Qual foi a reação dos povos indígenas em relação a chegada dos portugueses?

Qual foi a reação dos povos indígenas em relação a chegada dos portugueses?
Embora idealizada pela estética neoclássica do Renascimento, a primeira gravura de indígenas brasileiros produzida por um europeu – para ilustrar a carta de Johann Froshauer publicada em 1504 – já revelava a antropofagia dos nativos. Domínio público. In: Mundus Novus

Na carta de Caminha ao rei de Portugal ficava clara a superioridade com que os portugueses lidavam com a população do Brasil. Eles, os "homens do mar", entraram em contato com os "homens da terra" segundo um sistema de regras e leis definidas pelo cristianismo. A ideologia religiosa é, para Caminha, o aspecto mais importante nessa relação. Não reconhecendo nos nativos uma cultura própria, os portugueses pretendiam torná-los súditos do rei de Portugal e cristãos. Eram incapazes de entender os índios e o seu contexto sociocultural, reduzindo-os à condição de selvagens, de acordo com os padrões europeus.

Desde os contatos iniciais com os indígenas, os portugueses, de um modo geral, desenvolveram uma visão ambígua sobre eles. O próprio Caminha, em sua carta ao rei Dom Manuel, descreveu-os como "rijos, saudáveis e inocentes". Ao mesmo tempo, comparou-os com animais, chamando-os de "gente bestial e de pouco saber". Américo Vespúcio, em sua célebre carta Mundus Novus, via-os como "índios mansos, vivendo de forma paradisíaca, de acordo com a lei natural". Os padres jesuítas, como José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, ao mesmo tempo que zelavam pelos índios, pretendendo torná-los súditos da sua fé, diziam que "são cães em se comerem e se matarem, e são porcos nos vícios e na maneira de se tratarem". Faziam, também, distinção entre as tribos, sendo que algumas, segundo eles, tinham costumes mais próximos dos brancos, pois não praticavam a antropofagia, não eram cruéis na guerra e vestiam suas mulheres, tendo, portanto, mais condições de se converterem e se tornarem fiéis súditos de Cristo e da Coroa portuguesa.

As invasões europeias nas Américas, desde o século 16, foram nefastas – os europeus acreditavam que todo o continente lhes pertencia

 29/11/2016 - Publicado há 6 anos  Atualizado: 24/04/2017 as 13:16

Qual foi a reação dos povos indígenas em relação a chegada dos portugueses?

Qual foi a reação dos povos indígenas em relação a chegada dos portugueses?

Qual foi a reação dos povos indígenas em relação a chegada dos portugueses?

.

Qual foi a reação dos povos indígenas em relação a chegada dos portugueses?
Protesto em Brasília durante o Dia do Índio (2016) – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram.  Com a chegada da primeira leva  de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio.  Atualmente, no Brasil,  são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro. Ou seja, de cinco milhões, no século 16, temos hoje apenas 450 mil pessoas indígenas, conforme a Funai.


Qual foi a reação dos povos indígenas em relação a chegada dos portugueses?

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


Como os índios reagiram com a chegada dos portugueses?

Os índios encontraram um homem novo, que portavam objetos, roupas, armas e até animais que nunca viram antes. Os europeus também se depararam com um território completamente novo, um povo nativo com uma língua nunca ouvida e com hábitos peculiares, além de uma fauna e flora ainda não conhecida.

Qual a reação dos indígenas com a chegada delas?

Os indígenas resistiram à tentativa de submissão e extermínio, expulsando rapidamente os portugueses.

O que os índios sofreram com a chegada dos portugueses?

Estima-se que, à época do descobrimento, até cinco milhões de índios viviam no país. A chegada dos portugueses foi uma verdadeira catástrofe para os nativos e resultou no extermínio de muitos povos indígenas no Brasil em decorrência de conflitos armados, doenças trazidas pelos europeus e pelo processo de escravização.

Qual foi a reação dos povos indígenas a serem escravizados pelos portugueses?

Os colonizadores utilizaram-se de ameaças, da força física e da propagação de doenças para forçar os índios a trabalharem para a Coroa. Várias tribos foram dizimadas por conta do conflito com os portugueses ao recusarem o trabalho escravo. Muitos índios fugiram para o interior do Brasil, evitando ser escravizados.