Queda de avião em piracicaba sp

O velório da família Silveira Mello, morta na queda de um avião nesta terça-feira (14), acontece no Espaço Beira Rio, no centro de Piracicaba, no interior paulista, na manhã desta quarta-feira (15). Das 9h às 10h30, a cerimônia será fechada para a família, mas das 10h30 às 15h, o local fica aberto ao público.

Os sepultamentos de Celso Silveira Mello Filho, de 73 anos, Maria Luiza Meneghel Silveira Mello, de 71 anos, e os filhos Camila, de 48 anos, Fernando e Celso, de 46 anos, serão às 15h30 no Cemitério da Saudade, no bairro Vila Monteiro.

Os corpos do piloto e copiloto foram levados para o IML (Instituto Médico Legal) de Piracicaba e não há informações sobre velório e enterro.

Na queda da aeronave, sete pessoas morreram na hora, entre elas os cinco integrantes da mesma família que viajavam juntos pela primeira vez.

A caixa preta do avião já foi localizada e poderá ajudar as autoridades a entender o que provocou a queda da aeronave.

Vítimas

Acionista da Cosan, Celso Mello Filho tinha 73 anos, era economista e empresário, se dedicava às atividades de agropecuária e culturas de milho e soja, e também foi coordenador-geral na implantação de projetos nas Usinas Costa Pinto e Santa Bárbara entre as décadas de 1970 e 80.

Ele ainda foi presidente do XV de Piracicaba, time de futebol tradicional da região, em duas oportunidades, e atualmente estava no Conselho Deliberativo do clube, que lamentou o acidente.

O piloto, Celso Elias Carloni, de 39 anos, trabalhava com aviação há quase duas décadas, segundo o perfil na rede social LinkedIn. Giovanni Gullo, de 24 anos, era o copiloto da aeronave e também faleceu no acidente.

O caso

Sete pessoas morreram após a queda de uma aeronave às 8h30 desta terça, na rua Cezira Giovanni Moretti, no bairro Santa Rosa, em Piracicaba.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave King Air 360, de prefixo PS-CSM, decolou do aeroclube de Piracicaba e, após cerca de 15 segundos, caiu em uma plantação de eucaliptos, ao lado do Parque Tecnológico.

O impacto da queda do bimotor provocou um incêndio que se alastrou pela vegetação. Um circuito de segurança, que a Record TV obteve, registrou o momento. Seis viaturas dos bombeiros foram acionadas por volta de 8h40 e atenderam a ocorrência.

Policiais do 4º DP da cidade foram informados sobre a queda de um avião na região. Em um morro foram localizados os destroços da aeronave ainda com focos de incêndio. 

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o CVA (Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade) estava na data de validade, por isso a situação de aeronavegabilidade era normal. Por enquanto, o motivo do acidente é desconhecido.

A queda do avião em Piracicaba, no interior de São Paulo, na última terça-feira (14), pode ter relação com a falha de um dos dos motores da aeronave.

O acidente vitimou o empresário Celso Silveira Mello Filho, acionista da Cosan, que tem seu irmão, Rubens Ometto Silveira Mello, como presidente do Conselho de Administração. A mulher e três filhos do empresário, além do piloto e copiloto do avião, também morreram no acidente.

A aeronave é do modelo King Air 250, uma das mais modernas e bem equipadas do mercado. A linha é bastante popular, com quase 50 anos de existência, e são 400 aviões desse modelo que voam no Brasil.

Vídeos da decolagem indicam algo que se conhece na teoria de voo como assimetria de potência. Um avião bimotor depende, para voar de forma segura, que os dois motores funcionem com a mesma potência. Quando um motor gera menos potência que o outro, o avião está em situação de assimetria — o que coloca o piloto diante de decisões rápidas e difíceis, dependendo da causa que levou ao problema.

As imagens da câmera de segurança de residência próxima ao local do acidente reforçam essa possibilidade. Momentos antes da queda, a aeronave estava “em faca”, expressão usada por pilotos quando a asa que está gerando mais potência vira para cima da com menor potência. Essa posição é praticamente irrecuperável para qualquer piloto, sobretudo, quando está tão próximo do solo.

Imagens de câmera de segurança de uma residência registraram o momento da queda de uma aeronave em Piracicaba, interior de São Paulo, na manhã desta terça-feira (14).

O Corpo de Bombeiros confirmou que todas as sete pessoas que estavam na aeronave faleceram com a queda.

Mais tarde, as vítimas foram identificadas como Celso Silveira Mello Filho, acionista da Cosan, além da mulher do empresário, Maria Luiza Meneghel, os três filhos (Celso, Fernando e Camila), o piloto Celso Carloni e o copiloto Giovani Gulo também morreram no acidente.

O acidente aconteceu em área de vegetação rural na Rua Cezira Giovanoni Moretti, em região mais afastada do centro.

Segundo informações da Prefeitura de Piracicaba, a queda ocorreu no bairro Santa Rosa, ao lado do Parque Tecnológico, cerca de 15 segundos após a decolagem do Aeroporto Municipal Pedro Morganti.

O avião é de pequeno porte e de aviação executiva, contratada sob demanda. Nas imagens da câmera de segurança, é possível ver o avião caindo e explodindo momentos após tocar o solo.

O prefeito da cidade, Luciano Almeida, compareceu ao local junto com aproximadamente 100 pessoas que estavam no local para prestar assistência. No fim da manhã, os bombeiros ainda combatiam o incêndio no local.

Qual foi o motivo da queda do avião em Piracicaba?

A causa do acidente ainda não foi esclarecida. Ainda não foi esclarecido porque a aeronave caiu apesar de ser considerada nova por especialista (foi fabricada em 2019), ter passado por manutenção um dia antes do acidente e estar com a documentação em ordem.

Quem era a família do avião que caiu?

Os sepultamentos de Celso Silveira Mello Filho, de 73 anos, Maria Luiza Meneghel Silveira Mello, de 71 anos, e os filhos Camila, de 48 anos, Fernando e Celso, de 46 anos, serão às 15h30 no Cemitério da Saudade, no bairro Vila Monteiro.

Quem morreu Queda avião Piracicaba?

Um dos paraquedistas que morreu após o pouso forçado de um avião em Boituva (SP), nesta quarta-feira (11), era de Piracicaba (SP). Wilson José Romão Junior era instrutor de salto há anos. Juninho Skydive, como era conhecido, tinha 38 anos e era ativo nas redes sociais.

Qual o valor do avião que caiu em Piracicaba?

O avião Beechcraft King Air B200GT que caiu em Piracicaba, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (14), tem capacidade para até 8 passageiros e custa, em média, um novo, mais de R$ 35 milhões, segundo especialistas ouvidos pelo G1.