Quem é mickey mouse

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Quem é mickey mouse

Mickey e Minnie Mouse: personagens fazem 90 anos (Foto: Flickr/nagi usano)

Criação do produtor Walter Elias Disney, mais conhecido como Walt Disney, o ratinho Mickey Mouse é um dos personagens mais emblemáticos da cultura mundial. A aparição que lhe rendeu o sucesso foi no filme Steamboat Willie – que recebeu três traduções no Brasil: "Willie do Barco a vapor", "O Vapor Willie", e "Guilherme, o timoneiro" – lançado em 18 de novembro de 1928.

Desde então, a data foi considerada aniversário do Mickey – e ainda o de Minerva "Minnie" Mouse, que também dá as caras no longa de animação. 

Quem é mickey mouse

O casal mais icônico de Hollywood, Mickey e Minnie, completa 90 anos (Foto: Flickr/Carlos)

Apesar das suas orelhinhas serem referência (e reconhecíveis) no mundo inteiro, há fatos sobre os ratinhos que muita gente não sabe. Por isso, fizemos uma lista com algumas curiosidades sobre os personagens: 

1. Coelhinho, que trazes pra mim?
O primeiro personagem elaborado por Walt Disney foi Oswald, o Coelho Sortudo, em parceria com a empresa Ub Iwerks. O bichinho animado foi bastante bastante popular nos Estados Unidos entre as décadas de 1920 e 1930. Quando Disney foi até Nova York tentar conseguir dinheiro para uma produção cinematográfica do coelho, investidores da Universal deram uma resposta negativa, causando uma briga entre eles, que terminou com a companhia dona dos direitos autorais do desenho. Foi só nos anos 2000 que a The Walt Disney Company comprou os direitos de Oswald de volta.

Quem é mickey mouse

Oswald, o Coelho Sortudo (Foto: Flickr/Hirotomo T/Creative Commons)

2. Ideia no expresso 
Sem autoridade sobre o coelho, Disney pega um trem para retornar a Los Angeles. No trajeto ele tem a ideia de criar um novo personagem: um ratinho com proporções circulares e orelhas marcantes. 

3. Como vai chamar?
O nome dado à criatura foi Mortimer e o sobrenome, Mouse (rato, em inglês), para evidenciar que o desenho era um roedor muito simpático. Lilian, esposa de Disney, contudo, achou a nomenclatura pouco convidativa para crianças e surgeriu Mickey. A partir disso surgiu Mickey Mouse e seu par romântico, Minnie Mouse. 

4. Apertem os cintos, o piloto sumiu
O primeiro filme em que Mickey e Minnie apareceram foi Plane Crazy (traduzido como "O Maluco do Avião"), lançado em maio de 1928. O longa de animação era mudo e não chamou muito a atenção de distribuidores, tornando-se um fracasso.

Quem é mickey mouse

Plane Crazy (Foto: Reprodução/Disney)


4. Continue a nadar
Mesmo assim, Disney não desanimou e lançou em novembro daquele ano Steamboat Willie, o primeiro filme que sincronizou animação e som no cinema. A produção foi um sucesso tremendo e conquistou o público.  

Quem é mickey mouse

Steamboat Willie (Foto: Reprodução/Disney)


5. Dogão completo?
Mickey foi o primeiro desenho animado a falar no cinema. Isso foi em 1929, com o curta-metragem The Karnival Kid. Suas primeiras palavras foram "hot dog, hot dog". Ele sabe como é bom um cachorro-quente! Na ocasião, o próprio Disney fez a voz do personagem. Posteriormente, a dublagem foi feita por outros atores. 

Quem é mickey mouse

The Karnival Kid (Foto: Reprodução/Disney)

6. Você quer, Leonardo DiCaprio?
Completando noventa anos de idade, Mickey já apareceu em mais de 130 filmes. Destes, 10 foram indicados ao Oscar. A produção Me Dê Uma Pata (1941), estrelada por Mickey e seu cachorro Pluto, ganhou a estatueta de Melhor Curta-Metragem de Animação. O ratinho também participou da premiação do Oscar duas vezes: em 1998 ele subiu ao palco para entregar um envelope ao ator Tom Selleck. E depois em 2003, quando ficou ao lado da atriz Jennifer Garner. 

7. Jingle Bells
Mickey chegou na televisão em 1950. Na época, Disney produziu o especial natalino One Hour in Wonderland, exclusivo para a telinha. 

Quem é mickey mouse

Minnie e Mickey Mouse de pelúci (Foto: Pixabay/Alexa_Fotos/Creative Commons)

8. Contraste
A suposta razão pela qual Mickey e Minnie – e seus amigos – têm as mãos brancas é simples: dessa maneira os espectadores que assistiam aos filmes podiam distinguir quando as mãos estavam contra seus corpos. Além disso, os personagens teriam quatro dedos para economizar dinheiro dos estúdios e tempo dos animadores. 

9. Medidas exatas
Para os atores que pretendem trabalhar como Mickey fantasiado em algum dos parques temáticos da Disney pelo mundo, é preciso ter entre 1,47 e 1,58 de altura. Além disso, é necessário conseguir fazer a assinatura do Mickey corretamente usando grandes luvas brancas. 

Quem é mickey mouse

Mickey Mouse em parque da Disney (Foto: Reprodução/Disney)

10. Estrela até no chão
Em 1978, Mickey se tornou o primeiro personagem animado a ganhar uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Minnie também conseguiu a dela, em janeiro de 2018. 

Quem é mickey mouse

Estrela da fama de Mickey Mouse (Foto: freshwater2006/Wikimedia Commons)

11. Volta ao mundo
Em alguns países o nome de Mickey Mouse é diferente. Na Itália, ele é conhecido como Topolino; na Alemanha, como Micky Maus; e na China, como Mi Lao Shu. Na língua espanhola, é Raton Mickey, sendo que na Colômbia é Rato Miguelito. Já em sueco ficou Musse Pigg, e, em finlandês, Mikki. 

12. Para ter dentro de casa
Mickey Mouse foi o primeiro personagem ser licenciado em escalas enormes. Os produtos iniciais com a carinha (e orelhas) do ratinho surgiram na década de 1930 – e não pararam mais. 

Quem é mickey mouse

Balões de Minnie e Mickey Mouse (Foto: Pixabay/Gullah/Creative Commons)

Qual é a história do Mickey Mouse?

Após a recusa dos investidores, durante a viagem para casa com a esposa em um trem, Walt Disney começou a desenhar um ratinho alegre de orelhas redondas… que se chamaria Mortimer. Porém, a esposa foi um pouco mais sensata e sugeriu chamá-lo de Mickey e assim surgiu o famoso Mickey Mouse!

Porque o Mickey Mouse é um rato?

Quando estava desenvolvendo a história de Mickey, Walt Disney o desenhou primeiro como um coelho, que recebeu o nome de Oswald. Um ano depois, ele decidiu homenagear seu camundongo de estimação que tinha quando criança e então Mickey tomou a forma de um rato.

Qual é o significado da palavra Mickey Mouse?

No inglês, abreviação de Michal, do hebraico Mika'el ("à semelhança de Deus"). O camundongo Mickey Mouse é o personagem mais famoso de Walt Disney.

Que animal e Mickey Mouse?

Por isso, Mickey, um rato, pode ter um cachorro como animal de estimação, e Pateta pode ser seu amigo, mesmo sendo da mesma espécie de Pluto. Não é o único caso em que aparece esse paradoxo nas histórias da Disney.

Quais são as características do Mickey Mouse?

Personalidade. Um pouco esquecido e extremamente imaginativo. Mickey Mouse às vezes escolhe diversão e aventura do que um longo e cansativo trabalho, uma caracteristica detestada por Minnie Mouse.

Qual é o nome verdadeiro do Mickey?

O nome do Mickey Inicialmente, o nome de Mickey seria 'Mortimer'. A esposa de Walt Disney, Lilian, o convenceu a mudar de nome porque achou 'Mortimer' formal demais.