Quantos dias é normal atrasar a menstruação quando se toma anticoncepcional?

Os métodos contraceptivos hormonais estão presentes no cotidiano da maioria das mulheres pelo menos em algum momento da vida. Seja para evitar uma gravidez ou por algum motivo médico, é muito difícil encontrar uma mulher que nunca ouviu falar da pílula anticoncepcional, por exemplo. Mas você sabe como eles funcionam no corpo e como eles podem influenciar no seu ciclo? Vem com a gente que te contamos tudinho!

O anticoncepcional hormonal feminino conhecido como “pílula”, também pode ser encontrado nas versões “injetável ou implante” e tem o efeito de inibir a ovulação e a menstruação natural da mulher. Por conta disso, são comuns entre as internautas dúvidas sobre o anticoncepcional e a menstruação.

Quando Para de Tomar Anticoncepcional, a Menstruação Atrasa?

Muitas mulheres já menstruam no mês seguinte após parar de tomar o anticoncepcional. Porém, é comum a menstruação atrasar um pouco, principalmente para quem tinha o ciclo natural desregulado. Assim, o corpo pode demorar alguns meses para se desintoxicar dos hormônios artificiais e voltar a produzir os hormônios naturais.

Quando Para de Tomar Anticoncepcional, a Menstruação Desregula?

O anticoncepcional não torna a mulher infértil mas é normal a menstruação ficar um pouco desregulada quando se para de tomar. Esse efeito é temporário, só até o corpo se acostumar novamente com os ciclos menstruais normais. Muitas mulheres, por outro lado, conseguem engravidar no mês seguinte após pararem com os anticoncepcionais.

Quando Para de Tomar Anticoncepcional Injetável, a Menstruação Atrasa?

Assim como acontece com as pílulas, com o anticoncepcional injetável a mulher pode ter sua menstruação atrasada ao parar de tomar, mas também pode não ter. Isso depende muito de cada corpo e se os ciclos menstruais já eram ou não desregulados.

Quando Emenda Cartela de Anticoncepcional, a Menstruação Atrasa?

Ao emendar duas cartelas de anticoncepcional, a menstruação descerá no final da segunda cartela, conforme previsto. Ela não atrasa, porque o efeito da queda de hormônios quando se faz uma pausa é sempre igual. Segundos estudos recentes, não há mal algum em emendar cartelas porém, só se é recomendável fazer com autorização médica.

Como Atrasar a Menstruação para Quem Não Toma Anticoncepcional?

Quem não toma anticoncepcional pode ter sua menstruação atrasada por fatores não propositais, como estresse ou propositais, via medicações para este fim. Se for o caso, consulte um especialista que possa te orientar.

Para Quem Toma Anticoncepcional, a Menstruação Pode Atrasar Quantos Dias?

Para quem toma anticoncepcional, a menstruação não é bem uma menstruação, mas um sangramento semelhante. Esse sangramento desce quando se faz a pausa da pílula, normalmente de 7 dias. O sangue pode vir no meio dessa semana de pausa, mas não pode atrasar mais que esses 7 dias.

Como Tomar Anticoncepcional Para Atrasar a Menstruação?

Para quem quer atrasar a próxima menstruação, o anticoncepcional pode ser tomado desde antes de ovular e deve ser pausado no final da cartela, quando se pretende menstruar. Também podem ser emendadas até no máximo 3 cartelas de pílulas, pois mais que isso pode ser prejudicial ao corpo.

É importante se planejar com antecedência nesses casos, pois se tomar o anticoncepcional já perto de menstruar, ele não deve surtir efeito, além de ser ruim para o organismo tomar hormônios sem orientação.

Quando Para de Tomar Anticoncepcional, a Menstruação Desce?

A menstruação desce quando se faz a pausa, ou intervalo da pílula, ou logo que se para de tomar anticoncepcional. A menstruação, nesses casos, ainda não é a menstruação natural, mas sim um sangramento de privação.

Quando a Menstruação Não Veio no Intervalo do Anticoncepcional?

Aquele sangramento similar à menstruação pode não acontecer na semana de intervalo do anticoncepcional por diversos fatores como infecções, estresse e mudanças no estilo de vida. Existe também a chance da mulher estar grávida, principalmente se o anticoncepcional não for tomado corretamente. Aí é preciso atenção, pois o uso de anticoncepcional deve ser suspenso imediatamente em casos de suspeita de gravidez.

Quando Vem a Menstruação Depois do Anticoncepcional?

Depois do final do anticoncepcional, vem um sangramento de privação semelhante à menstruação e, então, o corpo reinicia um ciclo menstrual natural caso não se dê continuidade ao uso da pílula. Normalmente, o ciclo menstrual dura entre 26 e 32 dias, terminando com a menstruação. Às vezes, a menstruação pode demorar mais tempo porque o ciclo da mulher é desregulado, mas ele pode se regular com o passar dos meses.

Quantos Dias Dura a Menstruação de Quem Toma Anticoncepcional?

A menstruação de quem toma anticoncepcional costuma durar menos tempo do que a menstruação verdadeira. Na maioria dos casos, os dias de maior fluxo são entre os 3 e 5, mas para algumas mulheres, só acontece 1 dia de grande fluxo.

Como é a Menstruação de Quem Toma Anticoncepcional?

Quem toma anticoncepcional só tem um sangramento de privação e não uma menstruação verdadeira, isto é, vem o sangramento sem o óvulo não fecundado e sem endométrio espesso. Esse sangramento é menor e às vezes mais escuro do que a menstruação normal.

Como Regular a Menstruação com Anticoncepcional?

Algumas mulheres tomam anticoncepcional justamente para regular a menstruação. O que acontece, na verdade, é que o anticoncepcional bloqueia os efeitos colaterais dos hormônios desregulados da mulher, como a Síndrome dos Ovários Policísticos, e os substituem pelos hormônios artificiais em doses estáveis todo dia. Assim, ao final do mês sempre desce o sangramento de privação e a mulher não se preocupa mais com a menstruação desregulada.

Quando Começa a Tomar Anticoncepcional, a Menstruação Para?

O hormônio contido nos anticoncepcionais tem um efeito idêntico ao de uma gravidez no ciclo menstrual: o corpo entende que não deve mais amadurecer um óvulo, portanto também não precisa menstruar. Por isso, é comum que quando se começa a tomar anticoncepcional no primeiro dia da menstruação, o fluxo vá diminuindo e o sangramento pare. Só vai descer novamente quando se fizer um intervalo na tomada das pílulas ocorrendo, consequentemente, uma queda de hormônios no corpo similar à menstruação.

Como Interromper a Menstruação com Anticoncepcional?

Algumas pessoas usam o anticoncepcional no meio da menstruação porque, com os hormônios artificiais, o fluxo cessa mais rápido. Porém, não é recomendável tomar hormônios por conta própria e iniciar e parar a qualquer momento. A pílula, quando iniciada, deve ser tomada até o final da cartela, para não desregular o ciclo.

Veja Também: Menstruar Duas Vezes ou Mais no Mês – Tem Algo de Errado Comigo?

Foto: Ceridwen

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

Quantos dias é normal atrasar a menstruação quando se toma anticoncepcional?

Nutricionista

CRN-3 55966

Graduada em Nutrição, pós-graduada em Nutrição Materno Infantil e com formação em Nutrição e Fertilidade. Possui, também, formação em Natural Chef (gastronomia funcional) e hoje é atuante na área clínica de atendimento nutricional às tentantes, casais, gestantes, lactantes, crianças e saúde da mulher.

Quantos dias é normal atrasar a menstruação quando se toma anticoncepcional?

Expert em Fertilidade

Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita. Já participou de diversos programas na TV, como o Hoje em Dia, Papo de Mãe, Jornal da Cultura, e já deu diversas entrevistas à rádio.

Quantos dias o anticoncepcional pode atrasar a menstruação?

Para quem toma anticoncepcional, a menstruação não é bem uma menstruação, mas um sangramento semelhante. Esse sangramento desce quando se faz a pausa da pílula, normalmente de 7 dias. O sangue pode vir no meio dessa semana de pausa, mas não pode atrasar mais que esses 7 dias.

Pode acontecer de atrasar a menstruação mesmo tomando anticoncepcional?

Pílula anticoncepcional. O uso errado ou a sua interrupção alteram o ciclo menstrual, que pode atrasar ou até mesmo deixar de ocorrer espontaneamente. Esteja atenta ao uso correto da pílula e, se necessário, procure um ginecologista.