Qual organela está presente apenas na célula vegetal e não na célula animal?

As células vegetais formam os tecidos das plantas. São semelhantes às células animais, uma vez que possuem muitas organelas em comum, mas diferem delas por possuírem parede celular, cloroplastos e vacúolos, adequadas ao modo de vida das plantas.

A Célula Vegetal e suas Organelas

Qual organela está presente apenas na célula vegetal e não na célula animal?
Célula vegetal e suas organelas.

A célula vegetal é diferente da célula animal, porque embora tenham várias organelas em comum (mitocôndrias, retículo endoplasmático, lisossomos, entre outras), a célula vegetal possui algumas organelas específicas como os cloroplastos, que lhe permite realizar a fotossíntese.

Plastos

Existem leucoplastos, sem cor, que fazem reserva de amido e cromoplastos coloridos, que possuem pigmentos. Um plasto pode se transformar no outro.

Os cloroplastos são as organelas responsáveis pela realização da fotossíntese. Elas contém o pigmento clorofila, que lhes confere a cor verde e absorve a luz solar, permitindo que o processo ocorra.

Qual organela está presente apenas na célula vegetal e não na célula animal?
Estrutura de um cloroplasto.

São organelas membranosas, que possuem DNA e são capazes de se autoduplicar. Têm estrutura semelhante a das mitocôndrias, o que é explicado pelos cientistas como um mecanismo evolutivo de simbiose entre procariontes e eucariontes (teoria endossimbiótica).

Parede Celular

A parede celular ou parede celulósica é exterior à membrana plasmática que envolve a célula. É um envoltório mais ou menos espesso, composto por um polissacarídeo chamado celulose.

Sua função é dar sustentação à planta, sendo por isso também chamada de membrana esquelética de celulose.

Existem poros nas paredes celulósicas, através dos quais passam pontes de citoplasma muito finas, chamadas plasmodesmos. Por meio dos plasmodesmos há comunicação entre o citoplasma das células vizinhas.

Qual organela está presente apenas na célula vegetal e não na célula animal?
Células vegetais e organelas. Observe na junção entre as duas células os poros da parede celular.

Vacúolos

Os vacúolos são espaços, envolvidos por membrana, em cujo interior podem ser armazenadas substâncias como a seiva, além disso, tem como função regular o pH e a entrada de água, através do controle osmótico. Com isso, os vacúolos controlam a turgidez da célula.

Nas plantas jovens há vários vacúolos menores que se juntam e formam um grande vacúolo único à medida que a planta se desenvolve.

Leia também:

  • Célula animal e vegetal
  • Organelas Celulares
  • Cloroplastos
  • Fotossíntese
  • Reino Vegetal
  • Botânica: o estudo das plantas

Mitocôndrias

São organelas compostas por membrana dupla, com muitas dobras. Sua função é realizar a respiração celular, que produz a maior parte da energia utilizada nas funções vitais.

Saiba melhor sobre as Mitocôndrias: Estrutura, Função e Importância.

Retículo Endoplasmático

São organelas cujas membranas se dobram formando sacos achatados. Existem 2 tipos de retículo endoplasmático, o liso e o rugoso.

A função principal do retículo endoplasmático rugoso (RER) é realizar a síntese proteica e transportar as proteínas até outras partes da célula.

Saiba mais sobre o Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso.

Aparelho de Golgi

O complexo de Golgi é composto de discos achatados empilhados, formando bolsas membranosas. Suas funções são: modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no retículo. Além disso, origina os lisossomos primários.

Lisossomos

Os lisossomos são envolvidos apenas pela membrana e no seu interior há enzimas digestivas. Sua função é digerir moléculas orgânicas como lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

Peroxissomos

Os peroxissomos são pequenas organelas que contêm no seu interior enzimas oxidases. A principal função é oxidar a matéria-prima da respiração celular, cujas reações produzem o peróxido de hidrogênio e por isso o nome da organela.

Saiba também sobre a Célula Animal.

Teste seus conhecimentos com exercícios sobre Reino Vegetal.

A célula vegetal é eucariótica e diferencia-se da animal em virtude da presença de estruturas como a parede celular, plastos, glioxissomas e vacúolos de suco celular.

Qual organela está presente apenas na célula vegetal e não na célula animal?
Aspectos gerais de uma célula vegetal

A célula vegetal é eucariótica e, assim como a célula animal, é constituída por uma membrana plasmática, um citoplasma e um núcleo. Esses dois tipos de célula também apresentam algumas organelas em comum, como a mitocôndria, retículo endoplasmático liso e rugoso, ribossomos, sistema golgiense e peroxissomos.

Em relação às diferenças entre ambas, a célula vegetal possui parede celular, plastos, glioxissomas e vacúolos de suco celular, ausentes na célula animal. Esta, por sua vez, apresenta lisossomos, ausentes na vegetal. Aqui destacaremos as estruturas presentes na célula vegetal e ausentes na célula animal.

Estruturas presentes somente na Célula Vegetal

1. Parede celular: estrutura presente externamente à membrana plasmática que protege a célula contra danos mecânicos, contra a ação de alguns patógenos e mantém seu formato. Pode ser encontrada também em alguns fungos e protistas. Sua constituição é variável nos diversos organismos, mas, na célula vegetal, é formada principalmente por celulose, proteínas e outros polissacarídeos.

2. Plastos ou plastídios: são organelas que armazenam substâncias e participam da síntese de compostos orgânicos (fotossíntese). Existem três grupos de plastos:

  • Leucoplastos: incolores e armazenam substâncias de reserva, como amido;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Cromoplastos: armazenam pigmentos;

  • Cloroplastos: organelas que armazenam clorofila e onde ocorre a fotossíntese.

Qual organela está presente apenas na célula vegetal e não na célula animal?

Ilustração de um cloroplasto

3. Glioxissoma: organela rica em enzima que atua sobre os lipídios, transformando-os em açúcares. Esse processo é de fundamental importância, pois as plantas emergentes, que ainda não produzem seu próprio alimento, utilizam esses açúcares como fonte de energia e carbono.

4. Vacúolos de suco celular: nas plantas, os vacúolos têm a função de armazenar substâncias e participar da regulação osmótica. As substâncias armazenadas são desde proteínas, pigmentos, até substâncias tóxicas que as protegem da herbivoria. A planta jovem possui diversos pequenos vacúolos, que, como o passar do tempo, unem-se e tornam-se um único e grande vacúolo central na planta. A entrada de água no vacúolo faz com ele exerça uma pressão interna sobre a parede celular, que é parcialmente elástica, permitindo que a célula aumente de tamanho.

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por Helivania Sardinha dos Santos

Qual organela está presente na célula vegetal e não tem na célula animal?

Nas células vegetais, as organelas exclusivas são os plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma. Os plastos são organelas que têm como característica marcante a presença de DNA próprio e dupla membrana. Um dos plastos mais conhecidos é o cloroplasto, que é responsável pela fotossíntese.

Quais são as organelas presentes nas células animais e vegetais?

Organelas A célula animal e vegetal apresentam algumas organelas específicas, conforme a atividade que realizam. Divisão celular. Só ocorre em células vegetais de briófitas e pteridófitas. É importante destacar que os plastos apresentam três tipos: leucoplastos, cromoplastos e cloroplastos.

Qual é a organela que não pertence a célula animal?

Plastídios e vacúolo de suco celular ou vacúolo central não são observados em células animais. Lisossomos são organelas encontradas apenas na célula animal.

Qual organela a célula vegetal não tem?

Os ribossomos também estão presentes na célula vegetal, entretanto, devido à ausência de membranas, não são considerados uma organela. Os ribossomos são estruturas que atuam garantindo a síntese de proteínas para a célula.