Qual e o nome das linhas que cruzam a Terra no sentido vertical e horizontal?

Quais são as linhas imaginárias que circundam a Terra?

Os paralelos e meridianos da Terra são linhas imaginárias traçadas para atender a múltiplos objetivos. Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra.

São linhas imaginárias que cortam o planeta no sentido vertical?

Paralelos e meridianos são linhas muito importantes para facilitar a nossa localização. Conheça-os! A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.

São linhas imaginárias que cortam o planeta no sentido vertical e essas principais coordenadas são meridiano de Greenwich?

Longitude: São as coordenadas geográficas que cortam a Terra no sentido vertical, também conhecidas como Meridianos. A distância das longitudes varia de 0° a 180°, nos sentidos Leste e Oeste. Como padronização internacional, adotou-se o Meridiano de Greenwich como ponto de partida, a longitude de 0°.

Quais são as linhas imaginárias que cortam o planeta no sentido horizontal?

As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.

Qual é o nome da linha imaginária que corta a terra em hemisfério oriental e ocidental?

Meridiano de Greenwich

Como é feito o traçado das linhas no mapa ou no globo?

A divisão é feita em traçados imaginários com uma base da linha do Equador. A linha do Equador forma um ângulo reto com referência aos pólos e cada paralelo e meridiano em relação ao seu ângulo, mas os meridianos são de 180° porque são traçados de acordo com a linha de Greenwich que será definido as horas.

Porque os paralelos e meridianos são chamados de linhas imaginárias como é feito o traçado dessas linhas no mapa ou no globo?

São chamados de linhas imaginarias porque não existem, de fato. Foram criados para facilitar o estudo e a integração mundial. Essas linhas são distribuídas a partir do meridiano de Greenwich e da linha do Equador, que são o marco zero. Cada grau equivale à um meridiano e cada hora equivale à 15 graus ou 15 meridianos.

Quais são as cinco linhas?

De tal modo, além da Linha do Equador, destacam-se os paralelos:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N)
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S)
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N)
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S)

Quais paralelos foram representados no mapa?

Os principais paralelos são: Equador, Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Antártico e Círculo Polar Ártico. Os meridianos são as linhas traçadas de um polo a outro. O principal meridiano é o de Greenwich.

Quais são os paralelos que estão no hemisfério norte?

Os principais paralelos são os trópicos e os círculos: Trópico de Câncer, no hemisfério norte e, Trópico de Capricórnio, no hemisfério sul; Circulo Polar Ártico, no hemisfério norte, e Círculo Polar Antártico, no hemisfério sul.

O que que é hemisfério?

Um hemisfério é a metade de uma esfera ou bola. Essa palavra é usada para descrever as metades da Terra. Os geógrafos, ou seja, as pessoas que estudam a Terra, dividiram o planeta em dois conjuntos de dois hemisférios: os hemisférios Norte e Sul; e os hemisférios ocidental e oriental.

Quais são as linhas imaginárias que atravessam os paralelos e passam pelos polos?

As principais linhas são a Linha do Equador, que divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul, ao norte do Equador têm-se as o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao sul têm-se o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, as linhas que cortam a linha em sentido horizontal são chamadas de ...

Principal » Geografia » Paralelos – O que são e para que servem no estudo da Terra?

Os paralelos são linhas imaginárias que cortam a Terra de leste a oeste. A partir deles é possível calcular as longitudes.

Qual e o nome das linhas que cruzam a Terra no sentido vertical e horizontal?

A geografia é o estudo da Terra. Visando de melhorar e facilitar o entendimento sobre o nosso planeta, os cientistas o dividiram com linhas imaginárias. Essas linhas são os paralelos, traçados na horizontal, e os meridianos, traçados na vertical.

Essas linhas definem diferentes pontos do planeta nos sentidos leste-oeste e norte-sul. Seu principal objetivo é marcar as latitudes e longitudes. Dessa forma, é possível saber as coordenadas de qualquer lugar na Terra.

Calcular as coordenadas geográficas foi extremamente útil ao longo da história principalmente para viajantes. A partir delas são feitos os mapas e as bússolas. Mas, hoje, qualquer pessoa utiliza esses cálculos ao usar o GPS para encontrar uma rua, por exemplo.

Qual e o nome das linhas que cruzam a Terra no sentido vertical e horizontal?
Fonte: Mega Curioso.

Definindo os paralelos

Os paralelos são eixos que circundam a Terra de leste a oeste e demonstram as latitudes em graus. O principal é a Linha do Equador, dividindo o planeta igualmente entre dois hemisférios: norte e sul.

Ou seja, a partir dela, pode-se contar a mesma distância em relação aos dois pólos. Ela marca a latitude 0°, variando de -90° ao sul a 90° ao norte.

O hemisfério norte também é conhecido como boreal ou setentrional. Enquanto o hemisfério sul pode ser chamado de austral ou meridional.

Além disso, o Equador também é a zona que recebe os raios solares com maior intensidade.

Qual e o nome das linhas que cruzam a Terra no sentido vertical e horizontal?
Fonte: InfoEscola.

As outras linhas são traçadas paralelamente ao Equador. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

O primeiro está ao norte na latitude de 23º27 (lê-se 23 graus e 27 minutos).  Esse traçado indica o limite máximo em que os raios solares incidem na posição vertical sobre a Terra.

Isso ocorre durante os solstícios. Quando o Sol ilumina o hemisfério norte criando um fenômeno chamado “longo dia”.

Acontece que as regiões localizadas acima do círculo polar ártico recebem tanta luz solar que não há noite. Logo, as zonas ao sul do círculo polar antártico passam por um longo período de escuridão.

Qual e o nome das linhas que cruzam a Terra no sentido vertical e horizontal?
Fonte: Segredos do Mundo.

Seis meses depois, o processo é invertido. O Trópico de Capricórnio se torna o ponto máximo de recepção da luz do Sol. Este paralelo está numa latitude de -23º27′. Sendo assim, o polo sul ganha dias mais longos e o polo norte, por sua vez, passa meses no escuro.

Linhas verticais

Existem também os meridianos. São linhas que cortam a Terra no sentido vertical, ou seja, vão de norte a sul. Desse modo, eles são responsáveis por calcular as longitudes.

O principal é o Meridiano de Greenwich, que divide o planeta em Ocidente e Oriente. Mas sobre isso explicaremos melhor em outra matéria.

Gostou de ler este conteúdo? Então agora vem saber mais sobre Camadas da Terra: como é a divisão da estrutura interna do nosso planeta.

Fontes: Brasil Escola e Escola Kids.

Imagem de destaque: Estudo Kids.

Qual é o nome das linhas que cruzam a Terra no sentido vertical é horizontal?

A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.

Quais são as linhas imaginárias verticais é horizontais do planeta Terra?

Os Paralelos e Meridianos correspondem às linhas imaginárias do globo terrestre. Assim, enquanto os paralelos são as linhas traçadas horizontalmente, os meridianos representam as linhas verticais. Essas linhas cumprem a função de facilitar a localização no globo terrestre (geolocalização).

Como são chamadas as linhas que dividem a Terra no sentido vertical?

As linhas verticais que vão do polo Norte ao polo Sul recebem o nome de MERIDIANOS. O meridiano de valor zero, também chamado de MERIDIANO DE GREENWICH, divide o planeta em duas regiões: LESTE à direta e OESTE, à esquerda.

São as linhas que traçam a Terra no sentido horizontal?

Os paralelos e meridianos são as linhas imaginárias traçadas ao longo da Terra, utilizadas em muitas funções cartográficas, principalmente no estabelecimento das coordenadas geográficas. Essas linhas são traçadas sobre o globo terrestre no sentido horizontal e vertical.