Qual o melhor horário para tomar vitamina K2

Indicação Principal: Saúde dos Ossos e Dentes

A vitamina K é essencial para formação e reparo ósseo saudável; A Vitamina K2 ela faz o cálcio ingerido seja mais bem aproveitado pelo organismo se fixando onde é necessário, desempenhando um papel importante na manutenção da saúde dos ossos,além de promover uma função importante nos intestinos, ajudando a converter a glicose em glicogênio para armazenamento no fígado.

Principais Benefícios:

Manutenção da saúde dos ossos;

Auxiliar na proteção dos ossos contra fraturas;

Auxiliar na prevenção da perda óssea na pós-menopausa;

Impedir a calcificação artérias;

Farmacêutico responde:

  • ''Qual benefício da vitamina K2?''

A vitamina Ké muito conhecida pela sua atividade na coagulação sanguínea, mas em estudos realizados nos últimos anos ela também tem sido associada ao tratamento da osteoporose, na qual a Vitamina K2 é responsável pelo uso do cálcio para a mineralização óssea.

  • ''Qual melhor horário para tomar a vitamina K2?''

Tomar uma cápsula ao dia, tome sempre com alguma fonte de gordura (ovos, abacate, castanhas, etc).

Vitamina K2 120mcg

Excipiente qsp 60 cápsulas

*Os excipientes utilizados nas formulações não contêm alergênicos e derivados como lactose, glúten, soja.

Validade: 6 meses

Esse é um medicamento manipulado. Não realize automedicação.

1. Nunca compre medicamento/cosmético sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
9. Este medicamento não deverá ser partido ou mastigado.
10. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
11. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO

12. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou no período de amamentação sem orientação médica.

Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia

Em caso de dúvida, Fale com um(a) Farmacêutico(a) no Chat, ou se preferir, preencha nosso formulário de contato em Fale Conosco.

As Referências Bibliográficas se encontram em nosso departamento técnico farmacêutico, baseadas nas literaturas e materiais de nossos fornecedores.

8 minutos de leitura

O  melhor horário para tomar a vitamina D depende da fonte que está sendo usada, por meio de fontes solares o horário mais viável é pela manhã, já pela alimentação será antes ou após as refeições a depender do alimento.

As fontes podem ser os raios solares do tipo UVB, os alimentos como peixes gordurosos e óleo de fígado de bacalhau, e os suplementos ou remédios. 

A melhor forma de oferecer a vitamina D para o corpo é mesclando as fontes alimentares (peixes e suplementos) com a exposição solar.

Leia os tópicos abaixo para saber o melhor horário de tomar vitamina D por meio de diferentes fontes. 

Sumário

  • 1 Qual é o melhor horário para tomar vitamina D através dos alimentos e suplementos?
    • 1.1 Fatores que prejudicam a absorção da Vitamina D
      • 1.1.1 1. Vitamina D junto a outras fontes de gordura
      • 1.1.2 2. Fibras alimentares
      • 1.1.3 3. Vitamina A, E e fitoesteróis
      • 1.1.4 4. Doenças
  • 2 Qual é o melhor horário para tomar vitamina D através do sol?
  • 3 Como repor a vitamina D?
    • 3.1 Como tomar suplemento de vitamina D?
    • 3.2 Quanto tempo leva para vitamina D fazer efeito?
  • 4 Quer saber mais?
  • 5 Referências

Qual é o melhor horário para tomar vitamina D através dos alimentos e suplementos?

O melhor horário para tomar a vitamina D através dos alimentos e suplementos é no momento da maior refeição diária, geralmente o almoço ou o jantar. 

Estudos mostram que as grandes refeições aumentam a biodisponibilidade da vitamina D no metabolismo. Isto é, o quanto do total da vitamina ingerida chega a circulação sanguínea para o corpo absorver.  

Isso acontece porque essa vitamina é lipossolúvel, então ela é melhor absorvida na presença de gorduras. Normalmente, nessas refeições, há alguma fonte benéfica de gordura, que favorece a absorção pelo organismo.  

Isso também é o motivo pelo qual os excipientes como os óleos são mais eficazes para formulação de suplementos de vitamina D em cápsulas.

Mas não confunda a necessidade da presença de gordura com a ingestão de grandes quantidades de gordura! Já foi visto que aumentar a quantidade de gordura da refeição não aumenta a biodisponibilidade. 

A gordura presente naturalmente nos alimentos como ovos, queijos, carnes e os óleos e azeites usados nas preparações das refeições ou para temperar a salada, já são fontes suficientes para otimizar a absorção.

Além disso, o pH do estômago e as enzimas digestivas liberadas em maiores quantidades nas grandes refeições, também ajudam na absorção. Mesmo que discretamente, eles ajudam a extrair a vitamina D dos alimentos e a torná-la disponível para o corpo. 

Qual o melhor horário para tomar vitamina K2

Fatores que prejudicam a absorção da Vitamina D

1. Vitamina D junto a outras fontes de gordura

A vitamina possui grande relação com o metabolismo lipídico, portanto, o medo de comer gordura (também conhecido como lipofobia), leva a um estilo de vida com dietas pobres em alimentos fontes de gorduras. 

Isso pode prejudicar bastante a absorção do nutriente no metabolismo. Além de reduzir as concentrações de vitamina D, também prejudicam sua absorção. 

2. Fibras alimentares

Outros cuidados necessários com a alimentação é com o consumo excessivo das fibras alimentares. Ingerir mais que 20g de fibras por dia pode diminuir a absorção da vitamina em até 30%.

3. Vitamina A, E e fitoesteróis

O excesso de Vitamina A, E e fitoesteróis (inibidores de colesterol) também prejudicam o metabolismo da vitamina D porque competem pela mesma via de absorção. 

4. Doenças

A desnutrição, obesidade, idade,  doenças ou cirurgias no intestino ou estômago, e variações genéticas, também são fatores que podem prejudicar a absorção do nutriente.

Qual o melhor horário para tomar vitamina K2

O melhor horário para tomar a vitamina D através do sol é pela manhã das 7h às 10h30. Ou à tarde, após as 16h.

É recomendado a exposição solar mínima de 15 minutos sem uso de filtro protetor ou roupas de mangas compridas. Escolha um local que não esteja poluído ou nublado. 

Nossa pele contém um componente que funciona como um precursor da vitamina. Esse composto recebe o nome de 7-dehidrocolesterol.

A partir do momento em que os raios solares atingem a pele, o 7-dehidrocolesterol se quebra e passa por várias reações no sangue, fígado e rins  e como resultado, ocorre a produção pelo organismo.

Mas infelizmente, a exposição solar não supre toda a necessidade diária do corpo. Para algumas pessoas pode chegar a suprir 80% da demanda, porém isso depende da idade, quantidade de melanina na pele e estado nutricional de cada um.

Crianças, idosos, pessoas com sobrepeso ou obesidade possuem maior dificuldade em produzir a vitamina D através do sol. Em contrapartida, quanto mais melanina a pele tiver melhor é a produção através do sol.

Além da idade e estado nutricional, componentes atmosféricos como a poluição, a latitude (o quão longe ou perto a região está da linha do equador), e estação do ano também influenciam na produção através do sol. 

Quanto mais puro for o ar, mais perto a região for da linha do enquanto e mais sol a estação do ano tiver (como o verão), melhor é a produção no corpo através do sol.

Dessa forma, obter bons níveis através da exposição ao sol não é tão simples como parece. Não é à toa que órgãos de saúde, afirmam que os baixos níveis de vitamina D são um problema de saúde pública. 

Por conta disso, suplementar a vitamina D é uma boa opção recomendada pela maioria dos médicos e nutricionistas.

Como repor a vitamina D?

Apesar dos diversos fatores que podem interferir na absorção da vitamina D, existem ótimas formas de repor o nutriente no corpo. 

A forma mais eficiente de reposição se dá por meio de suplementação, orientada e levando em conta sempre as necessidades do paciente. Hoje, as três principais formas de suplementos são:

  • Injetável;
  • Gotas;
  • Cápsulas.

Qual o melhor horário para tomar vitamina K2

Como tomar suplemento de vitamina D?

A melhor forma de tomar suplemento de vitamina D depende do tipo de suplemento indicado ou escolhido por você. E sua escolha deve ser feita com base nos níveis da substância no seu organismo.

O suplemento injetável deve ser aplicado por um profissional capacitado para isso. Essa forma de suplementação, é indicada para tratamentos de doenças ou condições de saúde pré-existentes.

Já os suplementos em gotas ou sob a forma de cápsulas, podem ser consumidos de maneira caseira, seguindo as orientações de doses recomendadas por um profissional da saúde.

Qual o melhor horário para tomar vitamina K2

Quanto tempo leva para vitamina D fazer efeito?

Após ingestão, a vitamina gasta de 5 a 60 segundos para ser absorvida da boca para o estômago. No estômago ela leva  de 30 minutos a 4 horas para o intestino. Já no intestino ela passa de 1 a 2 horas entre jejuno e duodeno e de 12 a 24h no cólon.

Dessa forma, o nutriente pode levar até 24h após ser ingerida, até ser absorvida e convertida na sua forma ativa, responsável por desempenhar as funções no metabolismo. 

Mas essa resposta no organismo é algo muito particular e varia de pessoa para pessoa. A principal forma de monitorar os níveis no organismo se dá através do exame de sangue: 25-hidroxi vitamina D.

Para avaliar o aumento dos níveis no organismo é recomendado que o exame seja feito três meses após o início da suplementação.

Qual o melhor horário para tomar vitamina K2

Quer saber mais?

  • Saiba quais são os diferentes nomes da vitamina D
  • Benefícios da vitamina D e os sintomas de deficiência
  • Qual a melhor vitamina D do mercado?| 6 Dicas para acertar

Referências

Maurya VK, Aggarwal M. Fatores que influenciam a absorção de vitamina D no GIT: uma visão geral. J Food Sci Technol. 2017 Nov; 54 (12): 3753-3765. Epub 2017, 23 de setembro de 2017. Disponível em < 10.1007 / s13197-017-2840-0>.

Nair R, Maseeh A. Vitamin D: The “sunshine” vitamin. J Pharmacol Pharmacother. 2012 Apr;3(2):118-26. Disponível em <10.4103/0976-500X.95506>.

Palacios C, Gonzalez L. Is vitamin D deficiency a major global public health problem? J Steroid Biochem Mol Biol. 2014 Oct;144 Pt A:138-45.  Epub 2013 Nov 12. Disponível em <10.1016/j.jsbmb.2013.11.003>.

MEYERS, Linda D.; OTTEN, Jennifer J.; HELLWING, Jeniffer Pirzi. Dietary reference intakes : the essential guide to nutrient requirements, 2006. Disponível em <https://www.nal.usda.gov/sites/default/files/fnic_uploads/DRIEssentialGuideNutReq.pdf>

Maeda, Sergio S.; Borba, Victória Z.C.; Camargo, Marília B. R.;  Silva, Dalisbor M. W.; Borges, João L. C. et al. Recomendações para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arq Bras Endocrinol  Metab. 2014;58/5. Disponível em <http://www.tireoide.org.br/media/uploads/consensos-2015/hipovitaminose_d.pdf>

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. Núcleo de estudo e pesquisas em alimentos (NEPA), UNICAMP, 2011. Disponível em <https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf>

VHITA. O que você precisa saber sobre Vitamina D | Dra. Priscila Gontijo. Blog Vhita. 02 de out 2019. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/vitamina-d/>

Qual o melhor horário para tomar vitamina K2

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Qual melhor horário para tomar a K2?

O melhor horário é pela manhã devido à influência da exposição solar (que deve ser por pelo menos 15 min entre as 11h e às 13h) e de seu ciclo circadiano sobre a bioconversão de sua forma ativa. É interessante ingerir com alimentos ou com gorduras boas como óleo de amendoim, por exemplo, que aumentam a sua absorção.

Como devo tomar a vitamina K2?

Como tomar a Vitamina K2? Recomendações de uso: Ingerir 1 cápsula ao dia. Produto indicado para o Grupo Populacional acima de 19 anos. "ESTE PRODUTO NÃO É UM MEDICAMENTO.

Qual a quantidade ideal de vitamina K2 por dia?

A dosagem usual preconizada é de 50 à 100 mcg por dia. Posologia: Tomar 1cápsula 2x/dia, com água.

Por que tomar vitamina D com K2?

Vale lembrar que a vitamina D estimula a absorção intestinal de cálcio, é muito importante estar associada a uma vitamina K2 para que o cálcio seja direcionado para os ossos, otimizando a saúde óssea bem como para minimizar o risco de doenças cardiovasculares por evitar a deposição indesejada de cálcio nas paredes dos ...