Qual foi a importância de Mendeleev para a criação da Tabela Periódica?

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Ouça este artigo:

A Tabela Periódica dos Elementos certamente é um dos símbolos de maior significância para químicos do mundo inteiro. Nenhum laboratório de química se furtará de ter uma fixada em suas parede. E ainda hoje repercute dois nomes quando se discute os aspectos históricos da tabela periódica: são eles Mendeleiev e Meyer.

A tabela periódica que hoje conhecemos sofreu algumas modificações ao longo da história, tendo sido firmada após um longo caminho de acertos e erros. No século XIX nem todos os elementos químicos eram conhecidos. Em 1893, o químico russo Dmitry Ivanovich Mendeleiev, tabelando as propriedades dos elementos químicos conhecidos em fichas separadas, percebeu que quando ordenava essas fichas em ordem crescente da massa atômica dos elementos, as suas propriedades começavam a apresentar uma certa regularidade. Mendeleiev então elaborou a primeira tabela periódica fundamentada experimentalmente, classificando os elementos químicos em ordem crescente de sua massa atômica, em um trabalho que viria a ser lembrado por muitas gerações.

Tabela periódica de Mendeleiev: ordem crescente dos elementos em função de sua massa atômica.

A visão do gênio russo Mendeleiev foi tão audaciosa e intempestiva que o levou a deixar espaços vazios em sua tabela para serem preenchidos futuramente por elementos químicos ainda não conhecidos na época. Mendeleiev chegou mesmo a prever muitas das propriedades desses elementos. Quando descobertos, confirmaram muitas de suas previsões.

Alguns anos mais tarde, o químico inglês Henry Moseley, em 1913, percebeu que as propriedades dos elementos químicos seriam mais evidentes em ordem crescente de seu número atômico, e não de sua massa atômica, conforme fora proposto por Mendeleiev. Estava então estabelecida uma nova forma de classificação para os elementos químicos, a qual é adotada até os nossos dias.

Tabela periódica de Moseley: ordem crescente dos elementos em função do seu numero atômico (tabela periódica atual).

A alteração proposta por Moseley não retirou a importância do trabalho desenvolvido por Mendeleiev, sendo que a genuinidade de sua tabela sempre é lembrada quando se toca no assunto. E ainda mais, confirmou a possibilidade da apresentação das propriedades desses elementos de modo coerente, em arranjos ordenados, consolidando suas observações empíricas.

A mais básica função de uma tabela periódica é agrupar os elementos por propriedades semelhantes. Por exemplo, o elemento químico sódio encontra-se logo acima do elemento potássio. Dessa forma, os elementos sódio e potássio apresentam propriedades (físicas e químicas) semelhantes. Por outro lado, localizam-se muito distantes dos elementos flúor e cloro (estes localizam-se no lado oposto da TP), o que quer dizer que os elementos sódio e potássio  apresentam propriedades muito diferentes  das encontradas nos elementos flúor e cloro.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/resumo-das-ideias-de-mendeleiev-e-meyer-sobre-a-classificacao-periodica/

A origem da Tabela Periódica ocorreu no início século XIX, por volta do ano de 1829, quando os químicos da época decidiram propor formas de organização dos elementos químicos conhecidos até então.

No início do século XIX, os químicos possuíam conhecimentos sobre diversas características (densidade, massa atômica, reatividade, ponto de fusão, ponto de ebulição, estado físico) de trinta elementos químicos. Esses conhecimentos serviram de ponto de partida para a origem da Tabela Periódica.

Ao longo de 200 anos, vários foram os químicos que procuraram propor formas de organizar os elementos químicos, ou seja, a Tabela Periódica que conhecemos hoje, na verdade, teve várias origens, já que ao longo da história muitas tentativas foram realizadas.

Tópicos deste artigo

Mapa Mental: Origem da Tabela Periódica

Qual foi a importância de Mendeleev para a criação da Tabela Periódica?

*Para baixar esse mapa mental, clique aqui!

Veja alguns dos químicos que se destacaram na tentativa de organizar os elementos em uma tabela.

Tríades de Dobereiner

Qual foi a importância de Mendeleev para a criação da Tabela Periódica?

Ilustração de Johann Wolfgang Dobereiner *

No ano de 1829, o químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner organizou a primeira Tabela Periódica da história. Ela apresentava os trinta elementos químicos conhecidos até então e foi batizada por ele de tríades de Dobereiner.

A tabela periódica de Dobereiner foi denominada de tríade porque os elementos foram organizados em grupos de 3. Cada grupo apresentava elementos que possuíam características químicas semelhantes.

Qual foi a importância de Mendeleev para a criação da Tabela Periódica?

Representação de uma tríade de Dobereiner

Um fato interessante em relação às tríades de Dobereiner é que a massa atômica do elemento central da tríade era exatamente a resultante da média aritmética entre as massas atômicas dos outros dois elementos da tríade.

Qual foi a importância de Mendeleev para a criação da Tabela Periódica?

Parafuso telúrico de Alexandre de Chancourtois

No ano de 1862, o geólogo e mineralogista francês Alexandre de Chancourtois resolveu propor uma organização dos elementos químicos conhecidos na época para facilitar a aplicação deles na mineralogia. A tabela de Chancourtois foi denominada de parafuso telúrico.

Qual foi a importância de Mendeleev para a criação da Tabela Periódica?

Representação do parafuso telúrico de Chancourtois

Chancourtois distribuiu os elementos (pontos escuros na imagem) químicos em ordem crescente de massa atômica ao longo de uma faixa espiral existente em um cilindro. Com essa organização, Chancourtois observou que os elementos posicionados na mesma linha vertical apresentavam propriedades químicas semelhantes.

Lei das Oitavas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Lei das oitavas foi o nome proposto pelo químico inglês J.A.R. Newlands, no ano de 1865, à Tabela Periódica. Pelo fato de Newlands também ser músico, ele montou a tabela de acordo com as notas musicais (dó, lá, ré, mi, fá, sol, lá, si).

Newlands organizou os 61 elementos químicos conhecidos na época em ordem crescente de massa atômica e colocou-os em colunas verticais. Cada uma das colunas verticais possuía sete elementos.

Qual foi a importância de Mendeleev para a criação da Tabela Periódica?

Representação de duas oitavas de Newlands

Newlands observou que os elementos químicos presentes em uma mesma linha horizontal de oitavas diferentes apresentavam propriedades químicas semelhantes. Assim, o primeiro elemento de uma oitava apresentava propriedades semelhantes ao primeiro elemento da outra oitava e assim sucessivamente.

Tabela periódica de Mendeleev

Qual foi a importância de Mendeleev para a criação da Tabela Periódica?

Ilustração do químico Mendeleev **

Mendeleev, durante seus trabalhos com os elementos químicos, tinha o hábito de anotar as propriedades de cada um deles em fichas. Em um dado momento, no ano de 1869, ele resolveu colocar essas fichas em ordem crescente de massa atômica.

Logo após organizar os elementos em ordem crescente de massa atômica, Mendeleev manteve o padrão, mas posicionou os elementos em colunas horizontais e verticais, respeitando as características e semelhanças dos elementos.

Tabela periódica de Moseley

No ano de 1913, o químico inglês Henry Moseley, a partir da tabela proposta por Mendeleev, montou a tabela periódica nos padrões que conhecemos até os dias de hoje.

Diferentemente de Mendeleev, Moseley organizou os elementos em ordem crescente de número atômico, manteve a organização em colunas horizontais e verticais, mas posicionou os elementos de mesmas características químicas nas mesmas colunas verticais.

Tabela periódica atual

Após 1913, a Tabela Periódica proposta por Moseley não sofreu nenhuma grande modificação, na verdade, passou por algumas atualizações, já que alguns elementos químicos foram descobertos.

Comparando-a com a tabela atual, a tabela de Moseley não apresentava, por exemplo, os elementos químicos de números atômicos entre 110 e 118. Além disso, a série dos actinídeos estava localizada acima da série dos lantanídeos.

A última atualização realizada na Tabela Periódica foi no ano de 2016, quando os elementos 113, 115, 117 e 118 passaram a fazer parte oficialmente dela.

* Crédito da imagem: Yangchao/ shutterstock.Inc
** Crédito da imagem: Olga Popova/ shutterstock.Inc


Por Me. Diogo Lopes Dias

Qual a importância de Mendeleev para a tabela periódica?

Em 1869, enquanto escrevia seu livro de química inorgânica, Mendeléev organizou os elementos na forma da actual tabela periódica. Criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos, cada uma constituída pelo símbolo, a massa atómica e as propriedades químicas e físicas do respectivo elemento.

Qual e a importância da criação da tabela periódica?

A importância Uma das principais funcionalidades da tabela periódica é a possibilidade de prever para que serve cada elemento químico e quais compostos irão resultar nas suas combinações. Isso só acontece porque os elementos são agrupados não só pelos seus números atômicos e em ordem crescente.