Qual o orgão expedidor do rg

Sendo bem direto, Órgão Expedidor ou Órgão Emissor como também é chamado, é a instituição do Governo que emitiu aquele documento, seja qual documento for, RG (identidade), CPF, certidão de nascimento, passaporte etc.

Qual Órgão Expedidor do RG (identidade)?

O nosso RG (Registro Geral), ou carteira de identidade é o documento de identificação básico de qualquer pessoa; na maioria dos casos é emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado, mas existem diversos outros outros orgãos emissores, exemplo: CREA, IML, MAE, OAB, abaixo te ensino como localizar o seu.

O que é UF do Órgão expedidor?

UF é a sigla que representa "Unidade Federativa", ou "Unidade da Federação", ou seja, o estado do Brasil onde o RG foi feito.

Onde encontrar no RG o órgão expedidor e a UF do RG?

Com sua sua carteira de identidade na mão, olhando para sua foto e impressão digital, vire sua carteira na horizontal, com a foto no lado direito e a digital do lado esquerdo, assim como na foto abaixo. Na parte superior estará escrito, "República Federativa do Brasil", logo abaixo, o estado onde o documento foi feito (é este o estado do "UF do Órgão Expedidor"), mais abaixo, estará escrito (por extenso), o órgão emissor/expedidor, abrevie o órgão emissor e esse será o "nome" que você colocará em qualquer ficha de cadastro que perguntar esta informação.

Qual o orgão expedidor do rg

Um exemplo, se na sua identidade estiver escrito "Estado de São Paulo" (SP) e logo abaixo, "Secretaria de Segurança Pública (SSP), no formulário que você for responder o órgão expedidor/emissor será SSP e o estado SP, ou simplesmente SSP/SP.

Veja também:

  • Gerador de CPF
  • O que é e pra que serve a inscrição estadual?

Se você já se inscreveu em algum vestibular, principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já se deparou com o termo. Mas, o que significa órgão emissor? Como preencher essa informação nas seções pessoais dos vestibulares?

O órgão emissor, ou expedidor — dependendo da instituição — do Registro Geral (RG) é, portanto, uma das dúvidas mais comuns na hora da inscrição. Veja abaixo o que é o órgão, sua função e mais detalhes sobre o assunto.

Veja também:
— Edital Enem 2022: datas, inscrições, provas; leia na íntegra
— Edital Enem Digital 2022: datas, inscrições, formato; leia na íntegra

  • O que é órgão emissor?
  • Como saber qual é o órgão emissor do meu documento?
  • Como preencher a informação nas inscrições dos vestibulares?
  • Órgão expedidor ou órgão emissor: qual a diferença?
  • Estude com o Estratégia Vestibulares e seja mais um aprovado

Um órgão emissor é responsável pela expedição de documentos importantes aos cidadãos brasileiros, dentre eles a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Título de Eleitor e o já citado RG.

Esses documentos são emitidos apenas por órgãos governamentais autorizados, já que eles são oficiais e necessitam de um arquivo regulamentado para controle das informações dos cidadãos.

O órgão mais comum no Brasil é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado emissor. Ou seja, no caso de São Paulo, é SSP-SP, já no Rio Grande do Sul, é SSP-RS.

Mas existem outros órgãos autorizados a emitir alguns desses documentos, como o Detran, no Rio de Janeiro, e a Secretaria de Justiça e Trabalho (SJT). Na hora de preencher essa informação, é necessário também colocar a Unidade Federativa (UF) em questão, que é o estado.

Como saber qual é o órgão emissor do meu documento?

Atualmente são duas formas de RG disponíveis, e há uma terceira forma que tem previsão para começar a ser emitida em março de 2023. O modelo antigo (foto abaixo) tem a informação do órgão emissor na parte da frente, logo abaixo do estado.

Qual o orgão expedidor do rg

O modelo atual também traz a informação na parte de cima, juntamente com o estado expedidor.

Qual o orgão expedidor do rg

Já o próximo modelo, que será unificado com o CPF, tem a informação na parte de trás, indicado pelo texto “órgão expedidor”. Veja na imagem abaixo:

Qual o orgão expedidor do rg

Como preencher a informação nas inscrições dos vestibulares?

Na maioria dos casos — vamos usar o Enem como exemplo — as informações solicitadas são, na ordem:

  • Número do Registro Geral (RG);
  • Sigla da Unidade Federativa (UF), ou seja, o estado que expediu o documento; e
  • Órgão emissor.

O normal é que os vestibulares exijam apenas a sigla comum do órgão. Usando um dos exemplos citados, seria “SSP” — Secretaria de Segurança Pública. Mas, no caso do Enem, é necessário selecionar o órgão correto dentre as opções passadas pelo site do exame.

  • Qual o orgão expedidor do rg
    Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Órgão expedidor ou órgão emissor: qual a diferença?

Como já dito, esses órgãos são instituições públicas responsáveis por registrar ou emitir os documentos. Na prática, os dois termos — órgão emissor ou órgão expedidor — significam a mesma coisa. Portanto, não se preocupe caso veja um e não o outro na hora de se inscrever.

Agora que você sabe o que significa órgão emissor ou órgão expedidor o importante é conquistar a aprovação nos vestibulares que você se inscrever. E nós, do Estratégia, queremos te ajudar com isso. Temos cursos específicos para o Enem e diversos vestibulares do país, além de simulados, Banco de Questões, mentorias personalizadas e muito mais. Confira mais detalhes abaixo!

Qual o orgão expedidor do rg

Qual o órgão emissor do RG de São Paulo?

O Registro Geral, ou popularmente conhecido RG, é um documento pessoal expedido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado.

O que é Órgão Expedidor de Minas Gerais?

Geralmente, o órgão expedidor do documento é a Secretaria de Segurança Pública do estado e, normalmente, é abreviado como SSP, seguido da abreviatura da unidade federativa (ou do Distrito Federal): SSP UF. Por exemplo: SSP GO, SSP MG, SSP TO e assim por diante.

O que é orgão emissor do RG Curitiba PR?

O documento de identificação de cada cidadão brasileiro, o RG (Registro Geral), costuma ser emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado ou Unidade Federativa (UF).

O que é orgão emissor do RG Rio de Janeiro RJ?

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o órgão emissor para o RG deve ser sempre SSP. Com relação ao RG emitido no Estado do Rio de Janeiro, o Detran informa que o órgão emissor pode ser Detran, SSP e DIC ( Diretoria de Identificação Civil).