Qual o nome que se dá a uma reação entre um ácido e uma base quais os produtos formados?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

As reações de neutralização ocorrem quando um ácido e uma base reagem, formando sal e água.

Qual o nome que se dá a uma reação entre um ácido e uma base quais os produtos formados?
As reações de neutralizaçao são chamadas dessa forma porque o ácido é neutralizado pela base, tornando o pH do meio neutro

Quando misturamos um ácido e uma base, uma substância irá neutralizar as propriedades da outra, pois elas reagem quimicamente entre si e, por isso, essa reação é denominada de reação de neutralização.

Segundo a teoria de Arrhenius, o ácido libera em meio aquoso como único cátion o hidrogênio (H+), enquanto a base libera como único ânion a hidroxila (OH-); portanto, quando colocados para reagir, o H+ do ácido reage com o OH- da basee esses íons neutralizam-se, formando a água que possui pH 7 (meio neutro, se a neutralização for total).

Além disso, o cátion da base reage com o ânion do ácido, formando um sal, por isso, esse tipo de reação é também chamado de reação de salificação. Abaixo temos um exemplo genérico de reação de neutralização:

Ácido + Base → Sal + Água
HA + BOH → AB + H2O

Por exemplo, o suco de limão é de caráter ácido, com pH aproximadamente igual a 3,0; já o leite de magnésia possui caráter básico, pois ele é constituído de uma solução aquosa da base hidróxido de magnésio (Mg(OH)2). Se formos adicionando leite de magnésia ao suco de limão, o pH do meio aumentará gradativamente até que o ácido do suco de limão seja totalmente neutralizado, ou seja, todos os átomos de hidrogênio ionizáveis do ácido reagirão com todos os ânions hidroxila da base.

Qual o nome que se dá a uma reação entre um ácido e uma base quais os produtos formados?

O suco de limão é ácido, seu pH é cerca de 3

O leite de magnésia é usado como antiácido estomacal exatamente por isso, pois ficamos com aquela sensação de azia e queimação no estômago quando o organismo produz uma quantidade maior de suco gástrico, que contém ácido clorídrico (HCl). Desse modo, o hidróxido de magnésia contido no leite de magnésia neutraliza o ácido do estômago. Outros antiácidos podem conter também outras bases fracas que reagem dessa mesma forma, como o hidróxido de alumínio (Al(OH)3).

Qual o nome que se dá a uma reação entre um ácido e uma base quais os produtos formados?

O leite de magnésia e os antiácidos são constituídos de bases fracas

As reações de neutralização podem originar três tipos de sais: neutros, ácidos ou básicos. Isso acontece porque podem ocorrer dois tipos de neutralização. Observe:

1. Neutralização total: Quando a quantidade de cátions H+ provenientes do ácido é igual à quantidade de ânions OH- provenientes da base.

Nas reações de neutralização total são sempre formados sais neutros. Dessa forma, a reação ocorre entre ácidos e bases em que ambos são fracos ou, então, ambos são fortes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos:

  • Reações entre ácidos e bases fortes:

HCl + NaOH → NaCl + H2O

Observe que cada molécula do ácido produziu 1 íon H+ e cada molécula da base produziu também apenas 1 íon OH-.

3 HCl + Al(OH)3 → Al(Cl)3 + 3H2O

Cada molécula do ácido produziu 3 íons H+ e cada molécula da base produziu também apenas 3 íons OH-.

  • Reações entre ácido e base fracos:

2 HNO3 + Mg(OH)2 → Mg(NO3)2 + 2 H2O

Cada molécula do ácido produziu 2 íons H+ e cada molécula da base produziu também apenas 2 íons OH-.

HCN + NH4OH→ NH4CN+H2O

Observe que cada molécula do ácido produziu 1 íon H+ e cada molécula da base produziu também apenas 1 íon OH-.

2. Neutralização parcial: Quando a quantidade de cátions H+ provenientes do ácido não é a mesma quantidade de ânions OH- provenientes da base. Dessa forma, a neutralização não ocorre por completo e, dependendo de quais íons estão em maior quantidade no meio, o sal formado pode ser básico ou ácido.

Exemplos:

HCl + Mg(OH)2 → Mg(OH)Cl + H2O

Nesse caso, enquanto o ácido libera apenas um cátion H+, a base libera dois ânions OH-. Assim, os ânions OH- não são neutralizados totalmente e é formado um sal básico, que também é chamado de hidróxissal.

H3PO4 + NaOH → NaH2PO4 + H2O

Já nesse outro exemplo, foi o ácido que liberou mais íons (3) que a base (1). Assim, os cátions H+ não foram totalmente neutralizados e um sal ácidofoi originado, que também é denominado de hidrogenossal.

Os sais ácidos também podem ser formados através de reações de neutralização entre um ácido forte (HCl, HNO3, HClO4 etc.) e uma base fraca (NH3, C6H5NH2 - anilina - etc.). Por outro lado, os sais básicos podem ser formados em reações de neutralização entre um ácido fraco (CH3COOH, HF, HCN etc.) e uma base forte (NaOH, LiOH, KOH etc.). Veja:

  • Reação entre ácido forte e base fraca→ Sal de caráter ácido:

HNO3 + AgOHAgNO3 + H2O

  • Reação entre ácido fraco e base forte→ Sal de caráter básico:

2 H3BO3 + 3 Ca(OH)2Ca3(BO3)2 + 6 H2O


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Como chama a reação entre um ácido e uma base quais são os produtos formados?

As reações de neutralização ocorrem quando um ácido e uma base reagem, formando sal e água. Quando misturamos um ácido e uma base, uma substância irá neutralizar as propriedades da outra, pois elas reagem quimicamente entre si e, por isso, essa reação é denominada de reação de neutralização.

Que nome e dado ao tipo de reação na qual um ácido e uma base de Arrhenius reagem entre si?

Reações ácido-base: ácido de Arrhenius + base de Arrhenius = água + sal. Quando um ácido de Arrhenius reage com uma base de Arrhenius, os produtos são geralmente água mais um sal. Estas reações são também às vezes chamadas de reações de neutralização.

Quais os produtos formados a partir da reação de um ácido com uma base de um exemplo mostrando a equação de neutralização?

Quando um ácido e uma base são misturados ocorre uma reação de neutralização, que produz sal e água. A reação de neutralização mais conhecida é a do ácido clorídrico (HCl) com o hidróxido de sódio (NaOH), resultando em cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O).

O que e uma reação de ácido base?

As reações ácido-base são reações químicas que ocorrem entre ácidos e bases. Um ácido é uma substância que, quando dissolvida em água, tem maior atividade de íons de hidrogênio do que a água pura, enquanto uma base é uma substância que, quando dissolvida em água, pode aceitar íons de hidrogênio.