Quando o condutor sente cansaço constante ou a atenção diminuída pode estar?

com mata ao lado sujeita a incêndio que pode comprometer a visibilidade do condutor; C) sujeito a ventos fortes que podem comprometer a estabilidade do veículo; D) sujeito a inundação ou de ocorrências de poças de água na pista de rolamento.

Quais são as condições adversas da via?

As principais condições adversas da via são: Sinalização inadequada ou ineficiente. Aclives ou declives acentuados. Vegetação na pista, prejudicando a visibilidade da sinalização ou invadindo a via.

O que pode afetar a concentração do condutor?

Outros fatores que reduzem a concentração, apesar de muitos não perceberem isso: § Usar o telefone celular ao dirigir, mesmo que seja em vivavoz. § Assistir televisão a bordo ao dirigir. § Ouvir aparelho de som em volume que não permita ouvir os sons do seu próprio veículo e dos demais.

São condições necessárias para um condutor?

ESTADO FÍSICO E MENTAL DO CONDUTOR

O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo com atenção e cuidados necessários a segurança no trânsito, levando em consideração seu equilíbrio físico, psicológico e mental.

Quais são as 6 condições adversas?

São um conjunto de circunstâncias perigosas ou inesperadas que oferecem risco de acidentes durante a viagem. Tais fatores são classificados em seis tipos: iluminação; tempo; via; trânsito; veículo; e condutor.

São condições adversas em vias pavimentadas envolvendo riscos?

São condições adversas, em vias pavimentadas, envolvendo riscos que podem contribuir para gerar acidentes, as seguintes características: Longos trechos de retas e pontes estreitas. Pavimento em bom estado e acostamento em desnível. Presença de óleo e areia na pista.

O que são situações adversas?

As condições adversas são fatores que podem dificultar ou, ainda, interromper a condução do motorista — isso seja em uma via da cidade ou da estrada. Além disso, também vale saber que as espécies de obstáculos podem ser provenientes da natureza, do modo de funcionamento dos veículos ou de ações/estados humanos.

Quais são os fatores físicos que determinam como o condutor age no trânsito?

São fatores físicos que determinam como o condutor age no transito: R: Fadiga, atenção, audição e visão. Uma regra de segurança para condutores de motocicletas e ciclomotores é: R: O condutor e o passageiro devem vestir, preferencialmente, roupas claras.

Qual o maior risco no trânsito?

Não são apenas os automóveis os protagonistas dos fatores de risco no trânsito. Nas estradas, existem também as motocicletas, muitas das vezes correndo até mais riscos. Um deles é a falta do capacete, independentemente do caminho percorrido. Estima-se que motociclistas estão mais vulneráveis que os próprios pedestres.

Quando o motorista sente cansaço constante ou a atenção diminuída pode estar?

14- Quando o motorista sente cansaço constante ou a atenção diminuída pode estar: a) Concentrado.

Quais são as 8 condições adversas?

9 principais condições adversas na estrada e como lidar com elas
Excesso ou falta de claridade. Existência de neblina ou fumaça. Presença de ventos fortes. Acidentes, objetos e animais na via. Incidência de chuva. Excesso de calor. Baixa qualidade da via. Limites de velocidade.

Que característica o condutor do veículo deve possuir?

01-O condutor no trânsito deve? a) observar e respeitar as normas de circulação estabelecidas pelo Código Nacional de Trânsito. b) obedecer apenas à sinalização das placas e aos semáforos. c) dar preferência apenas aos idosos e crianças.

O que é o modo de estar do condutor?

É antecipar-se aos riscos, prevendo os atos dos demais motoristas, pedestres e de outras situações que possam ocorrer na via, preparando-se para agir com toda a habilidade possível, caso seja necessário.

Quais são as condições adversas de tempo?

As condições adversas de tempo são fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior, a possibilidade de um acidente de trânsito. Chuva, vento, geadas, granizo, neblina reduzem a visibilidade da via e do veículo, além de dificultar a capacidade de sermos vistos.

Quais os 5 elementos básicos da direção defensiva?

Elementos básicos de um condutor de direção defensiva
Estar instruído sobre as leis de trânsito;Possuir conhecimento do veículo que está conduzindo;Dominar o uso dos equipamentos de transporte;Reconhecer condições adversas da pista;Compreender as condições de clima e tempo.

Quais são os seis elementos da direção defensiva?

Conheça os elementos básicos da direção defensiva
Conhecimento:Atenção:Previsão:Decisão:Habilidade:Fique por dentro:

Quando o condutor sente cansaço constante ou a atenção diminuída pode estar?

O que é monotonia e fadiga no trânsito?

Saber identificar os sintomas é a melhor maneira de evitar o cansaço e a fadiga: desconforto físico, piscar constante, cãibras, falta de atenção, pensamentos desconexos, são indicativos que o condutor deve parar de dirigir imediatamente.

O que é a monotonia e a fadiga tem influência primordial é significativa?

" Questão 22: A monotonia e a fadiga têm influência primordial e significativa "no nível de atenção do condutor." acidente em vias com velocidade máx. de 80 km/h? "manter distância compatível e segura.

O que a fadiga causa ao motorista?

A sensação de cansaço, segundo ele, compromete a atenção, a concentração, o raciocínio e a percepção, o que caracteriza uma condição insegura para dirigir. "Além disso, a resposta motora vai ser tardia e a sensibilidade tátil, da visão e da audição também ficam comprometidas.

O que é distância de seguimento no trânsito?

Distância de seguimento É aquela que você deve manter entre o seu veículo e o que vai à frente, de forma que você possa parar, mesmo numa emergência, sem colidir com a traseira do outro.

Quando o motorista sente cansaço constante ou a atenção diminuída pode estar?

14- Quando o motorista sente cansaço constante ou a atenção diminuída pode estar: a) Concentrado.

Qual o conceito de monotonia?

  • Monotonia é um termo que provém do grego e que se refere à falta de variedade em qualquer coisa. O conceito prende-se com a uniformidade, a ausência de matizes ou a igualdade de tons. Por exemplo: “Eu bem que tento prestar atenção, mas a monotonia da voz deste orador provoca-me sono”, ...

Por que a monotonia pode surgir?

  • A monotonia pode tornar-se patológica (doentia) e resultar em vários distúrbios psicológicos, nomeadamente a falta de interesse seja em qual for o tipo de actividade, o aborrecimento ou a saturação no seio do casal ou da família e a sensação de incómodo em vários âmbitos. Um lugar onde é hábito surgir a monotonia é o local de trabalho.

Por que a monotonia pode levar ao tédio?

  • Na vida pessoal, a monotonia pode levar ao tédio, porque está relacionada com rotinas e regularidade. Uma vida monótona é caracterizada por uma falta de alteração de hábitos, onde estão presentes sempre as mesmas tarefas e horários.

Qual a relação entre a monotonia e a rotina?

  • Na esfera da vida pessoal, a monotonia está relacionada com a regularidade, a rotina, o aborrecimento e o tédio.