Quando os raios solares passam a atingir o hemisfério norte com mais intensidade no dia 21 de dezembro?

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos relacionados ao movimento aparente do Sol (incidência de raios solares nos hemisférios) e ao início das estações do ano.

O solstício ocorre em dois momentos do ano, marcando o início do inverno e do verão. O verão inicia-se em junho no Hemisfério Norte e em dezembro no Hemisfério Sul. Já o inverno tem início em dezembro no Hemisfério Norte e em junho no Hemisfério Sul.

O equinócio ocorre também em dois momentos do ano, marcando o início da primavera e do outono. A primavera inicia-se em março no Hemisfério Norte e em setembro no Hemisfério Sul. Já o outono tem início em setembro no Hemisfério Norte e em março no Hemisfério Sul.

Diferença entre solstício e equinócio

O solstício representa o momento em que o Sol, ao longo de seu movimento aparente, atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador. Isso faz com que um dos hemisférios receba maior incidência de raios solares. Quando a intensidade solar é maior em um dos hemisférios, caracteriza-se o solstício de verão. Em contrapartida, quando a intensidade solar é menor, caracteriza-se o solstício de inverno.

Assim, quando é solstício de verão no Hemisfério Norte, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer. Quando é solstício de verão no Hemisfério Sul, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.

No solstício de verão, os dias são mais longos que as noites. Já no solstício de inverno, as noites são mais longas que os dias.

Leia também: Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio

Equinócio representa o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, o qual incide diretamente sobre a linha do Equador. Isso significa que os raios solares incidem com a mesma intensidade no dois hemisférios, consequentemente, os dias e as noites têm a mesma duração.

O equinócio ocorre em dois momentos do ano. Em março, marca o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. Já em setembro, o equinócio marca o início do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.

Quando os raios solares passam a atingir o hemisfério norte com mais intensidade no dia 21 de dezembro?

Datas dos solstícios e equinócios

Quando os raios solares passam a atingir o hemisfério norte com mais intensidade no dia 21 de dezembro?
*De acordo com o horário de Brasília

Solstício, equinócio e estações do ano

O movimento de translação, em que a Terra gira ao redor do Sol, leva cerca de 365 dias e, em decorrência da inclinação da Terra em relação ao seu plano orbital, faz com que a incidência solar seja diferente nos hemisférios. Sendo assim, esse movimento é responsável pela existência das estações do ano, que são determinadas pela posição do hemisfério em relação aos raios solares. As estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos dois hemisférios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia mais: Movimentos da Terra

Quando os raios solares passam a atingir o hemisfério norte com mais intensidade no dia 21 de dezembro?

As estações do ano são resultantes do movimento de translação da Terra e da incidência de raios solares nos hemisférios.

Os solstícios e os equinócios, fenômenos astronômicos relacionados ao movimento aparente do Sol, dão início às estações do ano. A incidência dos raios solares de maneira desigual nos hemisférios marca o solstício de verão em um hemisfério e o solstício de inverno em outro. A incidência dos raios solares perpendicularmente sobre a linha do Equador faz com que os dois hemisférios recebem igualmente a radiação solar. Dessa forma, marca-se o início da primavera em um dos hemisférios e o início do outono no outro.

Estações do ano no Hemisfério Sul – 2020

Início

Fim

Outono

20 de março de 2020 às 00h50min*

20 de junho de 2020 às 18h44min*

Inverno

20 de junho de 2020 às 18h44min*

22 de setembro de 2020 às 10h31min*

Primavera

22 de setembro de 2020 às 10h31min*

21 de dezembro de 2020 às 07h02min*

Verão

21 de dezembro de 2020 às 07h02min*

20 de março de 2020 às 00h50min*

*De acordo com o horário de Brasília

Movimentos de rotação e translação

A rotação refere-se ao movimento que Terra faz em torno do seu próprio eixo em um ciclo de aproximadamente 24 horas. Já o movimento de translação refere-se ao movimento que a Terra faz ao redor do Sol, com duração de aproximadamente 365 dias. Os movimentos de rotação e translação estão relacionados, respectivamente, com a definição dos dias e das noites e com a existência das estações do ano.

Em alguns momentos ao longo do movimento de translação, a Terra inclina-se em relação ao Sol, fazendo com que os raios solares incidam de maneira desigual nos dois hemisférios. Como resultado, há as estações do ano, marcadas pelos fenômenos astronômicos conhecidos como solstícios e equinócios.

Saiba mais: Como acontecem os movimentos de translação e rotação?

Quando os raios solares passam a atingir o Hemisfério Sul com mais intensidade no dia 21 de dezembro?

Estações do ano no Hemisfério Sul – 2020.

Por que o hemisfério norte recebe menos insolação no dia 21 de dezembro?

A Terra tem um ângulo de inclinação de 23º27' em seu eixo. Essa inclinação, combinada com a translação, tem como resultado uma diferença na insolação (incidência de raios solares no planeta) em alguns dias do ano quando comparamos os Hemisférios Norte e Sul.

O que acontece com os raios solares no dia 21 de junho?

O raios solares incidem perpendicularmente sobre o trópico de Câncer (no hemisfério Norte) em 21 de junho e, no trópico de Capricórnio (no hemisfério Sul), em 21 de dezembro.

Como o Hemisfério Sul recebe os raios solares em 21 ou 22 de dezembro?

Esse momento marca o início do verão, a estação mais quente. Isso ocorre porque a Terra atinge uma inclinação de aproximadamente 23,5º em relação ao Sol e recebe os raios solares diretamente sobre a linha dos trópicos. O solstício de verão em 2022 ocorre no dia 21 de dezembro às 18:48 (horário de Brasília).