Que cidade era a capital do estado do Mato Grosso ontem da criação do Mato Grosso do Sul?

Que cidade era a capital do estado do Mato Grosso ontem da criação do Mato Grosso do Sul?

Jéssica Fernandes

Assessoria UCMMAT

Oficialmente, em preservação e reconhecimento, hoje a capital de Mato Grosso é Vila Bela da Santíssima Trindade, que completa 268 anos. A transferência de sede do Estado é uma determinação da lei 10.377 de 2016 determinando que em todo dia 19 de março a cidade do oeste mato-grossense volte a ser capital estado.

Vila Bela da Santíssima Trindade foi fundada em 19 de março de 1752, pelo Capitão Dom Antônio Rolim de Moura, que chegou à região com ordens régias para instituir o governo da Capitania de Mato Grosso, desmembrada da Capitania de São Paulo.

Vila Bela foi escolhida especialmente para a instalação da primeira capital mato-grossense, com projeto elaborado em Portugal. Pode ser considerada uma das primeiras cidades planejadas do país. Até projeto para implantação da primeira Faculdade de Medicina no país, na capital de Vila Bela, nesse período colonial, foi determinado pela coroa portuguesa, o que não foi concretizado.

Forte em atração cultural e turística, pelas festas do Congo, da dança do Chorado, nas comemorações religiosas que misturam a cultura europeia, africana e indígena lembram os primórdios da História brasileira, conhecida pelas cachoeiras consideradas as mais belas do Brasil, lugares muito procurado e frequentado por turistas. A resistência dos escravos e a formação de quilombos, durante a colonização portuguesa, já demonstravam o desejo da liberdade, igualdade racial, social e luta pelos direitos humanos.

Não é exagero afirmar que a história do município de Vila Bela da Santíssima Trindade guarda a essência da memória de Mato Grosso e do Brasil. Localizada a 540 km a oeste de Cuiabá, fronteira com Bolívia, comemora hoje seus 268 anos com reconhecimento respeito e orgulho, não só pelas belezas e riquezas da região, mas pela determinação das pessoas que povoa essa terra.

Parabéns Vila Bela da Santíssima Trindade, pelos seus 268 anos.

Formato de Documento Portátil (PDF)

O documento PDF escolhido deverá abrir no navegador, caso o plug-in de leitura de PDF tenha sido instalado (por exemplo, uma versão atualizada do Adobe Acrobat Reader). Também é possível baixar o documento para o computador, onde pode ser lido através de um leitor de PDF. Para maiores informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, o portal Highwire Press possui um Frequently Asked Questions about PDFs. Outro endereço para ajuda é portal Baciotti em português.

Caso o documento não seja baixado automaticamente, clique aqui.

O Mato Grosso do Sul é uma unidade federativa localizada na região Centro-Oeste do Brasil. Tem como capital o município de Campo Grande, o mais populoso do estado. Sua paisagem natural é composta predominantemente por dois biomas, o Cerrado e o Pantanal, além de um relevo, em sua maior parte, plano. Trata-se de um grande produtor agropecuário, com destaque para a criação bovina e o cultivo de grãos.

Leia também: Regiões do Brasil – divisão do território de acordo com características semelhantes

Tópicos deste artigo

Dados gerais do Mato Grosso do Sul

  • Região: Centro-Oeste

  • Capital: Campo Grande

  • Governo: democracia representativa

  • Área territorial: 357.147,994 km² (IBGE, 2020)

  • População: 2.809.394 habitantes (IBGE, 2020)

  • Densidade demográfica: 6,86 hab./km² (IBGE, 2010)

  • Fuso: Horário Padrão do Amazonas (GMT -4 horas)

  • Clima: Tropical

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul fica localizado na região Centro-Oeste brasileira, tendo como capital o município de Campo Grande. Sua área territorial é de 357.147,994 km², o que o coloca na sexta posição entre as unidades federativas de maior extensão do país.

O território sul mato-grossense faz fronteira:

  • ao norte, com o Mato Grosso

  • a nordeste, com Goiás

  • a leste, com Minas Gerais e São Paulo

  • a sudeste, com o Paraná

A oeste, o estado faz divisa com dois países: Bolívia, em uma estreita faixa a noroeste, e Paraguai.

  • Clima do Mato Grosso do Sul

O tipo climático predominante no Mato Grosso do Sul é o Tropical, havendo variações entre o norte e sul do território. Enquanto nas áreas setentrionais a temperatura média fica em torno de 24,5 ºC, nas terras meridionais, as temperaturais anuais são mais baixas, variando na faixa dos 18 ºC aos 20 ºC.

O volume de chuvas é consideravelmente maior no centro do estado, podendo chegar à marca de 1500 mm anuais. Nas outras áreas, as métricas vão de 1000 mm a 1250 mm ao ano. Considerando o clima, a pluviosidade está concentrada nos meses de verão, sendo os invernos mais secos.

  • Relevo do Mato Grosso do Sul

O relevo sul-mato-grossense é bastante dissecado e marcado pelas baixas e médias altitudes, sendo caracterizado pela predominância de planaltos e planícies.

Conforme a classificação proposta por Jurandyr Ross, a maior parte do estado está inserida na unidade dos planaltos e chapadas da bacia do Paraná, que se estende pelas terras centrais e leste. Outro domínio planáltico que forma seu relevo são os planaltos e serras residuais do Alto Paraguai.

A depressão do Miranda abrange uma estreita faixa a oeste do estado, região essa em que predomina a planície do Pantanal, onde as cotas altimétricas ficam entre 100 m e 200 m. Trata-se da maior área alagável do planeta.

O ponto culminante do estado é o morro Grande, com 1065 metros de altitude e que se localiza próximo de outra importante área montanhosa do Mato Grosso do Sul, a serra da Bodoquena.

  • Vegetação do Mato Grosso do Sul

Que cidade era a capital do estado do Mato Grosso ontem da criação do Mato Grosso do Sul?
A vitória-régia é uma planta aquática característica do Pantanal, situado no oeste do Mato Grosso do Sul.

A cobertura vegetal do estado é composta por feições características detrês biomas. O principal deles é o Cerrado, que se espraia pela maior parcela do território sul-mato-grossense.

Em toda a faixa oeste do estado e principalmente no noroeste, há o predomínio do Pantanal. Nesse bioma é possível encontrar espécies vegetais que compõem outros quadros naturais, como do próprio Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica. Uma pequena parte da flora é endêmica, isto é, consiste em espécies originárias do bioma pantaneiro. Dispondo de grandes superfícies permanentemente alagadas, chamam atenção as plantas aquáticas, como as vitórias-régias.

Já no sudeste do estado, encontra-se uma área recoberta pela Mata Atlântica.

Veja também: Queimadas no Pantanal – ações antrópicas e naturais que ameaçam esse bioma

  • Hidrografia do Mato Grosso do Sul

O sistema de drenagem do estado se divide entre duas bacias hidrográficas: a do Paraguai e a do Paraná, respectivamente a oeste e a leste no território sul-mato-grossense. Seu divisor de águas são as serras de Maracaju e da Bodoquena, no centro-sul do estado. Os principais rios são: Aquidauana, Apa, Aporé, Miranda, Paraguai, Paraná, Paranaíba e Sucuriú.

Mapa do Mato Grosso do Sul

Que cidade era a capital do estado do Mato Grosso ontem da criação do Mato Grosso do Sul?
Fonte: IBGE.

Demografia do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é o estado menos populoso do Centro-Oeste, com 2.809.394 habitantes, o equivalente a 17% de toda a população da região. Além disso, reúne uma parcela de 1,3% da população brasileira, ficando na 21ª colocação entre os estados. À época do Censo Demográfico de 2010, a distribuição populacional era de 6,86 hab./km². Com os dados de 2020, tem-se um valor de 7,86 hab/km².

A maior parte da população sul-mato-grossense vive nas cidades, sendo a taxa de urbanização de 85,63%. Campo Grande, capital do estado, é o município mais populoso, com 906.092 habitantes. Logo na sequência está Dourados, com 225.495 habitantes.

O estado possui o segundo maior contingente de população autodeclarada indígena no país, que, em 2010, era de 73.295 pessoas. Esse valor representava 9% de toda a população autodeclarada indígena no Brasil, segundo o Censo do IBGE de 2010. A população do estado é composta, ainda, por migrantes de outros estados brasileiros, como Minas Gerais e Paraná, e países como Bolívia, Paraguai, Portugal, Japão, Líbano, entre outros.

Divisão geográfica do Mato Grosso do Sul

A divisão territorial do estado do Mato Grosso do Sul é feita por meio de regiões geográficas intermediárias e imediatas, conforme a classificação do IBGE em vigor desde 2017. Assim, os 79 municípios sul-mato-grossenses estão agrupados em 12 regiões imediatas. Estas, por sua vez, formam as três regiões intermediárias listadas a seguir:

  • Campo Grande, que abrange toda a porção central e leste do estado;

  • Dourados, ao sul e parte do sudeste;

  • Corumbá, a oeste.

Bandeira do Mato Grosso do Sul

Que cidade era a capital do estado do Mato Grosso ontem da criação do Mato Grosso do Sul?

Economia do Mato Grosso do Sul

O Produto Interno Bruto (PIB) do Mato Grosso do Sul é de R$ 106,96 bilhões, valor esse que corresponde ao menor PIB da região Centro-Oeste do país e ao 15º em escala nacional. A economia do estado equivale a 1,5% do PIB brasileiro.

De acordo com os dados do IBGE para 2018, o setor de serviços corresponde à principal parcela do PIB sul-mato-grossense, com 40,09%. Na sequência está a indústria, com uma fatia de 22,26%, e, por fim, a agropecuária, que responde por 19,02% do valor agregado.

O Mato Grosso do Sul é um grande produtor de grãos, dos quais a soja é o carro-chefe. Além desse, outros cultivos são importantes para as receitas do estado, como é o caso do milho, cana-de-açúcar, algodão e trigo. A pecuária bovina é também uma das atividades de destaque do setor primário. A indústria estadual é composta por ramos como o de papel e celulose, construção civil, alimentos, e química.

No setor de serviços, têm grande importância o turismo e as atividades a ele atreladas, o que se deve, principalmente, às belas paisagens naturais encontradas no Pantanal.

Que cidade era a capital do estado do Mato Grosso ontem da criação do Mato Grosso do Sul?
A soja lidera a produção agrícola no Mato Grosso do Sul.

Governo do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul consiste em uma democracia representativa. Eleições estaduais são realizadas, a cada intervalo de quatro anos, para que a população possa indicar os seus representantes. Um deles é o governador, que chefia o Poder Executivo do estado. O Legislativo é formado por três senadores, oito deputados federais e 24 deputados estaduais.

Infraestrutura do Mato Grosso do Sul

Importantes vias federais atravessam o território sul-mato-grossense e promovem a sua integração com outros estados brasileiros e também com países vizinhos, chegando até sua região fronteiriça. Destaca-se, nesse caso, a BR-262, que vai até a cidade de Corumbá, próximo da divisa com a Bolívia. Além dela, passam pelo estado a BR-163, BR-158, BR-060, entre outras.

O transporte hidroviário se dá, principalmente, pelas hidrovias Paraguai-Paraná, que atravessa o noroeste e parte do oeste do Mato Grosso do Sul até a fronteira com o Paraguai, e Tietê-Paraná, na divisa com o estado de São Paulo. Além das hidrovias, dois ramais ferroviários atendem o estado, entre os quais está a Malha Oeste, que se estende também pelo território paulista.

O principal aeroporto do Mato Grosso do Sul fica na capital, Campo Grande.

Leia também: Qual é a relação entre infraestrutura e desenvolvimento?

Cultura do Mato Grosso do Sul

As manifestações culturais sul-mato-grossenses são oriundas das tradições e dos costumes característicos dos povos que compõem a sua população, como os africanos, portugueses, migrantes vindos de países vizinhos, como paraguaios e bolivianos, bem como hispânicos, asiáticos, entre outros. A principal influência, entretanto, vem das populações indígenas.

O trabalho artesanal é uma das expressões que traz consigo a identidade dos diversos povos indígenas que vivem no Mato Grosso do Sul. As peças são feitas com matérias-primas como a palha e o barro.

Muitas das festividades do estado estão diretamente ligadas à produção local ou regional bem como a motivos religiosos. Podemos citar: Festa do Divino, Procissão dos Navegantes, Festa do Peixe, Banho de São João, Festa do Sobá, entre outras.

Alguns pratos típicos são o sobá, o porco no rolete, o peixe à pantaneira e o arroz com guariroba. O tereré é uma das bebidas típicas do Mato Grosso do Sul, que leva em seu preparo erva-mate triturada e água fria.

História do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul se tornou um estado no ano de 1979, quando foi oficializada a sua separação do Mato Grosso. O movimento de divisão dos territórios começou a ganhar corpo muito antes, em 1889, quando políticos de Corumbá, no noroeste do atual estado, propuseram que a capital do Mato Grosso fosse transferida para essa cidade. À época, a sede do governo ficava em Cuiabá, que é, ainda hoje, capital mato-grossense.

Inicialmente apoiado pelas elites (em sua maioria fazendeiros), a partir da década de 1930, o movimento de separação ganhou suporte de parte dos militares, e Campo Grande se tornou o seu principal centro político.

No Estado Novo, por meio da política conhecida como “Marcha para o Oeste”, foi criado, em 1943, o território de Ponta Porã, visando à proteção da fronteira brasileira, e, assim, deixando de fora dos seus limites a cidade de Campo Grande, que fica no centro do atual estado. A dissolução daquele território aconteceu pouco tempo depois, em 1946, no governo de Eurico Gaspar Dutra.

O Mato Grosso do Sul foi criado, em 11 de outubro de 1977, por meio da promulgação da Lei Complementar 31 pelo então presidente Ernesto Geisel, que também nomeou o primeiro governador estadual, Harry Amorim Costa. Este tomou posse em 1º de janeiro de 1979, ano em que o Mato Grosso do Sul se tornou oficialmente um estado.

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Que cidade era a capital do estado do Mato Grosso antes do Mato Grosso do Sul?

De acordo com o primeiro projeto de lei, o novo estado seria chamado de Campo Grande. Quando o Congresso Nacional aprovou a lei e o presidente do Brasil sancionou, em 11 de outubro do mesmo ano, o nome do estado foi mudado para Mato Grosso do Sul. Foi decidido que a capital do novo estado seria Campo Grande.

Que cidade era a capital do estado do Mato Grosso ontem da criação de Mato Grosso do Sul?

O território do Mato Grosso foi dividido em 1977, com a criação do Estado do Mato Grosso, cuja capital é Campo Grande e a sigla MS. Os movimentos separatistas, porém, são antigos. O primeiro levante separatista ocorreu em 1892, ainda no governo de Floriano Peixoto, mas não teve sucesso.

Que cidade era a capital do estado do Mato Grosso antes da criação do Mato Grosso do Sul Cuiabá Manaus Londrina Palmas?

Mas, um século depois de sua fundação, Cuiabá foi alçada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, e tornou-se a capital da então província de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835 (antes a capital da província era Vila Bela da Santíssima Trindade).

Que cidade era a capital de Mato Grosso?

Primeira capital de Mato Grosso, a pequena Vila Bela da Santíssima Trindade é um dos municípios com maior potencial turístico de Mato Grosso. No centro de Vila Bela , estão as ruínas de uma catedral do período colonial. Ela é um símbolo da cidade e constitui o marco de uma história que começa em 1752 .