Qual e o nome do órgão muscular que apresenta cerca de 25 cm de comprimento e garante que o alimento siga da faringe em direção ao estômago?

Os movimentos peristálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisosque constituem os órgãos do tubo digestório. Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório.

Como ocorrem os movimentos peristálticos?

Os movimentos peristálticos são movimentos involuntários rítmicos que ocorrem graças a comandos do nosso sistema nervoso, mais precisamente o sistema nervoso autônomo. Essa porção do sistema nervoso é responsável por comandar as ações internas do nosso corpo, tais como o ritmo cardíaco e a secreção de algumas glândulas, além, é claro, do controle da musculatura lisa.

O sistema nervoso autônomo é dividido em duas partes distintas: o sistema nervoso simpático e o parassimpático. Normalmente, enquanto um estimula a ação de um órgão, o outro causa sua inibição. No caso dos movimentos peristálticos, o parassimpático aumenta o peristaltismo, enquanto o simpático ocasiona a inibição dos movimentos.

Os movimentos peristálticos nos órgãos do sistema digestório

  • Esôfago

    Na boca, o alimento é mastigado e misturado à saliva, passando a ser chamado de bolo alimentar. Esse bolo é empurrado pela língua em direção à faringe para que, posteriormente, chegue ao esôfago. Nesse último órgão, os movimentos peristálticos levam o alimento até o estômago. Esse caminho dura, em média, 10 segundos.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    O movimento peristáltico no esôfago é um movimento ondulado que, literalmente, empurra o bolo alimentar em direção ao estômago. Esse movimento é tão eficiente que garante o sentido do alimento mesmo que fiquemos de cabeça para baixo.

Qual e o nome do órgão muscular que apresenta cerca de 25 cm de comprimento e garante que o alimento siga da faringe em direção ao estômago?

Observe o movimento peristáltico ocorrendo no esôfago

  • Estômago

    No estômago, movimentos peristálticos também estão presentes e garantem que o bolo alimentar misture-se com o suco gástrico produzido por esse órgão. A mistura formada deixa de ser chamada de bolo alimentar e passa a ser chamada de quimo.

  • Intestino

    No intestino delgado, os movimentos peristálticos garantem, principalmente, a movimentação do quimo, mas também ajudam na homogenização com enzimas digestivas, secreções e a bile, processo em que o quimo transforma-se em quilo. A movimentação da massa alimentar ocorre por dois tipos de movimentos peristálticos, um movimento lento e limitado a pequenas porções do intestino e movimentos longos e rápidos que garantem a movimentação em longos segmentos.

    No intestino grosso, mais precisamente no cólon, também ocorrem movimentos peristálticos, entretanto, esses recebem o nome de movimentos de massa. Esses movimentos garantem a preparação para o processo de defecação.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Movimentos peristálticos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/movimentos-peristalticos.htm. Acesso em 09 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

O sistema digestório é responsável por garantir a absorção dos nutrientes necessários para a nossa sobrevivência. É nele que ocorre, portanto, a digestão daquilo que comemos, um processo que se caracteriza pela quebra dos alimentos em moléculas menores e mais simples que o nosso corpo consegue aproveitar. O sistema digestório dos seres humanos é formado por diferentes órgãos e algumas glândulas anexas, que ajudam produzindo substâncias fundamentais para o processo de digestão.

Saiba mais: Alimentação saudável – essencial para o bem-estar físico e mental do indivíduo

Órgãos do sistema digestório

Os órgãos do sistema digestório são:

  1. Boca
  2. Esôfago
  3. Estômago
  4. Intestino delgado
  5. Intestino grosso
  6. Ânus

Qual e o nome do órgão muscular que apresenta cerca de 25 cm de comprimento e garante que o alimento siga da faringe em direção ao estômago?
Observe os órgãos que fazem parte do sistema digestório.

A seguir, vamos abordar um pouco mais a respeito desses órgãos e seus papéis no processo digestivo.

Boca

A digestão inicia-se na boca e nela o alimento sofre ação dos dentes e da saliva. Os dentes atuam na digestão mecânica, quebrando o alimento em partículas. A primeira dentição é chamada de dentição de leite ou decídua e é composta por 20 dentes. Em uma pessoa adulta, a dentição permanente é composta por 32 dentes. Em cada arcada (superior e inferior) são encontrados 16 dentes, sendo eles quatro incisivos, dois caninos, quatro pré-molares e seis molares.

A saliva atua na digestão química, estando presente nela a enzima ptialina, que dá início à digestão dos carboidratos. Além disso, a saliva umedece o alimento, o que facilita sua deglutição. A língua tem um importante papel nesse processo, pois ajuda a misturar o alimento à saliva e  empurrar o bolo alimentar em direção à faringe.

Leia também: O dente é um tipo de osso?

Faringe

A faringe é um órgão comum ao sistema digestório e ao sistema respiratório. O bolo alimentar passa nesse órgão e segue em direção ao esôfago.

Esôfago

O esôfago é uma espécie de tubo que apresenta cerca de 25 cm de comprimento. Ele conecta a faringe ao estômago. O bolo alimentar passa por esse tubo graças às contrações peristálticas, que são feitas pelos músculos que compõem o órgão e garantem a movimentação do bolo alimentar em direção ao estômago. Veja a figura a seguir ilustrando esse processo.

Qual e o nome do órgão muscular que apresenta cerca de 25 cm de comprimento e garante que o alimento siga da faringe em direção ao estômago?
As contrações peristálticas promovem a movimentação do bolo alimentar.

Estômago

O estômago é um órgão que lembra uma bolsa, sendo uma porção dilatada do sistema digestório. Esse órgão recebe o bolo alimentar e mistura-o com uma secreção produzida por células de suas paredes: o suco gástrico. Entre as substâncias que compõem o suco gástrico, estão a pepsina, que atua na digestão de proteínas, e o ácido clorídrico, que atua garantindo que o ambiente estomacal seja favorável para a atuação da pepsina. Após sofrer a ação do suco gástrico, o bolo alimentar segue em direção ao intestino delgado e passa a chamar-se quimo.

Qual e o nome do órgão muscular que apresenta cerca de 25 cm de comprimento e garante que o alimento siga da faringe em direção ao estômago?
No estômago, o bolo alimentar entrará em contato com o suco gástrico.

Intestino delgado

O intestino delgado é a porção mais longa do sistema digestório, podendo ter mais de seis metros de comprimento. Ele é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo. O duodeno tem cerca de 25 centímetros e, apesar de seu pequeno comprimento, tem um grande papel no processo digestório.

É nesse local que o quimo recebe as secreções vindas do pâncreas (suco pancreático), do fígado (bile) e do próprio intestino delgado (suco entérico e intestinal). Todas essas secreções são responsáveis pela maior parte da digestão dos alimentos. Após sofrer todas as modificações no intestino delgado, o quimo passa a ser chamado de quilo.

Qual e o nome do órgão muscular que apresenta cerca de 25 cm de comprimento e garante que o alimento siga da faringe em direção ao estômago?
As vilosidades ajudam a aumentar a absorção de nutrientes.

Além da digestão, o intestino delgado, em especial o jejuno e o íleo, atua na absorção dos nutrientes. A absorção é eficiente nesse local, pois a parede intestinal apresenta uma série de dobras chamadas de vilosidades. Além disso, as células possuem também dobras denominadas de microvilosidades. As vilosidades e as microvilosidades garantem um aumento da superfície de contato e promovem uma maior absorção.

Leia também: Por que o estômago “ronca”?

Intestino grosso

O intestino grosso é menor que o intestino delgado, tendo cerca de 1,5 m. É possível distinguir as seguintes regiões no órgão: ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmoide e reto. O quimo desloca-se pelo intestino grosso, e, durante o processo, o excesso de água é absorvido e o bolo fecal (fezes) é formado. As fezes são eliminadas peloânus.

As glândulas anexas

Anexas ao sistema digestório estão algumas glândulas que participam diretamente do processo de digestão liberando secreções importantes. São elas: glândulas salivares, fígado e pâncreas. As glândulas salivares são responsáveis pela produção de saliva, que, como dito, ajuda a umedecer o alimento e dá início à digestão dos carboidratos.

O fígado atua na produção da bile, uma substância que atua na emulsificação das gorduras, ou seja, facilita a ação das enzimas sobre as gorduras. A bile é produzida pelo fígado, porém permanece armazenada na vesícula biliar. Por fim, temos o pâncreas, que produz o suco pancreático que age na digestão de proteínas, lipídios e carboidratos.

Qual e o nome do órgão muscular que apresenta cerca de 25 cm de comprimento e garante que o alimento siga da faringe em direção ao estômago?
O fígado é uma glândula anexa responsável pela produção da bile.

Vale salientar que o pâncreas e o fígado apresentam funções que vão além da digestão. O fígado, por exemplo, apresenta papel na neutralização de substâncias tóxicas, síntese de fatores de coagulação e armazenamento de substâncias como o glicogênio. O pâncreas, por sua vez, atua na produção de dois hormônios: a insulina e o glucagon, que atuam no controle das taxas de glicose no organismo.

Exercício sobre o sistema digestório

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o sistema digestório e o processo de digestão, vamos testar seus conhecimentos sobre o tema. Baseando-se nos conhecimentos adquiridos com este texto, relacione as colunas a seguir:

I- Dentes

II- Saliva

III- Faringe

IV- Esôfago

V- Estômago

VI- Intestino delgado

VII- Intestino grosso

VIII- Fígado

IX -Pâncreas

(  ) Promovem a digestão mecânica dos alimentos.

(  ) Maior órgão do sistema digestório.

(  ) Órgão comum ao sistema respiratório e digestório.

(  ) Secreta a bile.

(  ) Possui a enzima ptialina, que atua na digestão de carboidratos.

(  ) Produz suco gástrico.

(  ) Realiza movimentos peristálticos.

(  ) Onde ocorre a absorção de água e formação das fezes.

(  ) Produz insulina e glucagon.

RESPOSTA:

(I) Promovem a digestão mecânica dos alimentos.

(VI) Maior órgão do sistema digestório.

(III) Órgão comum ao sistema respiratório e digestório.

(VIII) Secreta a bile.

(II) Possui a enzima ptialina, que atua na digestão de carboidratos.

(V) Produz suco gástrico.

(IV) Realiza movimentos peristálticos.

(VII) Onde ocorre a absorção de água e formação das fezes.

(IX) Produz insulina e glucagon.

Qual órgão muscular que tem 25 cm?

O esôfago é um órgão que apresenta formato cilíndrico, formado por tecido muscular, apresenta cerca de 25 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro.

Qual e o nome do órgão muscular?

Coração: órgão muscular formado pelo tecido muscular cardíaco e responsável pelo bombeamento do sangue para todo o corpo por meio de contrações rítmicas involuntárias.

Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório a remoção dos 25 cm iniciais do intestino duodeno ou a remoção de 25 cm do intestino grosso?

Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos 25 cm iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso? a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.

Qual o nome do órgão que faz parte do sistema digestório e do sistema respiratório?

→ Faringe. Esse órgão é comum ao sistema digestório e respiratório, abrindo-se em direção à traqueia e ao esôfago.