Qual o ônibus espacial que explodiu em 2003?

Índice:

  1. Qual foi o ônibus espacial que explodiu em 2003?
  2. O que causa a explosão do ônibus espacial Challenger?
  3. O que aconteceu com o Columbia?
  4. Qual o nome do ônibus espacial da NASA?
  5. Qual foguete Apollo que explodiu?
  6. Quais Apollos pousaram na Lua?

Qual foi o ônibus espacial que explodiu em 2003?

ônibus espacial Columbia Quase dois anos e meio depois que o ônibus espacial Columbia explodiu sobre o Texas enquanto entrava novamente na Terra – em mais um caso de acidente fatal que matou todos os sete tripulantes, ocorrido em 10 de fevereiro de 2003 – o Discovery (STS-114) foi lançado em 26 de julho de 2005.

O que causa a explosão do ônibus espacial Challenger?

Causas do acidente. Após 5 meses de pesquisa, uma comissão descobriu que o foguete de combustível sólido do lado direito do ônibus estava com defeito: os anéis de vedação não se expandiram como deveriam e os gases escaparam do compartimento interno.

O que aconteceu com o Columbia?

O acidente do ônibus espacial ou vaivém Columbia ocorreu no dia 1 de fevereiro de 2003, durante a fase de reentrada na atmosfera terrestre, a apenas dezesseis minutos de tocar o solo no regresso da missão STS-107, causando a destruição total da nave e a morte dos sete astronautas que compunham a tripulação.

Qual o nome do ônibus espacial da NASA?

O ônibus espacial ou vaivém espacial foi um sofisticado veículo parcialmente reutilizável usado pela NASA como veículo lançador de satélites, nave para suas missões tripuladas de reparos de aparelhos em órbita no espaço e reabastecimento da Estação Espacial Internacional....

Ônibus Espacial
Acidentes 2 STS-51-L STS-107

Qual foguete Apollo que explodiu?

Apollo 13
Foguete Saturno V SA-508
Espaçonave Apollo CSM-109 Apollo LM-7
Módulo de comando Odyssey
Módulo lunar Aquarius

Quais Apollos pousaram na Lua?

  • Neil Armstrong. Apollo 11.
  • Buzz Aldrin. Apollo 11.
  • Pete Conrad. Apollo 12.
  • Alan Bean. Apollo 12.
  • Alan Shepard. Apollo 14.
  • Edgar Mitchell. Apollo 14.
  • David Scott. Apollo 15.
  • James Irwin. Apollo 15.

Leia também

  • Qual é melhor A50 ou A30?
  • Como instalar o jogo Roblox?
  • Qual o melhor nome para meninas?
  • Qual o preço da espingarda Taurus calibre 36 5 tiros?
  • Como instalar FF para PC fraco?
  • Qual o melhor Windows para PC fraco 2021?
  • Quais são os Pokémons de Kalos?
  • Quem foi a capa do FIFA 19?
  • Como jogar Medal of Honor no PC?
  • Qual melhor Harvest Moon de 3ds?

Tópicos populares

  • Que nível o Haunter evolui para gengar?
  • O que significa as letras no xadrez?
  • Como pesquisar site confiável?
  • Quantas polegadas tem o Asus 4 Max?
  • Qual a marca do Realme C3?
  • Quanto custa a munição 9mm?
  • Qual é o Shiny mais raro Pokémon GO?
  • Qual é a cor do tijolo?
  • Qual é o significado da palavra Memeiro?
  • Qual ping Free Fire?

O período que vai de 8 a 21 de julho marca uma década desde o último voo de um ônibus espacial da Nasa, a agência especial americana. Foi em 8 de julho de 2011 que o ônibus Atlantis foi lançado para passar 13 dias entregando suprimentos para a Estação Espacial Internacional.

A jornada dos ônibus espaciais da Nasa começou em 1972, quando o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, anunciou a intenção de desenvolver o primeiro ônibus espacial reutilizável e barato para viagens ao espaço.

O primeiro voo de um ônibus espacial, o STS-1 (Sistema de Transporte Espacial-1) Columbia, decolou nove anos depois, em 12 de abril de 1981, no Kennedy Space Center, na Flórida.

A estreia do Columbia lançou oficialmente um programa de 30 anos que, entre outros feitos, incluiu 135 missões; o transporte de mais um milhão de toneladas de carga de e para o espaço; o pioneirismo em astronautas de minorias raciais, de gênero e étnicas; e a realização de reparos e atualizações na Estação Espacial Internacional.

Entretanto, embora o programa tenha tido primeiras vezes icônicas, ele também foi o centro de acidentes trágicos e fatais. Aqui estão oito momentos essenciais da era do ônibus espacial.

1. A primeira mulher norte-americana no espaço

Qual o ônibus espacial que explodiu em 2003?
Vista no convés de voo do ônibus espacial Challenger, a astronauta Sally Ride, especialista da missão STS-7, tornou-se a primeira mulher norte-americana no espaço em 18 de junho de 1983Foto: Divulgação/Nasa

Quando o ônibus espacial Challenger (missão STS-7) foi lançado em 18 de junho de 1983, Sally Ride se tornou a primeira mulher norte-americana no espaço. Isso aconteceu 20 anos depois que a então União Soviética enviou a cosmonauta Valentina Tereshkova, a primeira mulher no espaço, na espaçonave Vostok 6, em 1963.

2. O primeiro afro-americano em um voo espacial

Qual o ônibus espacial que explodiu em 2003?
Guion “Guy” Bluford Jr., o primeiro afro-americano no espaço, faz exercícios na esteira do ônibus espacial ChallengerFoto: Divulgação/Nasa

Quando a terceira missão do Challenger, STS-8, decolou em 30 de agosto de 1983 para implantar o satélite de clima e comunicações Insat-1B para a Índia, a conquista foi além da tecnologia. O lançamento também marcou também o primeiro voo de um afro-americano no espaço, o especialista em missões Guion “Guy” Bluford Jr.

3. A primeira caminhada ‘solta’ no espaço

Qual o ônibus espacial que explodiu em 2003?
O especialista em missões Bruce McCandless II faz uma caminhada histórica no espaço a poucos metros da cabine do Challenger na órbita terrestre em 7 de fevereiro de 1984Foto: Divulgação/Nasa

Durante a missão STS-41B do Challenger, iniciada na madrugada de 3 de fevereiro de 1984, os especialistas da missão Bruce McCandless II e Robert L. Stewart fizeram as primeiras caminhadas espaciais fora de um ônibus espacial sem estar amarrado a ele.

4. O voo após a explosão do Challenger

Qual o ônibus espacial que explodiu em 2003?
O ônibus espacial Discovery decola em 29 de setembro de 1988.Foto: Divulgação/Nasa

A viagem do ônibus espacial Discovery (missão STS-26) em 29 de setembro de 1988 foi a primeira da NASA com um ônibus espacial dois anos e meio após o primeiro grande desastre do programa: a explosão do ônibus espacial Challenger, ocorrida no lançamento em 28 de janeiro de 1986, que matou todos os sete membros da tripulação.

5. Lançamento do Telescópio Espacial Hubble

Qual o ônibus espacial que explodiu em 2003?
O ônibus espacial Atlantis captura o Telescópio Espacial Hubble com seu braço robótico. O momento marcou o início da missão de atualização e reparo do telescópio em 13 de maio de 2009.Foto: Divulgação/Nasa

Para implantar o telescópio Hubble no espaço, o ônibus espacial Discovery (missão STS-31) foi lançado em 24 de abril de 1990 e subiu a uma altitude de 595,5 quilômetros, a maior órbita do ônibus espacial até então, de acordo com a NASA. O Hubble foi colocado em órbita em 25 de abril e a missão foi registrada por duas câmeras IMAX. A partir de então, o telescópio trouxe dados do cosmos por mais de 30 anos, compartilhando suas observações de estrelas, galáxias e outros objetos astronômicos.

6. O 100º lançamento espacial humano dos EUA

Qual o ônibus espacial que explodiu em 2003?
Uma cooperação espacial internacional começou em junho de 1995, quando o ônibus espacial Atlantis atracou na estação espacial russa Mir pela primeira vezFoto: Divulgação/Nasa

O lançamento do Atlantis, o último ônibus espacial, em 27 de junho de 1995, marcou o 100º lançamento espacial humano feito pelos EUA. Na missão (STS-71), o ônibus espacial Atlantis atracou com a estação espacial russa Mir pela primeira vez – uma colaboração espacial internacional que fez de Atlantis e Mir a maior espaçonave combinada já em órbita, totalizando quase mais de 226 toneladas no espaço, de acordo com a Nasa. A cooperação ajudou a pavimentar o caminho para a Estação Espacial Internacional.

7. Retorno ao espaço pós-desastre do Columbia

Qual o ônibus espacial que explodiu em 2003?
O ônibus espacial Discovery e sua tripulação de sete membros em 26 de julho de 2005, na primeira missão do ônibus espacial após o desastre do ColumbiaFoto: Divulgação/Nasa

Quase dois anos e meio depois que o ônibus espacial Columbia explodiu sobre o Texas enquanto entrava novamente na Terra – em mais um caso de acidente fatal que matou todos os sete tripulantes, ocorrido em 10 de fevereiro de 2003 – o Discovery (STS-114) foi lançado em 26 de julho de 2005.

“Anotem o que viram aqui”, disse o então administrador da Nasa Michael Griffin a repórteres, de acordo com uma reportagem da CNN de 2005. “Há o poder e a grandiosidade do lançamento, é claro, mas também competência, profissionalismo, ousadia, coragem, a coragem desta equipe que tirou este programa das profundezas do desespero”.

8. Reforma da Estação Espacial Internacional

Qual o ônibus espacial que explodiu em 2003?
Foto mostra o banheiro construído na Rússia e entregue à Estação Espacial Internacional pela tripulação a bordo do ônibus espacial Endeavour, que foi lançado em 14 de novembro de 2008Foto: Divulgação/Nasa

Um dos objetivos do lançamento do ônibus espacial Endeavour (STS-126) em 14 de novembro de 2008 era fazer com que a tripulação reformasse uma cozinha e um banheiro na ISS e entregasse uma nova geladeira. A carga também incluía um equipamento de exercício físico.

Todos os suprimentos faziam parte de uma expectativa da Nasa de expandir a estação espacial e permitir que astronautas cumprissem missões de longa duração.

(Texto traduzido. Leia o original em inglês aqui.)

Qual o nome do ônibus espacial que explodiu?

A viagem do ônibus espacial Discovery (missão STS-26) em 29 de setembro de 1988 foi a primeira da NASA com um ônibus espacial dois anos e meio após o primeiro grande desastre do programa: a explosão do ônibus espacial Challenger, ocorrida no lançamento em 28 de janeiro de 1986, que matou todos os sete membros da ...

Porque o ônibus espacial Columbia explodiu?

Segundo as investigações, a causa do acidente teria sido uma fissura na asa esquerda do ônibus espacial que aconteceu durante o seu lançamento. O problema não foi detectado e, ao reentrar na atmosfera, o calor aumentou essa rachadura que acabou destruindo a asa e causando a explosão da nave.

O que aconteceu com os corpos do ônibus espacial Columbia?

De acordo com a CNN, foram encontrados destroços do vaivém numa área de cerca de 320 quilómetros, na parte Central e Leste do estado do Texas, mas as autoridades estão ainda a determinar a extensão exacta. A Columbia era o vaivém espacial mais antigo da NASA.

É possível salvar os astronautas do Columbia?

O Columbia está perdido, não há sobreviventes. A bordo estavam sete tripulantes: Coronel Rick Husband, o tenente-coronel Michael Anderson; Comandante Laurel Clark, comandante David Brown; Comandante William McCool, Dr. Kalpana Chawla, e Ilan Ramon, um coronel da Força Aérea Israelense.