Que grupos sociais estavam interessa dos nessa Centrali zação e quais eram as razões desse in teresse 15?

Que grupos sociais estavam interessados nessa centralização e quais eram as razões desse interesse?

RESPOSTA:

Para os nobres que voltaram das Cruzadas e encontraram suas terras abandonadas, era vantajoso apoiar um Estado forte e centralizado em troca de alguns privilégios. Para a burguesia, a centralização do poder significava o uso de uma mesma moeda e de um padrão único de pesos e medidas, o que facilitaria as atividades comerciais. Ao mesmo tempo, a cobrança de impostos passaria a ser feita apenas pelo Estado, e não mais pelos feudos, tornando mais barato o comércio entre diferentes regiões. Aos reis interessava o apoio da burguesia, que tinha o dinheiro necessário para a manutenção das despesas do Estado. A burguesia também fornecia pessoal capacitado para a administração, já que estava habituada a administrar seus negócios. 

Que grupos Sociaisestavam interessa dos nessa Centrali zação e quais Eramas razões desse in teresse?

Quase sempre estiveram envolvidos nesse processo de centralização do poder os mesmos grupos sociais: os reis, a burguesia e os nobres feudais. Cada um desses grupos era movido por interesses próprios. Muitas vezes, esses interesses eram convergentes; outras vezes, radicalmente opostos.

Quais os interesses que permitiram a centralização do poder do rei?

Fatores socioeconômicos: a aliança rei-burguesia..
Fatores políticos e religiosos: os nobres e a Igreja perdem seu poder..
Fatores culturais..
Apoio da burguesia e política financeira do Estado..
Fortalecimento militar: os exércitos nacionais..
A diplomacia..

Qual foi o principal grupo social que se aliou ao rei e apoiou a centralização política quais eram os seus interesses?

Qual foi o principal grupo social que se aliou aos reis e apoiou a centralização política? Quais eram os interesses envolvidos nessa aliança? RESPOSTA: A burguesia comercial se aliou aos reis porque pretendia driblar os tributos e as variadas moedas cunhadas em cada feudo, o que prejudicava seus negócios.

Por que a centralização do poder nas mãos do rei foi importante para a burguesia?

Isso porque a burguesia sentia-se prejudicada pelos senhores feudais, que cobravam altos tributos e não ofereciam as condições necessárias para o desenvolvimento da atividade mercantil. Desta forma, a classe burguesa que ganhava poder apoiou a centralização do Estado na figura de um rei absolutista.