Quem é o atual campeão mundial

Disputado desde 1960, o Mundial de Clubes já teve o formato alterado diversas vezes. O atual modo de disputa está em vigor desde 2005, mas já houve decisão em jogos de ida e volta, melhor de três, jogo único e até um novo formato que está engavetado devido à pandemia do novo coronavírus (a cada quatro anos, com mais times, e que estava programado para estrear em 2021).

Futebol ao vivo ou quando quiser? Clique aqui e teste o DAZN grátis por um mês!

O São Paulo continua sendo o clube brasileiro com mais títulos mundiais, com três conquistas (1992, 1993 e 2005). Porém, o Tricolor está muito distante dos sete títulos que o Real Madrid conquistou (foram quatro nos últimos seis anos).

Nas últimas edições do Mundial de Clubes, a América do Sul foi representada por equipes brasileiras. Em 2019, O Flamengo de Jorge Jesus tentou ser o primeiro clube não-europeu a vencer o campeonato desde 2012, quando o Corinthians conquistou o bicampeonato, mas parou na final para o Liverpool de Jurgen Klopp.

Já em 2020, o Palmeiras também teve sua chance no torneio, mas perdeu nas semifinais para o Tigres, do México, derrotado por 1 a 0, e depois ainda perdeu a disputa de terceiro lugar para o Al-Ahly, que venceu nos pênaltis após empate sem gols no tempo regulamentar. O campeão da edição 2020 foi o Bayern de Munique, que bateu o Tigres na decisão.

Agora, na edição de 2021, o Palmeiras novamente participou da competição, já que bateu o Flamengo por 2 a 1 na final da Copa Libertadores. O Verdão conseguiu a classificação para a final do torneio, após eliminar o Al Ahly, do Egito, nas semifinais. A grande final foi contra o Chelsea, atual campeão da Champions League, que se classificou para a final após eliminar o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Os Blues bateram o Verdão por 2 a 1 e conseguiram um titulo inédito da competição nesta edição de 2021.

Abaixo, a GOAL repassou a história dos Mundiais e de todos os times que já ergueram a taça de campeão do mundo até aqui.


Todos os campeões mundiais de clubes



Copa Intercontinental


A primeira versão do Mundial contava com o campeão europeu e o campeão sul-americano disputando o título em melhor de três: um jogo na Europa e o outro na América do Sul. Se necessário, um terceiro jogo era realizado para decidir o campeão. Este foi o formato jogado entre 1960 e 1979.


Copa Toyota


Quem é o atual campeão mundial

Em 1980, o Mundial Interclubes - como era popularmente chamado no Brasil - começou a ser disputado em jogo único, em um estádio neutro. O escolhido para todas as edições até 2001 foi o Estádio Olímpico de Tóquio. Entre 2002 e 2004, as finais foram disputadas no Estádio Internacional de Yokohama, também no Japão e palco da final da Copa do Mundo ocorrida no país.

Em caso de empate no tempo normal, previa-se prorrogação e, em último caso, disputa por pênaltis.


Primeiro Mundial de Clubes da Fifa, em 2000


Quem é o atual campeão mundial
Getty Images

A Fifa decidiu criar um campeonato que abrangesse mais clubes ao redor do mundo. O Mundial foi realizado em janeiro, no Brasil. O Morumbi e o Maracanã foram os estádios que sediaram o torneio. As equipes classificadas para o Mundial foram:

  • Ásia - Al-Nassr - Campeão da Supercopa da Ásia de 1998
  • África - Raja Casablanca - Campeão da Liga dos Campeões da CAF de 1999
  • América Central/Norte - Necaxa - Campeão da Liga dos Campeões da concacaf de 1999
  • América do Sul - Vasco da Gama - Campeão da Libertadores de 1998
  • Oceania - South Melbourne - Campeão da Liga dos Campeões da OFC de 1999
  • Europa - Manchester United - Campeão da Liga dos Campeões da Europa de 1999
  • País-sede - Corinthians - Campeão Brasileiro de 1998
  • Convidado da Fifa - Real Madrid - Campeão Mundial de 1998

Os times foram divididos em dois grupos de quatro. Os primeiros colocados de cada um disputaram a final, e os segundos colocados brigaram pelo terceiro lugar.

Corinthians e Vasco ficaram em primeiro em seus grupos e fizeram a grande final no Maracanã. Após o empate por 0 a 0, a decisão do título foi para os pênaltis. Por 4 a 3, o Corinthians venceu nas penalidades e se tornou o primeiro clube campeão de um mundial organizado pela Fifa.

Estava prevista uma segunda edição em 2001, mas a falência da ISL, empresa parceira da Fifa, fez com que a competição fosse descartada. O Palmeiras seria um dos times no torneio no ano seguinte, mas ele nunca aconteceu.


Mundial de Clubes da Fifa - formato atual (desde 2005)


Quem é o atual campeão mundial
Getty Images

A partir de 2005, a Fifa organizou o novo Mundial em um novo formato: os campeões continentais daquele ano jogariam um torneio de mata-mata. A partir de 2007, a competição abriu também uma vaga para um representante do país sede, e, ao todo, sete clubes disputam cada edição.

Os clubes da América do Sul e da Europa já entram direto nas semifinais, enquanto os outros ainda passam por fases preliminares.

Este novo formato possibilitou finalistas de fora do eixo América do Sul-Europa. A primeira vez que isso aconteceu foi em 2010, quando o Mazembe eliminou o Internacional na semifinal. A equipe do Congo perdeu para a Inter de Milão na final daquele ano. Em 2020, o mesmo fenômeno se repetiu, com o Tigres eliminando o Palmeiras na semifinal para jogar a decisão contra o Bayern.

As sedes do torneio foram mudando ao longo dos anos. Entre 2005 e 2008, o torneio aconteceu no Japão, que também recebeu a competição em 2011, 2012, 2015 e 2016. Os Emirados Árabes Unidos receberam a competição quatro vezes: 2009, 2010, 2017 e 2018. Os Mundiais de 2013 e 2014 aconteceram no Marrocos.

A edição de 2019 foi realizada no Qatar, mesma sede da edição 2020. O país recebe também a Copa do Mundo de 2022. Nos Mundiais de Clubes, inclusive, estádios construídos para a Copa já foram utilizados.

Em 2021, um novo formato de Mundial de Clubes estava programado para entrar em vigor. Entre as principais mudanças, o torneio seria disputado de quatro em quatro anos, teria oito representantes europeus e seis sul-americanos, além de três da África, Ásia e da Concacaf, e um da Oceania. A China, inclusive, havia sido escolhida como sede, com cidades já definidas para receber os jogos.

No entanto, a pandemia fez a Fifa adiar os planos e deixar o novo formato engavetado. A China, epicentro do início da pandemia, também já deixou de ser o país-sede da edição 2021. Assim, o torneio segue no formato atual e acontece nos Emirados Árabes Unidos.

Já a edição 2020 aconteceu entros os dias 4 e 11 de fevereiro de 2021. O Palmeiras foi um dos candidatos ao título, classificando-se após bater o Santos na final da Libertadores 2020, mas ficou pelo caminho nas semis, sendo derrotado por 1 a 0 pelo Tigres (os mexicanos depois perderam a final para o Bayern de Munique também pelo placar mínimo).

Escolha dos editores

  • Arsenal propõe 20 milhões de libras por Danilo, do Palmeiras
  • Futebol na TV: a programação dos jogos de hoje
  • Tudo sobre as semis da Libertadores 2022
  • As camisas das seleções da Copa do Mundo 2022
  • Os artilheiros e garçons da Premier League

Quem foi o campeão mundial 2022?

No último sábado (30), o Brasil venceu a Polônia na final da FIFAe Nations Cup 2022, a Copa do Mundo de FIFA 22, e ganhou o título mundial inédito na competição. A eSeleção brasileira foi composta por três jogadores e um técnico.

Quem tem mais título mundial?

Real Madrid é o time com mais títulos internacionais no mundo; veja a lista - 29/05/2022 - UOL Esporte.

Quem venceu a última Copa do Mundo de futebol masculino?

Final da Copa do Mundo FIFA de 2018.

Qual é o maior campeão mundial brasileiro?

Quem é o maior campeão mundial do Brasil? O São Paulo continua sendo o clube brasileiro com mais títulos mundiais, com três conquistas (1992, 1993 e 2005).