Qual tecnologia permite que os usuários acessem dados em qualquer lugar e a qualquer momento?

Entenda o que é cloud computing, o serviço cloud vs. modelo antigo de armazenamento de dados e os benefícios oferecidos pelo modelo cloud

De alguns anos para cá, muito se ouviu falar sobre “os arquivos que estão na nuvem”, que nada mais é do que o armazenamento em cloud. Mas por trás do armazenamento em cloud, existe algo muito mais profundo e robusto, que é a cloud computing.

O objetivo da cloud computing, ou computação em nuvem, é utilizar a internet para armazenar, distribuir e acessar dados remotamente, sem necessidade de uma infraestrutura própria para isso.

No antigo modelo de armazenamento de dados, cada empresa é responsável por manter sua própria infraestrutura de armazenamento, com servidores para atender os usuários, servidores de backup e tudo que é necessário para manter o negócio e softwares da empresa em pleno funcionamento.

Mas com a cloud é possível ter todos os recursos de armazenamento, distribuição e backup em alguns cliques, sem se preocupar com as particularidades que um servidor próprio demanda.

Vantagens da cloud computing

Já deu pra perceber que a computação em nuvem tem muitas vantagens em relação ao antigo modelo de armazenamento de dados, né? Vamos conhecer as principais delas.

Escalabilidade

Cloud computing permite que a empresa consiga oferecer mais recursos para seu software de acordo com a demanda de forma rápida e eficiente, sem perdas de desempenho e performance do sistema. Para isso, é necessário apenas alocar os recursos necessários dentro do painel do serviço cloud.

Backup de dados

Com servidores próprios, é muito fácil perder informações quando o servidor é danificado devido a quedas de energia, incêndio, obsolescência ou qualquer outro problema que interfira no funcionamento do sistema. Com cloud, o backup de dados é feito de forma automática e constante, evitando perder qualquer informação. E para garantir a segurança dos dados, os provedores possuem servidores espalhados por diversas partes do mundo.

Acesso e times remotos

Com dados armazenados na nuvem, é possível acessá-los de qualquer lugar e a qualquer momento. Com isso, é possível manter e gerenciar times ao redor do mundo, pois uma informação disponível aqui no Brasil está também disponível no Japão, na Itália ou em qualquer outro lugar – basta ter acesso à internet. Além disso, a informação é atualizada para todos automaticamente e a todo instante.

Competitividade

Depois de todos os benefícios citados acima podemos citar a competitividade, já que tudo isso permite à empresa focar no que realmente importa, que é o seu negócio. Devido à redução de custos, a empresa terá um aumento nos lucros, além do acesso em poucos cliques a qualquer informação de seu negócio, permitindo tomadas de decisão rápidas e assertivas.

Modelos de cloud computing

Existem alguns modelos diferentes de cloud computing. Vamos conhecer os principais deles a seguir.

  • SaaS: Software as a Service, ou Software como um Serviço, são softwares adquiridos por meio de licenças, em que o serviço está na nuvem e pode ser utilizado em qualquer local, por meio da internet. Ex: editores de vídeo e imagens.
  • PaaS: Platform as a Service, ou Plataforma como um Serviço, disponibiliza uma plataforma completa para desenvolver, testar e executar um projeto, sem necessidade de adquirir recurso adicional – pois já será utilizada a infraestrutura do prestador.
  • IaaS: Infrastructure as a Service, ou Infraestrutura como um Serviço, disponibiliza infraestrutura física de um servidor ou capacidade de hardware, além de memória, processamento e outros recursos, de uma empresa que ofereça este serviço, não havendo necessidade de ter seu próprio recurso físico.

Top 3 serviços de cloud computing

Com o “boom” da cloud computing, diversas empresas se especializaram em oferecer seus serviços para outras empresas. Além do básico do cloud, também oferecem diversos outros serviços para facilitar o dia a dia da empresa e também do desenvolvedor de software.

Amazon – AWS

A AWS oferece diferentes soluções para seus usuários. A empresa pode escolher por setor ou por categoria de tecnologia. Por exemplo, uma empresa do setor financeiro conta com um pacote de soluções próprias e com padrões de conformidade para atender suas necessidades ao contratar o serviço da AWS. Entre as empresas que desenvolvem com a AWS estão CapitalOne, Nubank, Nasdaq, Liberty Mutual, entre outras.

Google Cloud

Já o serviço do Google Cloud está presente em mais de 200 países e 82 zonas, com investimentos em cabos submarinos para aumentar a capacidade de comunicação, interligando países e continentes. Oferece serviços para modernização de infraestrutura, banco de dados, análises, machine learning, segurança e muitos outros. Entre os cases de sucesso estão empresas como Natura, Dotz, PayPal, HSBC, entre outras.

Microsoft Azure

Entre os inúmeros serviços oferecidos pela plataforma da Microsoft, existem produtos gratuitos por 12 meses com limite de uso, como banco de dados Azure para MySQL, PostgreSQL, máquinas virtuais e armazenamento de arquivos. Entre os clientes do Azure estão Toyota, Thyssenkrupp e Schindler.

5 curiosidades sobre cloud computing

  1. No início, as empresas eram resistentes ao uso do cloud computing pois acreditavam que era algo inseguro. Atualmente, as empresas migram para o cloud computing justamente pela proteção que o serviço oferece.
  2. A computação em nuvem permite tomadas de decisão mais assertivas para a empresa e para o cliente.
  3. O ritmo de crescimento da cloud computing é acelerado e lucrativo, uma vez que o mercado mundial do setor está na casa dos bilhões.
  4. De acordo com pesquisas de mercado, 79% das empresas do mundo já migraram para o cloud computing. Enquanto algumas ainda estão no processo de migração, outras já estão com funcionamento 100% em cloud.
  5. Com o aumento do cloud computing, os gastos com infraestrutura estão diminuindo.

Conclusão

Com tudo que vimos acima, podemos observar que a mudança e a migração para cloud é necessária, uma vez que é algo extremamente benéfico para aqueles que a utilizam, dando poder competitivo e de segurança tanto para as empresas que a utilizam quanto para o cliente final, que se beneficia de forma indireta.

E quanto à escolha entre os serviços de cloud, procure aquele que se adapta melhor ao seu negócio, oferecendo recursos aderentes às suas necessidades e particularidades.


Qual tecnologia permite que os usuários acessem dados em qualquer lugar e a qualquer momento?

Ana Carolina Adescenco Fernandes

Moro em SP, tenho 23 anos e sou formada em Sistemas de Informação. Trabalhei com TI em diversos segmentos, desde indústria, área hospitalar e financeira, e atualmente sou Engenheira de Software no Itaú. Amo tecnologia, animais e música, além de gostar de passar meus conhecimentos e orientar pessoas que querem vir para a área de tecnologia.

Qual tecnologia permite que os usuários acessem dados em qualquer lugar e a qualquer momento?
Qual tecnologia permite que os usuários acessem dados em qualquer lugar e a qualquer momento?

Qual tecnologia permite que os usuários acessem dados em qualquer lugar e a qualquer momento?

Cloud computing é uma tecnologia que usa a conectividade e a grande escala da Internet para hospedar os mais variados recursos, programas e informações. Dessa forma, a computação em nuvem permite que o usuário os acesse por meio de qualquer computador, tablet ou telefone celular.

Qual é o nome dado à tecnologia que permite o compartilhamento?

Explicação: A computação nas nuvens é a tecnologia que permite o compartilhamento de capacidades de armazenamento, cálculos e aplicativos centralizados que podem ser acessados por qualquer computador com acesso à Internet.

O que é cloud computing e para que serve?

De uma forma simples, cloud computing, ou computação na nuvem, é uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet. É uma alternativa para você acessar dados importantes de qualquer computador, em qualquer lugar.

Quais são os tipos de cloud computing?

Quais são os tipos de cloud computing?.
Infraestrutura como Serviço (IaaS) ... .
Plataforma como Serviço (PaaS) ... .
Software como Serviço (SaaS) ... .
Nuvem privada. ... .
Nuvem pública. ... .
Nuvem híbrida. ... .
Prepare-se para os eventuais desafios. ... .
Enxergue a mudança como um investimento..