Qual é o tipo de relação ecológica entre uma Bromelia Epifita E a palmeira sobre a qual ela cresce?

Antes de resolver estes exercícios sobre relações ecológicas interespecíficas, relembre o nome de cada relação e seus exemplos.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

É comum observar bromélias e orquídeas sobre as árvores tentando conseguir um local para viver e luz para a sua sobrevivência. Essas plantas realizam com as árvores uma relação ecológica denominada:

a) Mutualismo.

b) Protocooperação.

c) Inquilinismo.

d) Parasitismo.

e) Herbivoria.

ver resposta


Questão 2

O mutualismo facultativo, também chamado de protocooperação, é uma relação ecológica em que indivíduos de espécies diferentes interagem e ambos se beneficiam da interação. Entretanto, nesse tipo de relação, uma espécie pode viver isolada da outra. Entre os exemplos a seguir, marque a alternativa que indica um exemplo de mutualismo facultativo.

a) Bromélias e árvores altas.

b) Caranguejo-eremita e anêmona-do-mar.

c) Cachorro e carrapato.

d) Fungos e algas (líquens).

e) Leão e zebra.

ver resposta


Questão 3

Entre as relações interespecíficas citadas a seguir, marque a alternativa que indica corretamente a única relação desarmônica.

a) Protocooperação.

b) Inquilinismo.

c) Comensalismo.

d) Herbivoria.

e) Mutualismo.

ver resposta


Questão 4

(Uece) Considere a afirmação abaixo:

“Micorriza é uma associação entre certos fungos presentes no solo e nas raízes das plantas. Nesta relação, o vegetal fornece matéria orgânica para a sobrevivência dos fungos e estes absorvem nutrientes minerais e água, transferindo-os para as raízes da planta”.

Estamos nos referindo a um exemplo de:

a) Mutualismo.

b) Comensalismo.

c) Inquilinismo.

d) Protocooperação.

ver resposta


Questão 5

(UFSM- RS) Quem pratica esportes muitas vezes não avalia os avanços tecnológicos que carrega em seu "uniforme de trabalho". Em calçados como o tênis, há o cuidado com o uso de materiais redutores da transpiração. Tudo para prevenir as micoses, geralmente causadas por fungos que se aproveitam do calor e umidade dos pés para obter abrigo e "saborear" a queratina das unhas, pele e pelos.

Revista "Saúde", Janeiro de 2002, p. 105 (adaptado)

Os fungos causadores de micoses, ao buscar abrigo e alimento nos pés dos atletas, causando danos ao organismo, exercem um tipo de associação conhecido por

a) mutualismo.

b) inquilinismo.

c) parasitismo.

d) comensalismo.

e) predatismo.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. O inquilinismo é uma relação onde uma espécie vive sobre a outra ou em seu interior, porém não causa nenhum prejuízo.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “b”. A relação entre o caranguejo-eremita e a anêmona-do-mar é um exemplo de mutualismo facultativo. O caranguejo fornece transporte para a anêmona, e esta lhe garante proteção.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”. Dentre as relações citadas acima, a única relação desarmônica é a herbivoria, pois o vegetal serve de alimento para um herbívoro.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”. Micorrizas são exemplos de mutualismo obrigatório, em que ambos os envolvidos são beneficiados.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “c”. O exemplo da questão é de parasitismo, pois o parasita (fungo) alimenta-se do hospedeiro, causando-lhe prejuízo à saúde.

voltar a questão


Qual é o tipo de relação ecológica entre uma Bromelia Epifita E a palmeira sobre a qual ela cresce?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

O que significa plantas epífitas?

As plantas epífitas vivem sobre outras plantas, mas não possuem hábitos parasitas, não retirando, portanto, nutrientes daquela que lhe fornece apoio. ... Existem diversas espécies de plantas epífitas no planeta.

Como as Epifitas captam água?

As epífitas absorvem a água da chuva e retiram os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento das fezes de animais, insetos mortos, entre outros. ... A presença de tricomas foliares, que auxiliam na absorção de água e nutrientes; A epiderme da raiz com várias camadas, sendo denominada de velâmen.

O que é Epizoismo?

Essa situação é conhecida como inquilinismo. – De fixação: quando uma planta usa outra como suporte para fixação se chama epifitismo (do grego epi = sobre; phyton = planta); quando se trata de um animal é chamado de epizoísmo (do grego epi = sobre; zoon = animal).

O que é Protocooperação e exemplos?

Protocooperação, também conhecida por mutualismo facultativo, é uma relação ecológica interespecífica harmônica que ocorre, por exemplo, entre formigas e acácias. ... A protocooperação é uma relação do tipo interespecífica harmônica.

O que são os comensais?

O comensalismo é uma relação ecológica entre espécies diferentes em que uma é beneficiada e a outra não é beneficiada, nem prejudicada. Nenhum ser vivo é capaz de viver isolado no meio sem interagir com indivíduos de sua mesma espécie ou com indivíduos de espécies diferentes.

O que é um parasita comensal?

Parasitologia humana é o estudo dos parasitas ou das doenças parasitárias humanas, seus métodos de diagnóstico e controle. Os parasitos são classificados em: ... * Parasitas comensais: não causam efeitos perigosos óbvios ao hospedeiro, com por exemplo o piolho.

Qual o tipo de relação existente entre o Leão e A hiena?

As hienas e leões também são exemplos de comensalismo. Assim como os abutres, as hienas alimentam-se dos restos deixados pelo leão. Observe que, nesse caso, a hiena conseguiu o alimento sem o desgaste da caçada e também não prejudicou o leão que já havia se alimentado.

Qual é o tipo de relação ecológica entre uma bromélia epífita E a palmeira sobre a qual ela cresce?

Resposta. O nome do tipo de relação ecológica é inquilinismo. No qual apenas o inquilino se beneficia, obtendo abrigo ou suporte no corpo de outra espécie, sem prejudicá-la.

Qual é o tipo de relação ecológica entre o gavião Peregrino E o pombo que LJHE serve de alimento?

Resposta. A relação ecológica entre o Gavião-Peregrino (Falco peregrinus) e o Pombo (Columba livia) é de predatismo, ou predação, de forma mais popular.

Qual é a relação entre os carrapatos e a Capivara?

Resposta: O carrapato. Explicação: Se trata de uma relação interespecífica desarmônica parasitária, pois o carrapato se alimenta da capivara, causando prejuízos óbvios para a capivara, podendo também tornar a capivara mais suscetível a doenças bacterianas.

Qual é a relação entre a ave e a capivara?

Resposta: A ave tira os carrapatos e os vermes que contém nas costas da capivara!

Qual é a relação entre o ano e a capivara?

A relação existente entre o anu e a capivara é a Protocooperação. É uma relação benéfica para ambas as espécies.

Qual é a relação entre o ano é o carrapato?

O anu come os carrapatos do boi, conseguindo assim alimento. O boi, por sua vez, também é beneficiado, uma vez que se livra do carrapato. Observe que a relação é benéfica para os dois seres, entretanto, um pode viver facilmente sem o outro. O boi pode viver sem o anu, e o anu pode alimentar-se de outra coisa.

Qual é a relação entre a ave é o carrapato?

d) Já a relação entre a ave e o carrapato é chamada de predação, visto que a ave mata e come os carrapatos.

Qual a relação entre o pássaro é o carrapato?

Resposta. A relação entre o pássaro e carrapato é predatismo. Em outra situação caso o carrapato se encontre no boi e o pássaro predar(comer) ocorre a protocooperação facultativa.

Qual é a relação ecológica que existe entre o carrapato e o boi?

A relação ecológica entre o carrapato e o boi se chama Parasitismo, pois o parasita (carrapato) se obtém de nutrição a partir do corpo do hospedeiro (boi).

Qual a relação ecológica entre o Jacaré e o pássaro?

A relação que se estabelece entre o crocodilo e o pássaro palito é de protocooperação. Isso pode ser dito pois ambos se beneficiam com essa relação - o crocodilo tem seus dentes limpos pelo pássaro, enquanto este em troca consegue sua alimentação dos restos de comida dentre os dentes do crocodilo.

Qual é o tipo de relação ecológica existente entre o pássaro palito e o jacaré?

Obs.: A associação ecológica verificada entre o pássaro-palito e o crocodilo africano é um exemplo de mutualismo, quando se considera que o pássaro retira parasitas da boca do réptil.

Qual o tipo de relação ecológica entre a bromélia epífita E a palmeira sobre a qual ela cresce?

Essa relação ecológica, conhecida como comensalismo, permite que a planta tenha mais acesso à luminosidade ao utilizar a outra como apoio, o que aumenta sua taxa fotossintética.

Qual é o tipo de relação ecológica entre uma Bromelia Epifita?

Inquilinismo entre as plantas Esta relação é comumente encontrada entre plantas como bromélias, orquídeas e samambaias e plantas de maior porte, sobre as quais se instalam para obter suporte. Entre os vegetais, chamam-se as espécies inquilinas de epífitas.

Qual é o nome da relação ecológica em que uma espécie se beneficia obtendo abrigo ou suporte no corpo de outra espécie sem prejudicá lá?

Inquilinismo O inquilinismo é uma relação ecológica em que uma espécie, o inquilino, se beneficia obtendo abrigo ou suporte no corpo de outra espécie sem prejudicá-la.

Qual é o tipo de relação ecológica entre o capim e a zebra que ele se alimenta?

Herbivoria. Pois a zebra, que é um animal herbívoro, se alimenta do capim, que é um vegetal.