Qual o papel da personagem principal do filme Nise: O Coração da Loucura?

​Ao sair da prisão, a doutora Nise da Silveira volta aos trabalhos num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos. Isolada pelos médicos, resta a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início à uma revolução regida por amor, arte e loucura.

Qual o papel da personagem principal do filme Nise: O Coração da Loucura?

Roberto Berliner

​Nasceu em 1957, no Rio. Formado em jornalismo pela UFRJ, dirigiu documentários, videoclipes, comerciais e programas para TV. No começo dos anos 1980, registrou o início do movimento que criou o Circo Voador. Em 1993, fundou a produtora TvZero. Entre seus filmes estão A pessoa é para o que nasce (2004), Pindorama: A verdadeira história dos sete anões (2008), Herbert de perto (2009), A farra do circo (2014) e Júlio sumiu (2014).​​

No Dia do Cinema Brasileiro, Nise – O Coração da Loucura é o exemplo da capacidade do estúdios brasileiros produzirem filmes de impacto, relevância social e brilhantismo artístico. Nise, lançado em 2016 e direção assinada por Roberto Berliner, é um exemplo de tudo isso. A obra reúne a técnica refinada pelo diretor, a atuação impactante de Gloria Pires no papel principal e a profunda sensibilidade da história que retrata: a vida de Nise da Silveira, um dos principais nomes da medicina brasileira, que revolucionou a psiquiatria nacional ao evidenciar o humano em meio a uma medicina que não abraçava o diferente.

Nise nasceu no Maceió em 1905, e 1931 formava-se na Faculdade de Medicina da Bahia, a mais antiga faculdade da área no país e hoje parte da Universidade Federal da Bahia. Nela, Nise concluiu os estudos como a única mulher dentre 157 homens. Interessada pela área da psiquiatria, especializou-se na área mas radicalmente contrária às técnicas tradicionais de sua época, que incluíam eletrochoque, confinamento e lobotomia (uma cirurgia cerebral) no tratamento de pessoas em quadros de sofrimentos mentais. Pelo contrário: Nise defendia a inclusão, interação e tratamentos envolvendo arte e o contato com animais.

Nas telas, a luta de Nise através da atuação de Gloria garantiu ao longa o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Tóquio de 2015. No festival japonês, assim como no Festival do Rio de 2015, recebeu o prêmio de Melhor Filme, sendo o segundo pelo júri popular. Os prêmios são o resultado de um esforço anterior. Para dirigir a obra, Berliner estudou a vida de Nise por 13 anos, desde 2003, sob influência de Bernardo Horta, irmão do diretor de fotografia André Horta, que havia frequentado grupo de estudos na casa de Nise e encontrou diversos manuscritos sobre sua vida e atuação.

Sobre o longa Nise

O longa retrata o trabalho de Nise principalmente após esta iniciar em 1944 seu trabalho no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, no Engenho de Dentro; zona norte do Rio de Janeiro. À época, Nise retornara de um exílio após ser presa por envolvimento com ideais comunistas durante a Revolta Vermelha de 35, contra o governo de Getúlio Vargas. Quando reintegrada ao serviço público, retomou sua luta contra os tratamentos agressivos. Encontrou bastante resistência no Centro Psiquiátrico de Engenho de Dentro, e foi transferida para a Ala de Terapia Ocupacional como forma de punição por suas discordâncias. Foi nesta nova seção que desenvolveu trabalho em conjunto com Dona Ivone Lara, como contamos aqui.

Qual o papel da personagem principal do filme Nise: O Coração da Loucura?
Gloria e Fabricio Boliveira. Fonte: Gazeta do Povo

Subestimada, Nise passou a aplicar na Terapia Ocupacional, ao invés dos serviços de limpeza desenvolvidos na época, diversas inclusões de arte. Criou um ateliê onde os pacientes poderiam pintar, esculpir e se desenvolver criativamente. Esta atitude pioneira revolucionou amplamente os parâmetros da psiquiatria nacional, possibilitando ao paciente traduzir a realidade através de suas expressões pessoais com a arte. Uma mulher à frente de seu tempo, “Nise da Silveira é um daqueles personagens que faz o mundo avançar em todos os sentidos”, como pontua Berliner.

Filmes como este nos fazem refletir sobre as potencialidades da arte e do Cinema Brasileiro, em contribuir com pautas tão importantes e histórias que merecem ser contadas. Nise da Silveira foi uma mulher extremamente forte, e através da sensibilidade de Gloria Pires sua mensagem chegou àqueles que foram às salas de cinema e talvez jamais haviam tido contato com a história da psiquiatria brasileira. O cinema tem a possibilidade de valorizar e eternizar histórias de pessoas e momentos que foram de suma importância para a sociedade que seguimos em busca hoje, mais diversa e acolhedora. E filmes como Nise – O Coração da Loucura contribuem para o valor e amor pelo cinema brasileiro.

Qual o papel da personagem principal do filme Nise: O Coração da Loucura?
Colar Rolotê P – Rede Asta

Comprar

Qual o papel de destaque que Nise faz durante a assistência aos pacientes?

Nesse espaço, Nise constrói o ateliê de pintura e desenvolve a sua assistência aos clientes (forma como eram denominados os pacientes) por meio de recursos artísticos, abolindo intervenções violentas, incentivando as relações de afeto e o convívio com animais domésticos.

Qual era o objetivo da Dra Nise?

A ideia de Nise, após os bons resultados que ela e sua equipe obtiveram em relação aos pacientes, era consolidar a atividade terapêutica como uma prática efetiva e modalidade da psicoterapia a ser considerada e levada a sério, com base em teorias e estatística.

Qual é o papel de Nise da Silveira na arteterapia?

A alagoana se destacou por usar a arte como uma forma de expressão e de dar voz aos conflitos internos vivenciados principalmente pelos esquizofrênicos, que tiveram suas obras expostas ao redor do mundo.

Qual o tema principal do filme Nise: O Coração da Loucura?

Nise: O Coração da Loucura é um filme brasileiro baseado em fatos reais que foi lançado em 2015, sob direção de Roberto Berliner, e tem como temática central a ruptura do sistema manicomial existente na década de 1950.