Qual o processo caracterizado pela perda de água pelas plantas na forma de vapor?

Questão 1

Durante o ciclo da água, observamos a formação de nuvens, que ocorre graças à transformação do vapor de água em pequenas gotículas. Essa mudança do estado gasoso para o líquido é chamada de:

a) evaporação.

b) solidificação.

c) sublimação.

d) fusão.

e) condensação.

ver resposta


Questão 2

Os ciclos biogeoquímicos podem ser definidos como processos em que os elementos químicos circulam entre os seres vivos e o meio ambiente. Com o ciclo da água não é diferente e os seres vivos interferem ativamente no movimento cíclico dessa molécula.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome do processo caracterizado pela perda de água pelas plantas na forma de vapor.

a) Respiração.

b) Transpiração.

c) Fotossíntese.

d) Gutação.

ver resposta


Questão 3

Os humanos participam do ciclo da água, uma vez que usam essa importante substância e, depois, devolvem-na para o ambiente. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não indica uma forma de liberação da água pelos humanos:

a) Respiração.

b) Transpiração.

c) Eliminação das fezes.

d) Eliminação da urina.

e) Gutação.

ver resposta


Questão 4

(Enem) O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa-se em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.

II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.

III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.

IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.

V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

a) somente a afirmativa III está correta.

b) somente as afirmativas III e IV estão corretas

c) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

d) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

e) todas as afirmativas estão corretas.

ver resposta


Questão 5

(Fesp-PE) Todos os seres vivos participam de alguma forma e constantemente do ciclo da água na natureza porque consomem água do meio e liberam depois em decorrência de suas atividades vitais. Assinale:

a) Se a afirmação e a razão estiverem corretas.

b) Se a afirmação estiver correta e a razão estiver errada.

c) Se a afirmação estiver errada e a razão estiver correta.

d) Se a afirmação e a razão estiverem erradas.

e) Se a afirmação e a razão estiverem corretas, mas a razão não justificar a afirmação.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. Dá-se o nome de condensação à mudança do estado gasoso para o líquido.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “b”. As plantas eliminam água na forma de vapor pelos seus estômatos no processo de transpiração. O processo de eliminação de água no estado líquido recebe o nome de gutação.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “e”. A gutação é uma forma de eliminação de água feita pelas plantas.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “d”. Apenas a afirmativa I está incorreta.

O aquecimento dos continentes é o mesmo dos oceanos, mas nestes há maiores taxas de evaporação, em razão do maior volume de água.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “a”. Todos os seres vivos necessitam de água para atividades metabólicas e, posteriormente, eliminam-na em diferentes processos.

voltar a questão


Qual o processo caracterizado pela perda de água pelas plantas na forma de vapor?


As plantas absorvem água do solo pelas raízes, a qual é conduzida até as folhas, através de minúsculos canais existentes nas plantas que são os chamados vasos xilema. Ao chegar às folhas, a água é transferida para a atmosfera, na forma de vapor d’água, que sai para o meio externo através de minúsculos orifícios que são os estômatos, cujo processo é chamado de transpiração. Além da transpiração, parte da água, retida no solo, também é transferida para a atmosfera, na forma de vapor d’água, através da superfície do solo, cujo processo é chamado de evaporação.

Essas perdas de água para a atmosfera (transpiração e evaporação) são ocasionadas pela atuação de diversos fatores climáticos, como a radiação solar, a umidade relativa do ar, a temperatura ambiente e a velocidade do vento. “Somando-se a quantidade de água transferida para a atmosfera pela transpiração, com aquela que é transferida pela evaporação, obtém-se a demanda total de água das plantas, a qual é chamada de evapotranspiração de uma determinada cultura, representada por Etc”, afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, professor do Curso a Distância CPT Projeto de Irrigação por Aspersão, em Livro+DVD e Curso Online.

A evapotranspiração, também, refere-se a uma lâmina d’água, sendo, portanto, expressa em milímetros de água evapotranspirada por dia. Por exemplo, se a evapotranspiração de uma cultura for de seis milímetros por dia, significa dizer que, em cada metro quadrado da área cultivada, retiram-se do solo e transferem-se para a atmosfera, em média, seis litros de água por dia. E, nesse caso, a quantidade de água a ser efetivamente reposta no solo, também, deverá ser de 6 L/m2, ou, de outra forma, deverá ser de 6 mm.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Especialista: Sistema de irrigação com linhas enterradas tem mais vida útil
- Sistemas portáteis de irrigação por aspersão: quando utilizar

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Qual o processo caracterizado pela perda de água pelas plantas na forma de vapor?

Qual o processo caracterizado pela perda de água pelas plantas na forma de vapor?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Como se chama a perda de água nas plantas na forma de vapor?

A transpiração é um processo no qual a planta libera água no estado gasoso. Esse processo pode ser bastante prejudicial se ocorrer em excesso.

Quais os processos de perda de água na planta?

As plantas retiram água do solo através das raízes e perdem água pelas folhas e um dos maiores problemas de um vegetal se relaciona a disponibilidade de água e a sua perda para o ambiente. A água não entra nas raízes e sim, gastam uma energia para retirar a água do solo.

Qual o nome do processo realizado pelos vegetais que se caracteriza por perda de água na forma de vapor pela planta para o ambiente?

Na transpiração, a planta perde água na forma gasosa, ou seja, na forma de vapor. A transpiração nos vegetais acontece de duas formas principais.

Como é o processo de transpiração das plantas?

A TRANSPIRAÇÃO OCORRE EM QUALQUER PARTE DA PLANTA QUE ESTEJA ACIMA DO SOLO. ENTRETANTO, A MAIOR PARTE DA TRANSPIRAÇÃO ACONTECE NAS FOLHAS. A MAIOR PERDA DE ÁGUA OCORRE PELOS ESTÔMATOS, PEQUENAS ABERTURAS CIRCUNDADAS POR CÉLULAS-GUARDA SITUADAS NA EPIDERME (A “PELE” DA PLANTA).