Qual o melhor médico para ajudar emagrecer?

É comum encontrar pessoas falando sobre uma dieta que viram na internet e de como perderam peso ou tentaram com algum método que prometia ser milagroso. Pode ser que o método realmente tenha funcionado para elas, mas isso não significa que funcionará para todas as pessoas e muito menos que a perda de peso será algo saudável para o corpo.

É extremamente perigoso, por exemplo, parar de comer determinado grupo de alimentos e focar em outras orientações — geralmente encontradas em dietas feitas por quem não é especialista no assunto — porque o corpo tem suas necessidades calóricas e nutricionais que são essenciais para o seu funcionamento. Além disso, muitas vezes ocorre o tão desejado efeito sanfona, quando a pessoa emagrece e volta a engordar.

Portanto, se você deseja emagrecer com saúde para evitar problemas e manter o peso desejado, o ideal é procurar orientação e acompanhamento profissional como um endocrinologista. Entenda seus benefícios a seguir!

1. Prevenção de doenças

Em diversos casos, o aumento ou até a perda de peso podem estar relacionados a hormônios e principalmente à tireoide. Um médico endocrinologista avaliará todos os seus exames laboratoriais a fim de identificar problemas que possam impedir o seu emagrecimento e outros que estejam atrapalhando a sua saúde — como o colesterol alto e hipertensão, por exemplo.

Além do mais, como dito anteriormente, as dietas restritivas podem causar problemas à saúde — como deficiências nutricionais, efeito sanfona, redução do metabolismo, fraqueza e podem até mesmo sobrecarregar alguns órgãos como os rins e fígado. Muitas vezes, elas nem funcionam, pois ao serem muito restritivas, a pessoa não consegue conter acessos de gula.

2. Prescrição de uma dieta correta

É muito comum vermos pessoas falarem de pedir dietas para um nutricionista, no entanto, existem outros profissionais que podem prescrever uma dieta adequada para o seu corpo, necessidades e hábitos — como o endocrinologista.

A prescrição de uma dieta adequada é um importante fator para que a sua perda de peso seja bem-sucedida, seja duradoura e ainda lhe traga saúde. No entanto, não se trata apenas da dieta, mas também de uma reeducação alimentar, pois ela auxilia em uma mudança definitiva de hábitos para conquistar qualidade de vida e um corpo ainda mais bonito.

3. Atendimento personalizado

A importância de ir ao médico, fazer exames e apresentar o seu problema a ele está principalmente em receber um atendimento que é adequado para você. Dessa maneira, a sua dieta pode se adequar às suas necessidades nutricionais e aos eventuais problemas de saúde que você tenha — além do fato de você poder tirar todas as suas dúvidas e, se necessário, fazer alterações naquilo que não funcionou para você.

Sendo assim, nem pense em fazer uma dieta qualquer que viu na internet. Procure já um endocrinologista para auxiliar na perda de peso saudável o quanto antes! Só assim você poderá alcançar seu peso ideal e ainda evitar problemas de saúde.

Gostou das nossas dicas? Então, confira também qual a relação entre a prática de exercícios físicos e prevenção de doenças e conquiste a sua tão desejada boa forma com saúde!

Quando você está buscando emagrecer, alimentar-se bem ou tratar algum problema hormonal, que profissional você procura? Um nutricionista? Um endocrinologista? Os dois?

Acompanhe este artigo para entender a diferença de atuação entre esses especialistas e saiba exatamente quando procurar cada um deles. 

Uma informação já podemos adiantar: os dois juntos podem te levar a um conhecimento muito mais acertado sobre a saúde do seu corpo e sobre os melhores alimentos para mantê-lo saudável.

Endocrinologista

O endocrinologista é o médico especialista em endocrinologia que trata disfunções nas glândulas endócrinas de um modo geral. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam hormônios na corrente sanguínea, e são responsáveis por regular praticamente todas as funções orgânicas do corpo.

Desse modo, quando acontece alguma alteração hormonal, o endocrinologista pode auxiliar no tratamento do problema, principalmente quando essa alteração resulta em doenças como a diabetes, doenças da tireoide e a obesidade.

A seguir, conheça as principais áreas de atuação do endocrinologista:

  • Diabetes;
  • Doenças que afetam a tireoide, como hipertireoidismo, hipotireoidismo, bócio, nódulos tireoidianos, Doença de Graves e Tireoidite de Hashimoto;
  • Osteoporose;
  • Osteopenia (estágio anterior ao da osteoporose);
  • Andropausa;
  • Reposição hormonal da menopausa;
  • Obesidade;
  • Problemas relacionados ao crescimento, como baixa estatura, gigantismo e raquitismo;
  • Distúrbios hormonais da puberdade;
  • Excesso de pêlos em mulheres (hirsutismo);
  • Síndrome dos Ovários Micropolicísticos (SOP);
  • Síndrome metabólica;
  • Doenças da glândula suprarrenal;
  • Alterações no ciclo menstrual;
  • Doenças da hipófise.

Nutricionista

O nutricionista é o profissional graduado em Nutrição que trata dos alimentos e da ação de seus nutrientes no organismo. Ele avalia o que você necessita para recuperar ou manter a saúde por meio de um planejamento alimentar, considerando também seus fatores sociais, biológicos e até culturais na construção de um cardápio personalizado.

O profissional pode trabalhar em diversas frentes e segmentos, como a nutrição clínica, fitoterápica, nutrição esportiva, nutrição voltada para grupos ou empresas, nutrição voltada para a pesquisa científica e até nutrição voltada para o marketing (destacando e promovendo o valor nutricional de um produto).

Ao se consultar com o profissional, ele irá te orientar quanto à melhor forma para escolher e combinar os alimentos e sobre o que deve ser priorizado e evitado em um cardápio ao longo do dia. Caso você esteja tratando algum problema de saúde específico, ele poderá personalizar uma dieta que auxilie na recuperação do seu estado de saúde atual. 

Leia também: 4 exames que mulheres devem realizar anualmente

Quando devo procurar um nutricionista ou endocrinologista?

Embora o nutricionista possa solicitar a realização de exames com o intuito de fazer uma análise do estado nutricional do paciente, ele não tem autorização para receitar medicamentos ou para realizar um diagnóstico clínico — funções que cabem ao médico endocrinologista. 

Nesse sentido, a união dos dois especialistas pode ser muito benéfica para uma análise completa do paciente, com a prescrição de uma dieta mais embasada.

Em caso de obesidade, por exemplo, o mais recomendado é que o tratamento seja realizado simultaneamente pelos dois profissionais. Assim, o endocrinologista poderá realizar um diagnóstico clínico efetivo, e recomendar um nutricionista para prescrever um planejamento alimentar com base nesse diagnóstico.

De modo isolado, no entanto, a orientação é a seguinte: você deve procurar um nutricionista quando a sua necessidade for exclusivamente dieta ou reeducação alimentar, e deve procurar um endocrinologista, especialmente, quando o seu problema estiver ligado a disfunções hormonais.

Leia também: 6 sinais de alerta para a sua saúde

Como realizar uma consulta com um nutricionista ou endocrinologista?

Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza consultas com nutricionistas e endocrinologistas. Entretanto, dependendo dos seus objetivos com a consulta, um atendimento efetivo e completo pode ser prejudicado pela longa espera pelo atendimento na rede pública.

Como alternativa, existem plataformas online — como o Clique Médicos —, que permitem que você escolha um nutricionista ou endocrinologista em uma ampla rede de profissionais cadastrados — a preços extremamente acessíveis.

Para consultar todos os nutricionistas e endocrinologistas cadastrados no Clique Médicos, basta acessar aqui.*

*Caso precise de ajuda para marcar online a sua consulta, é só clicar aqui e conferir o nosso passo a passo.

Você também pode se interessar por: 

Quando devo realizar um check-up médico?

Quais as alternativas para quem não possui plano de saúde?

Com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?

Qual especialista é melhor para emagrecer?

Portanto, se você deseja emagrecer com saúde para evitar problemas e manter o peso desejado, o ideal é procurar orientação e acompanhamento profissional como um endocrinologista.

O que é melhor para emagrecer nutricionista ou endocrinologista?

Normalmente isso tem relação com o biotipo, a fisiologia ou os hormônios que, apesar de serem afetados por dieta, operam em um sistema diferente. Nesse caso, o endocrinologista é quem pode te guiar melhor. É este profissional que pode fazer os exames e receitar as medidas necessárias para alinhar o seu metabolismo.

Qual medicamento O endocrinologista passa para emagrecer?

A endocrinologista insere na lista a Lisdexanfetanina (que tem como nome comercial Venvanse), aprovada em bula para Transtorno de Compulsão Alimentar Periódico e também usada em pacientes obesos que têm o transtorno.

Porque procurar um endocrinologista para emagrecer?

Assim como o endocrinologista pode ajudar a emagrecer, ele também identifica e auxilia no tratamento de doenças endócrinas que estão associadas à obesidade. Veja quais são as principais patologias que estão presentes na vida de indivíduos que sofrem com esse distúrbio.