Que comida dar para cachorro que não quer comer?

  • CACHORROS
  • GATOS
  • ROEDORES
  • MAIS RECENTES

Está com problemas com seu animal, só pensando “meu cachorro não quer comer, será que ele está doente?” e precisa de ajuda? Vamos ajudar. Aqui, você vai encontrar os motivos para seu cão não comer.

Que comida dar para cachorro que não quer comer?

Esses momentos são realmente de muita aflição, exigem calma e atenção do tutor para ajudar seu amigo. A falta de apetite pode ser sinal de alguma doença, mas nem sempre é o caso. Veja as possibilidades:

Rejeição ao alimento

Se você pensou “meu cachorro não quer comer, porque não gostou da ração”, isso pode estar correto, principalmente se você trocou a marca ou tipo de alimento de forma brusca.

A troca de ração deve ser lenta, misturando o alimento antigo ao novo conforme a indicação da embalagem do produto. Uma dica é voltar totalmente à ração antiga e ver se o cachorro não quer comer mesmo ou está rejeitando a nova ração.

Armazenamento da ração

Outro motivo para o tutor pensar “meu cachorro não quer comer” sem apresentar qualquer outro sintoma pode estar relacionado com a forma como você armazena a ração.

Muitas vezes, o tutor compra a ração em grandes quantidades, fica abrindo e fechando a embalagem toda vez que vai servir o alimento para o cão. Nesse caso, a ração pode perder a crocância e ficar rançosa, fazendo o animal não querer comê-la.

Se a causa provável é essa, fracione a ração em potes bem fechados e protegidos da luz. Assim, ela vai manter sabor e aroma, ficando crocante mesmo que seja guardada por algum tempo.

Isso pode acontecer também com rações vendidas a granel ou por peso. Esse tipo de venda não garante que a qualidade do produto se mantenha, uma vez que ele fica armazenado em locais que o deixam em contato com a luz e sujeito a oxidações.

Introdução de um novo animal ou bebê na casa

A chegada de novos integrantes na família pode ser um fator estressante para o animal e pode levar o tutor a se perguntar “meu cachorro não está comendo por ciúmes?”. Sim, pode ser ciúmes.

Quando existem novidades na família que deslocam a atenção dos familiares, o cachorro pode sentir ciúmes ou pensar que perdeu o lugar no coração dos entes queridos.

Por isso, é muito importante preparar o cão para essa mudança na casa e ajudá-lo a passar por esta situação com o menor estresse possível. Então, dê atenção redobrada para ele. O uso de feromônios sintéticos também pode ajudá-lo a se sentir mais tranquilo.

Que comida dar para cachorro que não quer comer?

Apetite seletivo

Está preocupado e pensando “meu cachorro não quer comer a ração”, então fornece outros alimentos para ele? Seu cachorro pode estar acostumado com essa troca e preferir os petiscos.

O apetite seletivo é uma característica comum em animais que comem outros alimentos além da ração. Muitos tutores ficam com dó do animal por só comer a ração, dando frutas e legumes ou misturando um “franguinho desfiado” na ração.

Esse tipo de alimentação, além de desequilibrar a dieta, faz o cachorro começar a rejeitar a ração e querer só os outros tipos de alimentos. Nesses casos, é possível introduzir a dieta caseira balanceada com a orientação de um veterinário nutricionista.

Falta de apetite associada com outros sintomas

Se o cachorro está sem vontade de comer e com algum outro sintoma, como vômito ou diarreia, isso pode ser motivo de preocupação. É muito comum o tutor procurar o veterinário e dizer “meu cachorro não quer comer e está com diarréia”.

Isso já ajuda o profissional a encaminhar o atendimento do animal, pois a diarreia é sinal de que o intestino está sofrendo com algum irritante, inflamação ou parasita. Quando o sintoma é só a perda do apetite, a lista de doenças a se investigar é enorme.

Se o cachorro não quer comer e está triste, é possível que ele esteja sentindo falta de algo ou alguém. Se um familiar está ausente, ele pode estar triste com a ausência e não comer. Se este não é o caso, muitas doenças podem deixar o animal prostrado. Dor é um dos principais motivos para os cães não comerem, mesmo que ele não demonstre mais nenhum sinal de dor além da falta de apetite. 

Agora, se o cachorro não quer comer e está vomitando, é sinal de que ele comeu algo que não fez bem ou pode ter uma doença sistêmica, como um problema renal ou hepático, provocando o vômito. Nesse caso, o melhor a fazer é levar seu amigo ao veterinário.

O que fazer?

Diante disso tudo, o que fazer quando o cachorro não quer comer? Primeiramente, verifique se não é um caso de rejeição à ração: ofereça algo diferente e veja se ele come. Se comer, é possível que ele apenas não queira a ração.

Que comida dar para cachorro que não quer comer?

Se ele continuar sem comer, verifique se ele não está com febre, sente falta de alguém ou pensa que perdeu lugar, porque chegou um novo cãozinho, gatinho ou bebê na família. Caso não seja nenhuma dessas hipóteses, converse com seu veterinário de confiança. Ficou aliviado? Estamos felizes por ajudar. Para saber mais sobre seu amigo, visite nosso blog!

Que comida dar a um cão quando ele não quer comer nada?

"Se o animal está com a saúde em dia, mas se recusa a comer por questões comportamentais, pode-se oferecer alimentação úmida própria para os animais (sachês e pastas). Pode-se também misturar alguma fonte de proteína na ração, como ovo cozido ou carnes cozidas com pouca gordura e sem tempero algum.

O que é bom para abrir o apetite de cachorro?

O que é bom para abrir o apetite do cachorro?.
Leve-o para um passeio antes das refeições..
Brinque com ele..
Use brinquedos interativos com dispenser para petiscos..
Ofereça petiscos (nunca em excesso)..
Misture sachê para cães à ração seca..

Qual o remédio caseiro para abrir apetite de cachorro?

Para abrir o apetite de cachorro você pode oferecer outros alimentos. Para fazer isso, recomendamos adicionar carnes magras, como frango e peru, pedaços de presunto sem sal, cenoura, iogurte desnatado e frutas na dieta de seu amigo peludo.

O que é bom pra cachorro fraco?

Tratamento. O tratamento do cachorro com fraqueza vai variar de acordo com o diagnóstico. Caso a apatia do cão esteja ligada a um quadro de desidratação, por exemplo, é provável que, antes dos exames complementares serem feitos, o médico-veterinário já dê início à fluidoterapia (soro na veia).