Quantos dias dura a nidação é quais os sintomas?

O sangramento de nidação pode acontecer entre 5 a 7 dias após a fecundação e corresponde a um pequeno sangramento de cor rosa ou marrom que dura poucas horas, no entanto nem todas as mulheres apresentam esse sintoma, sendo importante estar atenta a outros sintomas de gravidez, como cólicas, dor abdominal fraca e sensação de pontadas na barriga, por exemplo.

A nidação, também chamada de implantação, corresponde à fixação do óvulo fecundado pelo espermatozoide na parede do útero, dando início ao processo gestacional, em que há variações hormonais e formação das estruturas essenciais para o desenvolvimento do bebê. Saiba mais sobre a nidação.

Como identificar o sangramento de nidação

O sangramento de nidação é aquele que surge após o período ovulatório, desde que tenha havido relação sexual. Esse sangramento não é abundante e tem cor que varia desde o marrom, semelhante à borra de café, ao rosado, e surge até 5 a 7 dias após a fecundação. Veja como saber se houve fecundação.

Além do sangramento, é possível que a mulher apresente alguns sinais e sintomas que são indicativos de nidação, como cólica fraca e sensação de pontadas na barriga, por exemplo, que duram cerca de 3 dias e que podem ser considerados os primeiros sintomas de gravidez. Conheça os primeiros sintomas de gravidez.

Qual a diferença entre o sangramento de nidação e a menstruação?

A menstruação pode ser caracterizada por sangramento abundante de cor vermelha viva, principalmente nos primeiros dias do ciclo, que dura em média 5 dias e que pode vir, em alguns casos, acompanhada por alguns coágulos, diferentemente do sangramento de nidação, que não é abundante, dura poucas horas e possui cor rosa ou marrom semelhante à borra de café.

Quanto tempo dura

O sangramento de nidação, quando acontece, normalmente dura de poucas horas até cerca de 3 dias e o fluxo do sangramento não é grande e nem aumenta. As cólicas e a sensação de pontadas na barriga também duram até 3 dias, no entanto quando são intensas, duram mais que 3 dias ou quando o fluxo fora do período menstrual é muito intenso e tem coloração mais viva, é importante ir ao ginecologista para que sejam feitos exames para identificar a causa dessa alteração e, assim, possa ser iniciado o tratamento adequado, caso haja necessidade.

No caso dos sintomas desaparecerem em 3 dias, há grande possibilidade da mulher estar grávida e, por isso, é importante que vá ao ginecologista para que seja indicada a realização do teste de gravidez, o beta-HCG, para que seja verificada a concentração do hormônio da gravidez no sangue.

Caso tenha sintomas sugestivos de nidação, faça o teste a seguir para verificar as chances de estar grávida:

O que a mulher sente no dia da nidação?

Quais os sintomas da nidação? Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

Quanto tempo depois da nidação aparecem os sintomas de gravidez?

Quando a gravidez começa a dar sintomas? Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

Como saber se estou tendo uma nidação?

Quando isso acontece, algumas mulheres podem apresentar alguns sinais e sintomas indicativos de nidação, e que costumam surgir entre 5 a 7 dias após a fecundação, como cólica fraca e pequeno sangramento rosado ou cor de borra de café, por exemplo.

O que acontece com o corpo após a nidação?

Caso seja fecundado, o óvulo se torna um embrião e, após a nidação e formação da placenta, passa a produzir o hormônio hCG (gonadotropina coriônica). Se o óvulo não for fecundado, a produção do LH reduz em virtude da regressão do corpo-lúteo e ocorre a menstruação.