Qual e o principal produto agrícola introduzido pelos portugueses no Brasil?

O plantation foi um sistema de exploração colonial utilizado entre os séculos XV e XIX principalmente nas colônias europeias da América, tanto a portuguesa quanto em alguns locais das colônias espanholas e também nas colônias inglesas britânicas. Ele consiste em quatro características principais: grandes latifúndios, monocultura, trabalho escravo e exportação para a metrópole.

Através dos grandes latifúndios, com suas extensas terras, era possível produzir em grande escala um único produto, o que se denomina de monocultura. No Brasil, utilizou-se inicialmente a cana-de-açúcar, mas depois veio o algodão, o fumo e o café. Geralmente eram produtos tropicais que eram plantados nesses latifúndios.

Esses produtos tinham boa acolhida na Europa, o que levava essa produção a se destinar quase que exclusivamente ao comércio externo com as metrópoles europeias, suprindo o mercado desses locais. Esse comércio garantia altos lucros, sendo que nas Américas portuguesa e espanhola adotava-se o monopólio desse comércio externo, situação que não se verificava nas colônias inglesas.

A mão de obra utilizada no plantation era a escrava, quase que exclusivamente composta por africanos escravizados. Além de ser um suprimento da força de trabalho, o comércio de escravos gerava imensas riquezas para os traficantes de escravos.

Assim, o plantation proporcionava o chamado comércio triangular, em que os produtos tropicais eram vendidos na Europa em troca de tecidos, armas e álcool, que, por sua vez, eram oferecidos aos mercadores africanos em troca de escravos. Estes eram levados às colônias para trabalhar nos latifúndios monocultores, que produziam produtos tropicais, mantendo, dessa forma, este ciclo comercial.

O plantation criava ainda uma estrutura social de dominação centrada na figura do proprietário do latifúndio, o senhor, que controlava a vida das pessoas que estavam sob sua alçada. Obviamente que o controle não era total, pois na história geralmente os explorados criam formas de resistir e fugir à exploração. Havia ainda pessoas que auxiliavam na administração dos latifúndios, indicando que não tinha apenas a existência do senhor e do escravo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A principal representação do plantation é a Casa Grande, o local de moradia do senhor e sua família. Em oposição à Casa Grande há a senzala, local de moradia dos escravos. Existiam ainda casas para as pessoas livres que auxiliavam nos demais trabalhos do latifúndio. Na Casa Grande havia ainda uma interligação entre a família do senhor e os escravos, sendo que estes realizavam os trabalhos domésticos, cuidando das crianças e, muitas vezes, servindo de várias formas ao senhor, quase sempre contra a vontade.

Apesar da predominância de o comércio ser destinado aos mercados externos, era necessário produzir para as pessoas que habitavam a colônia. Nem sempre essas necessidades eram conseguidas apenas com a importação. Dessa forma, apesar de marginal, havia uma produção para um incipiente mercado interno.

Qual e o principal produto agrícola introduzido pelos portugueses no Brasil?

Casa Grande no sul dos EUA

O plantation fez parte do que se considerou como colônia de exploração, em contraposição à colônia de povoamento. O exemplo de colônia de povoamento foi a prática colonial inglesa no norte de suas colônias nos Estados Unidos. Mas essa definição consiste em uma generalização que não correspondia ao que realmente ocorreu. Por exemplo, no Brasil, houve uma colonização pautada quase exclusivamente no plantation, mas se constituíram núcleos de povoamento e surgiu um mercado local.

A principal diferença entre a forma de colonização ibérica e britânica estava realmente relacionada ao controle fiscal, já que os ingleses eram menos rígidos que os espanhóis e portugueses.


Por Tales Pinto
Graduado em História

O Brasil é uma das grandes potências mundiais quando o assunto envolve produtos agrícolas.

No entanto, e por incrível que possa parecer, nosso país utilizava em 2016 apenas 7,8% do seu território como lavouras. Esse estudo foi realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Em novembro de 2017, a agência norte-americana de Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), divulgou números que atestam essa condição, apresentando 7,6% do território brasileiro ocupado com plantações.

A título de comparação, vale conhecer números de alguns países com relação ao assunto:

●        Dinamarca - 76,8%,

●        Reino Unido - 63,9%,

●        Índia - 60,5%,

●        Alemanha - 56,9%,

●        Estados Unidos - 18,3%,

●        China - 17,7%.

Neste post, apresentaremos a potencialidade brasileira no cultivo de produtos agrícolas e sua condição excepcional para melhorar ainda mais esses resultados. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância do Brasil no cenário econômico mundial?

O Brasil é atualmente a 12ª economia do mundo, segundo a Agência de Classificação de Risco Austin Rating, mas deverá cair para a 14ª posição com a consolidação dos números do Produto Interno Bruto (PIB) do ano de 2021.

Não é preciso entrarmos nos detalhes da recessão econômica e pandemia que vivemos nos últimos dois anos, além das condições menos favoráveis para uma reação imediata de recuperação, diferente dos nossos principais concorrentes.

No entanto, o Brasil tem uma potencialidade de crescimento de fazer inveja na maioria das economias mundiais, pois a sua capacidade de aumentar as lavouras e as possibilidades nas demais áreas são altas e consistentes.

Estudos realizados pela empresa de consultoria holandesa KPMG, em concordância com a inglesa PwC, colocam o Brasil entre as 5 maiores economias do mundo no ano de 2050.

Quais os produtos agrícolas cultivados no Brasil?  

Após apresentar as condições atuais e futuras do país, não existe mais dúvidas que o Brasil será o país que irá produzir grande parte dos alimentos das bilhões de pessoas do planeta.

Contando com o trabalho do nosso povo e especialmente com os pequenos produtores, nossas lavouras são surpreendentes, onde os seguintes produtos agrícolas são os grandes destaques:

Qual e o principal produto agrícola introduzido pelos portugueses no Brasil?

Cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar foi o primeiro produto de cultivo da história do Brasil e continua ocupando um importante espaço na economia, pois somos o maior produtor do mundo.

Café

Outra cultura que faz parte da história nacional é a do café, continuamos sendo um dos maiores produtores do mundo, com uma área plantada que ultrapassa 1,8 milhão de hectares.

Laranja

O Brasil é o maior produtor de laranja no mundo, onde na safra 2021/2022 a produção estimada será de 294 milhões de caixas desse saboroso fruto.

Soja

Outro dos produtos agrícolas nas quais somos os líderes mundiais é a soja, na última safra foram produzidas 135,409 milhões de toneladas desse grão.

Tabaco

Uma produção de sucesso, apesar de não ser a mais indicada para a saúde humana, é a de tabaco. Somos o terceiro maior produtor do mundo, com 375 mil hectares de área cultivada.

Cacau

O cacau, principal matéria-prima do chocolate, é outro campeão de cultivo no Brasil, ficando todos os anos entre os 10 maiores produtores do mundo.

Milho

Finalmente chegamos ao milho, outro produto em que estamos sempre tentando obter a liderança mundial, mas hoje pertence aos Estados Unidos.

Tecnologia e o futuro  

Como se observa, o Brasil é uma potência mundial na produção agrícola e para atingirmos melhores resultados o caminho se chama tecnologia.

Pesquisas, estudos, equipamentos e desenvolvimento, possibilitando que a otimização de todas as fases dessa atividade seja possível.

Acompanhando as previsões dos especialistas, estaremos entre as 5 nações mais ricas do mundo em 2050. Certamente seremos líderes na produção de muitos produtos.

Agora que você sabe mais sobre a potencialidade brasileira no cultivo de produtos agrícolas, conheça detalhes da Branco Motores, uma das principais marcas de equipamentos e tecnologias voltadas ao pequeno produtor brasileiro!

Qual é o principal produto agrícola introduzido pelos portugueses no Brasil?

A cana foi o primeiro produto de cultivo em larga escala na história agrícola do Brasil, implantada no país pelos portugueses no período colonial principalmente com o sistema de plantations na região Nordeste. Na época, o destino do cultivo era a produção de açúcar para a comercialização no mercado externo.

Por que os portugueses escolheram plantar cana de açúcar no Brasil?

Apesar do lucro com o pau-brasil, os portugueses passaram a ter a necessidade de explorar algum tipo de riqueza que fosse mais lucrativa. Sem encontrar ouro por aqui, a administração portuguesa optou pelo início da formação de lavouras de cana-de-açúcar na região do litoral brasileiro.