protocolo de descoberta de vizinhos ou simplesmente NDP tem várias funções dentro do IPv6, conforme listadas abaixo:

  • Determinar o endereço MAC dos nós da rede (substituto do ARP).
  • Encontrar roteadores vizinhos.
  • Determinar prefixos e outras informações de configuração da rede.
  • Detectar endereços duplicados.
  • Determinar a acessibilidade dos roteadores.
  • Redirecionamento de pacotes.
  • Autoconfiguração de endereços.

Os recursos acima são realizados com as seguintes mensagens do ICMPv6:

Qual é o comando que ele deve utilizar para localizar as informações de endereço IP o nome do host a versão IOS é os dispositivos vizinhos de rede?

Agora vamos estudar dois recursos que o NDP disponibiliza para o IPv6 que são a determinação do MAC do host vizinho e depois como ele pode ser utilizado para descobrir um roteador local.

Determinando o Endereço MAC de Hosts Vizinhos com o NDP

Assim como a comunicação do IPv4, para enviar um pacote IPv6 para um vizinho, o computador precisa saber o endereço MAC de origem (dele mesmo, portanto já sabe) e o endereço MAC do destino (computador remoto), o que é função do ARP na versão 4 do protocolo IP.

Já no IPv6 o processo é realizado através da troca de mensagens ICMP e funciona com um host enviando uma mensagem Neighbor Solicitation informando no campo de dados seu endereço MAC e também solicitando o endereço MAC do vizinho.

Ao receber a mensagem, o vizinho a responde enviando uma mensagem Neighbor Advertisement informando seu endereço MAC.

Após essa troca de mensagens o computador de origem tem condições de iniciar a troca de pacotes com o computador de destino.

Veja a figura a seguir.

Qual é o comando que ele deve utilizar para localizar as informações de endereço IP o nome do host a versão IOS é os dispositivos vizinhos de rede?

Encontrando Roteadores Vizinhos com o Neighbor Discovery Protocol

O processo utilizado para localizar roteadores vizinhos dentro do mesmo enlace, bem como aprender prefixos e parâmetros relacionas à autoconfiguração de endereço, se inicia com o envio de um Router Solicitation (RS) pelo host.

O roteador local responde com uma mensagem de Router Advertisement (RA) para o endereço multicast all-nodes com as informações configuradas nele.

Mais para frente você aprenderá mais sobre a autoconfiguração e o DHCPv6, os quais utilizam o processo de descoberta de roteadores no seu funcionamento.

Qual é o comando que ele deve utilizar para localizar as informações de endereço IP o nome do host a versão IOS é os dispositivos vizinhos de rede?

Também é possível que o host receba uma mensagem de Router Advertisement sem ter enviado a solicitação (Router Solicitation), isso porque os roteadores fazem o anúncio de suas redes periodicamente, de maneira proativa.

Qual é o comando que ele deve utilizar para localizar as informações de endereço IP o nome do host a versão IOS é os dispositivos vizinhos de rede?

Bem, chegamos ao final de mais um super artigo em nosso blog e de coração espero ter ajudado na sua busca por conhecimento de valor na área de Redes e Infraestrutura de TI.

Conto com sua ajuda para compartilhar nosso artigo em suas redes sociais para que possamos cada vez mais impactar o maior número de profissionais da nossa área.

Se você tiver alguma dúvida, crítica ou até mesmo sugestão de melhoria ou de assunto para uma próxima postagem utilize o campo que está mais abaixo e deixe seu comentário.

Sempre damos atenção aos comentários!

Muito obrigado pela visita e até uma próxima!

Qual e o comando que ele deve utilizar para localizar as informações de endereço IP o nome do host a versão IOS e os dispositivos vizinhos de rede?

Explicação: O comando show cdp neighbors detail revela muitas informações sobre os dispositivos Cisco vizinhos, incluindo o endereço IP, os recursos, o nome do host e a versão do IOS.

Qual comando o analista deve usar para exibir o endereço MAC que um host está usando para acessar o gateway padrão?

ARP é usado para descobrir o endereço MAC de qualquer host em uma rede diferente.

Quais informações sobre um roteador Cisco podem ser verificadas usando o comando show version?

Com ele você consegue verificar a quantidade de RAM e Flash ao mesmo tempo, bem interessante quando se está planejando um Upgrade de IOS, pois para definir o sistema operacional a ser utilizado precisamos ter a informação de RAM e Flash disponíveis no roteador.

Quais são as duas funções da Nvram?

No caso dos computadores (mais especificamente a família x86), a NVRAM é a memória utilizada para manter as configurações do BIOS, com um tamanho de 256 bytes. Quando o computador é ligado, é gerado um número somando todos os words do BIOS e depois é verificado se este número é igual ao ultimo número salvo.