Quanto tempo para cozinhar batata

Quanto tempo demora a cozer batatas? Para nunca mais comer batatas muito cozidas ou quase cruas, damos-lhe a resposta.

Se à primeira vista parece fácil, a verdade é que este processo tem algo que se lhe diga. Afinal, quanto tempo demora a cozer batatas? Não queremos que ela fique tão cozida ao ponto de ficar empapada, mas também não queremos sentir um trincar tão duro que se adivinha que não cozeram bem. Vamos descobrir as boas práticas?

Todos os segredos desvendados!

Quanto tempo para cozinhar batata

Preparação para a cozedura

Antes de respondermos à questão ‘quanto tempo demora a cozer batatas’, é importante ter em conta algumas dicas prévias, que vão assegurar que nada corra mal no meio do processo. Tome nota.

  1. Assegure-se que as batatas estão bem lavadas. Mesmo que sejam aquelas batatinhas bonitas e lavadas do supermercado, não se deixe enganar! Elas precisam sempre de um bom banho de água.
  2. Tenha em atenção como corta o tubérculo. Já sabe: quanto mais pequeno cortar, mais rapidamente as batatas cozem. Corte os pedaços em tamanhos o mais aproximado possível, de forma a que todos cozinhem uniformemente.
  3. Ainda no âmbito do corte das batatas, deve guardar para último lugar este processo. Se o fizer com antecedência, as batatas vão oxidar e perder frescura. Se não tiver alternativa, coloque-as já cortadas numa taça com água bem fria.
  4. Quando coloca as batatas a cozer na água, a mesma já deve estar a ferver – desta forma, o processo vai ser mais rápido e os vegetais não ficam a absorver água em excesso;
  5. Para garantir que estão cozidas, não há técnica mais apurada do que o velho truque de tirar um bocado e espetar um garfo. Se lhe parecer no ponto, experimente mesmo a trincar. Assim garante que as batatas cozidas estão perfeitas.

Os tempos para cozer batatas

Existem diferenças de tempo na resposta à questão ‘quanto tempo demora a cozer batatas’. Se for uma batata standard, ela vai demorar cerca de 15 a 20 minutos a cozer em água com sal. Se falarmos de cozedura a vapor, aumente para 18 a 20 minutos. No microondas, o tempo reduz para 8 a 12 minutos.

A batata nova demora também entre 15 a 20 minutos a cozer em água fervente, 18 a 22 a vapor e entre 9 e 11 minutos a ficar pronta no microondas.

Se falarmos debatata doce, a história já é outra: deixe cerca de 20 minutos em água fervente, 19 minutos a vapor e cerca de 10 a 12 minutos no microondas.

Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Baixe em PDF

Baixe em PDF

As batatas são um dos alimentos mais versáteis do mundo. Baratas, saborosas e nutritivas, elas podem ser preparadas de centenas de formas diferentes. Para aprender a cozinhar batatas, comece assando-as com sal. Caso as prefira bem molinhas para transformar em purê, cozinhe-as em água com sal até ficarem macias. Outra forma rápida de preparar batatas é fritando-as em uma frigideira até elas ficarem douradinhas e crocantes.

Ingredientes

  • 1,5 kg de batata.
  • ¼ xícara (60 ml) de azeite de oliva.
  • 1 ½ colheres de chá (8 g) de sal grosso.

Faz 8 porções.

  • 500 g de batata.
  • 1 colher de chá (5 g) de sal.
  • Sal e pimenta para temperar.

Faz 4 porções.

  • 5 ou 6 batatas médias.
  • 2 a 3 colheres de sopa (30 g a 40 g) de manteiga.
  • Sal e pimenta a gosto.

Faz entre 6 e 8 porções.

  1. Quanto tempo para cozinhar batata

    1

    Preaqueça o forno a 200 °C e lave as batatas em água corrente fria. Lave bem 1,5 kg de batata. Caso encontre algum montinho de terra grudado na casca, esfregue a batata com uma escovinha de cozinha para soltar a sujeira.[1]

    • Você pode assar qualquer tipo de batata. As mais farinhentas, como as russet, vão ficar leves e fofinhas no centro depois de prontas, ao passo que as cerosas, como as vermelhas e as inglesas, têm um sabor mais forte e acentuado.

  2. 2

    Corte as batatas em pedaços de 2,5 cm. Tomando bastante cuidado, corte as batatas ao meio com uma faca afiada. Caso esteja cozinhando batatas pequenas, pode ser que esse primeiro corte já baste. As maiores, porém, devem ser picadas até ficarem em pedacinhos de 2,5 cm.[2]

    • Caso as batatas estejam muito macias, descasque-as antes de cortá-las.
    • Para surpreender os convidados com um prato para lá de chique, experimente preparar uma batata Hasselback. Para isso, aça cortes fininhos na superfície da batata sem picá-la. A batata vai se abrir como um leque e ficar crocantinha no forno.

    Dica: Não corte as batatas se quiser preparar batatas assadas tradicionais. Em vez disso, asse-as inteiras por 50 a 60 minutos.

  3. 3

    Ponha as batatas em uma vasilha e tempere-as com azeite e os temperos de sua preferência. Transfira as batatas picadas para uma vasilha grande e despeje ¼ de xícara (60 ml) de azeite de oliva sobre elas. Adicione uma colher e meia de chá (8 g) de sal grosso e uma colher de chá (2 g) de pimenta-do-reino moída. Acrescente mais temperos se quiser deixar as batatas com um gostinho diferenciado. Experimente alguma das opções abaixo:[3]

    • 2 colheres de sopa (15 g) de alho picado.
    • 1 colher de sopa (2 g) de curry em pó.
    • 1 colher de sopa (5 g) de alho em pó.
    • 1 colher de sopa (5 g) de páprica defumada.

  4. 4

    Espalhe as batatas em um tabuleiro e leve ao forno preaquecido. Passe as batatas temperadas para um tabuleiro ou uma assadeira. Distribua-as em uma camada única para que elas assem uniformemente e fiquem crocantes dos lados.[4]

    • Para facilitar na hora de lavar a louça, forre o tabuleiro com uma camada de papel-manteiga antes de adicionar as batatas.

  5. 5

    Asse as batatas por 30 minutos e vire-as. Deixe as batatas quietinhas no forno para que elas formem uma casquinha em um dos lados. Passados 30 minutos, proteja a mão com uma luva de cozinha e vire as batatas com a ajuda de uma espátula.[5]

    • As batatas vão chiar conforme forem soltando umidade no forno quente.

  6. Quanto tempo para cozinhar batata

    6

    Asse as batatas por mais 15 a 30 minutos. Deixe as batatas no forno até elas ficarem macias e douradinhas. Para testar o ponto, espete um garfo, uma faca ou um palito no centro de um pedaço de batata. O utensílio deve entrar e sair sem dificuldade.[6]

  7. Quanto tempo para cozinhar batata

    7

    Tire as batatas do forno e tempere-as com salsinha fresca. Apague o forno e, com bastante cuidado, remova o tabuleiro de dentro dele. Salpique duas colheres de sopa (7 g) de salsinha fresca picada sobre as batatas e sirva-as quentes.[7]

    • Substitua a salsinha pela erva fresca de sua preferência. Experimente temperar as batatas com alecrim, sálvia ou orégano, por exemplo.
    • As sobras podem ser guardadas na geladeira, em um recipiente com tampa, por até cinco dias.

    Dica: Caso prefira uma cobertura mais cremosa, jogue bastante parmesão ou cheddar ralado sobre as batatas. O calor vai fazer com que o queijo derreta.

    Publicidade

  1. Quanto tempo para cozinhar batata

    1

    Lave 500 g de batatas e descasque-as se preferir. Lave as batatas em água corrente fria e esfregue-as com uma escovinha de cozinha para remover as sujeirinhas grudadas. Em seguida, descasque as batatas com um descascador para deixá-las mais macias ou para fazer purê.[8]

    • Use o tipo de batata que preferir. As mais farinhentas, como as russet, ficarão mais fofinhas, ao passo que as cerosas, como as vermelhas e as inglesas, terão um sabor mais acentuado.

  2. Quanto tempo para cozinhar batata

    2

    Corte as batatas em pedaços de 2,5 cm ou deixe-as inteiras se for fazer purê. Escolha entre cozinhar as batatas inteiras ou cortá-las em pedaços. A segunda opção é a ideal para saladas ou para cozinhar batatas muito grandes.[9]

    • As batatas inteiras vão demorar mais a cozinhar do que as picadas.
    • Para economizar tempo, não descasque as batatas se for colocá-las em um amassador ou em um moedor.

  3. 3

    Ponha as batatas em uma panela e cubra-as com água fria. Transfira as batatas inteiras ou picadas para uma panela grande. Encha a panela com água fria o suficiente para cobrir as batatas, ultrapassando-as em, no mínimo, 2,5 cm. Em seguida, leve ao fogo.[10]

    • É essencial que você use água fria para que as batatas cozinhem uniformemente. Caso você as coloque em água quente, a parte de fora vai cozinhar bem mais rapidamente e as batatas vão ficar com uma consistência gosmenta.

    Dica: Caso pretenda preparar uma sopa, coloque as batatas picadas diretamente na sopa ou no caldo. Ferva o líquido até as batatas ficarem macias.

  4. Quanto tempo para cozinhar batata

    4

    Adicione uma colher de chá (5 g) de sal e coloque o fogo no alto. Mexa até o sal dissolver na água. Em seguida, com a panela destampada e o fogo alto, leve a água à fervura.[11]

    • Para deixar as batatas ainda mais saborosas, adicione meia cabeça de alho e uma folha de louro à água ou cozinhe-as em caldo de galinha.

  5. 5

    Cozinhe as batatas destampadas por 15 a 25 minutos. Depois que a água ferver, coloque o fogo no médio para que ela borbulhe de levinho. Cozinhe as batatas até elas ficarem completamente macias. Para testar o ponto, enfie um espeto ou um garfo no meio de uma batata e veja se consegue remover o utensílio com facilidade.[12]

    • O tempo total de preparo vai depender do tamanho das batatas ou dos pedaços. Cubinhos de mais ou menos 2,5 cm vão levar por volta de 15 minutos para cozinhar, ao passo que as batatas inteiras podem chegar aos 25 minutos.
    • Não é necessário mexer as batatas enquanto elas cozinham.

  6. 6

    Escorra as batatas na pia. Ponha um escorredor dentro da pia e pegue a panela com luvas de cozinha. Lentamente, vire as batatas dentro do escorredor, deixando a água sair pelos buraquinhos. Em seguida, passe-as para uma vasilha.[13]

    • Caso esteja cozinhando poucas batatas, tire-as da panela com uma escumadeira.
    • As batatas cozidas podem ser guardadas em conserva para usar futuramente.

  7. Quanto tempo para cozinhar batata

    7

    Sirva as batatas cozidas ou transforme-as em um purê. Para servir as batatas diretamente, tempere-as com um pouco de manteiga e sal. Já para um acompanhamento mais cremoso, amasse-as com um amassador e adicione leite ou creme para fazer um purê de batatas caseiro.[14]

    • Você também pode refrigerar as batatas e fazer uma salada.
    • Na geladeira, as batatas cozidas podem ser guardadas por cinco dias em um recipiente com tampa.

    Dica: Para fazer um purê carregado, adicione pedacinhos de bacon crocante ao creme, junto com queijo cheddar e cebolinha picada.

    Publicidade

  1. Quanto tempo para cozinhar batata

    1

    Lave e enxugue as batatas. Com uma escovinha, lave cinco ou seis batatas médias em água corrente fria até tirar bem a sujeira. Em seguida, seque-as com um pano de prato ou com papel-toalha. Tire todo o excesso de umidade para que as batatas fritem em vez de cozinhar no vapor.[15]

    • Use o tipo de batata que preferir para esta receita. Caso opte por batatas russet, pode ser que você só precise de duas ou três, uma vez que elas costumam ser maiores do que as batatas inglesas e vermelhas.

  2. Quanto tempo para cozinhar batata

    2

    Deixe as cascas intactas para fazer batatas rústicas. Para dar um ar mais rústico às batatas, pule o descascamento. Porem, se preferir batatinhas mais leves e crocantes, não se esqueça de descascá-las.[16]

    • Embora você possa preparar qualquer batata ainda com casca, as inglesas e as vermelhas tem cascas mais finas e ficam mais crocantes fritas do que as variedades farinhentas.

  3. 3

    Fatie, pique ou rale as batatas. Para fazer batatas no estilo hash brown, rale-as no lado mais grosso do ralados. Porém, você também pode fatiar as batatas em pedaços de 0,5 cm com um mandolin ou uma faca, ou picá-las em cubinhos de aproximadamente 1 cm de largura.[17]

    • Tome muito cuidado ao usar um mandolin. É muito fácil se cortar na lâmina afiada do aparelho.

    Dica: Para preparar batatas fritas clássicas, corte as batatas em tirinhas compridas e finas e frite-as em imersão até ficarem crocantes.

  4. 4

    Derreta a manteiga em fogo médio, em uma frigideira funda. Ponha entre duas e três colheres de sopa (30 g a 40 g) de manteiga em uma frigideira e acenda o fogo em temperatura média. Derreta a manteiga completamente e vire a frigideira para untar todo o fundo.[18]

    • Você também pode fritar cogumelos ou pimentões picados com as batatas para fazer um almoço rústico.

    Dica: Para fritas cebolas junto com as batatas, coloque meia cebola picada à frigideira com a manteiga derretida. Frite por cinco a dez minutos antes de adicionar as batatas.

  5. 5

    Coloque as batatas na frigideira e tempere com sal e pimenta. Espalhe uniformemente as batatas pelo fundo da frigideira. Em seguida, tempere-as com sal e pimenta a gosto.[19]

    • Para dobrar a receita, cozinhe as batatas em porções menores.
    • Tempere as batatas com sal de alho ou cebola em pó a gosto.

  6. Quanto tempo para cozinhar batata

    6

    Cubra a frigideira e frite as batatas por 15 a 20 minutos. Tampe a frigideira e deixe as batatas no fogo até ficarem macias. Com as mãos protegidas por luvas, tire a tampa da frigideira e mexa as batatas a cada três ou cinco minutos para que elas cozinhem uniformemente.[20]

    • Mexa as batatas com uma espátula reta ou com uma colher.

  7. Quanto tempo para cozinhar batata

    7

    Frite as batatas destampadas por cinco a dez minutos. Depois que as batatas amolecerem, tire a tampa da frigideira. Frite as batatas até elas ficarem crocantes por fora, no ponto de sua preferência. Em seguida, apague o fogo e tempere as batatas com mais sal e pimenta.[21]

    • Lembre-se de mexer as batatas de vez em quando para que elas não queimem de um lado.
    • Guarde as sobras na geladeira, em um recipiente com tampa, por até cinco dias.

    Publicidade

Dicas

  • Para acelerar o cozimento, corte as batatas em pedaços menores. Os pedacinhos vão assar, cozinhar ou fritar bem mais rápido do que pedaços grandes ou batatas inteiras.
  • Evite cortar as batatas muito antes de cozinhá-las. Depois de algumas horas, elas tendem a amarronzar.

Publicidade

Materiais Necessários

  • Colheres e copos de medição.
  • Uma vasilha.
  • Uma faca e uma tábua de corte.
  • Um tabuleiro ou uma assadeira.
  • Luvas de cozinha.
  • Uma colher.
  • Uma espátula.
  • Um descascador de legumes (opcional).
  • Uma panela grande.
  • Uma peneira ou um escorredor.
  • Uma faca e uma tábua de corte (opcional).
  • Um descascador de legumes (opcional).
  • Uma faca e uma tábua de corte.
  • Uma frigideira funda.
  • Uma espátula.
  • Um descascador de legumes (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 314 275 vezes.

Quanto tempo é necessário para cozinhar batata?

Tanto nas panelas de pressão, quanto nas convencionais é necessário que a batata fique totalmente coberta pela água e que estejam devidamente tampadas. Já nas panelas convencionais, o tempo de cozimento gira em torno de 25 minutos e 30 minutos.

Como cozinhar mais rápido batata?

Há uma maneira mais simples para as batatas cozinharem mais rápido. Tudo o que é preciso é um descascador, uma faca e uma tábua de cortar. DICA: descasque e corte suas batatas em quatro partes antes de ferver. Isso permitirá que suas batatas cozinhem em apenas uma fração do tempo que normalmente leva.

Como saber o ponto da batata doce?

A colheita deve ocorrer de 90 a 120 dias após a plantação. Um dos principais sintomas de que as batatas doces estão prontas a ser colhidas é a cor amarelada da rama, ao invés da cor verde predominante. A colheita deve ser feita por teste, cavando algumas batatas de vários regos para verificar o calibre das batatas.

Por que cortamos as batatas em pedaços para cozinhar mais rápido?

Isso demonstra que ao fragmentarmos uma peça aumentamos sua superfície onde os agentes físicos (calor) ou químicos (reagentes) poderão atuar. A batata picada cozinha mais rapidamente porque tem uma superfície muito maior exposta ao calor do que a batata inteira.