Quem é o profissional de enfermagem

Todos os profissionais, sejam ou não da área da saúde, desejam ser bons o suficiente para se tornarem disputados no mercado. Mas, o que fazer para que isso aconteça com o profissional de enfermagem?

Quem opta por se tornar um profissional de enfermagem, certamente não tomou esta decisão da noite para o dia.

É preciso ter vocação, dedicação e admiração pela profissão, antes de ser um profissional disputado no mercado de trabalho.

Por isso, hoje separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença para quem já fez sua graduação em enfermagem ou deseja começar os estudos na área da saúde.

A profissão e a carreira

A escolha da enfermagem como profissão, tem ganhado cada dia mais adeptos. Optar por esta graduação, não é mais visto com um olhar inferiorizado, como alguém que não conseguiu algo melhor, isso porque, ser enfermeiro é escolha.

Além disso, a profissão vem demonstrando sua importância, principalmente nos últimos anos.

Com a chegada da pandemia que se alastrou pelo mundo em 2020, a enfermagem se mostrou fundamental em diversos aspectos dentro da área da saúde.

Sendo essencial para salvar a vida de milhares de pessoas, seja por seus cuidados, atenção, profissionalismo e humanidade.

Além de ser essencial para garantir o bem-estar dos pacientes durante consultas ou internações, também auxilia na qualidade de vida das pessoas no geral.

Por isso, antes de falarmos sobre como se tornar um profissional de enfermagem disputado no mercado, também é importante ressaltar que, a instituição de ensino é fundamental na formação destes profissionais.

Por isso, escolha a sua com atenção.

A ideia de que a enfermagem era uma profissão menos importante, deixou de fazer parte da realidade da área da saúde há tempos.

Para atuar na enfermagem, assim como em diversos ramos dentro desta área, é preciso capacidade e dedicação. Isso porque, o profissional de enfermagem tem papel fundamental no sucesso do trabalho de toda uma equipe.

É normal que antes de se decidir pela graduação em enfermagem, muitos estudantes tenham dúvidas sobre a profissão e quais caminhos seguir após a formação, além de como ser um profissional requisitado no mercado.

Lembrando que, profissionais qualificados têm muito mais chances de se destacar no mercado de trabalho.

10 dicas para ser um profissional de enfermagem disputado

A graduação em enfermagem é apenas o princípio para quem almeja se tornar um profissional de excelência e disputado no mercado de trabalho.

A graduação é o início da jornada do profissional de enfermagem, por isso, deve ser feita com dedicação em uma instituição que ofereça todo o suporte ao aluno e o prepare para o futuro.

Veja as dicas que separamos para você:

– Invista em na formação: não basta apenas ter um diploma, isto é só um pedaço de papel, é preciso escolher uma instituição que lhe propicie as melhores e mais diversas experiências, de acordo com a área.

Onde você escolhe se formar pode contar muitos pontos a seu favor no mercado de trabalho.

Obviamente que, não basta escolher uma faculdade famosa, é preciso fazer jus a este nome e realmente se dedicar, mas quando se sabe a qualidade do ensino é mais fácil se destacar.

Quanto mais completa e ampla for a sua formação, mais chances de se adaptar ao dinamismo do mercado atual;

– Tenha inteligência emocional: a enfermagem é uma carreira cheia de desafios, por isso, é preciso ter boa preparação emocional para lidar com eles.

Desde os desafios cotidianos, até as angústias e receios dos pacientes e familiares precisam ser administrados por estes profissionais.

Sendo assim, o lado emocional precisa estar em equilíbrio para que não afete o dia a dia de trabalho;

– Aprenda a trabalhar em equipe: o profissional de enfermagem deve ter em mente desde a graduação que esta é uma carreira na qual o trabalho em equipe é essencial.

Médicos e enfermeiros devem trabalhar em harmonia, afinal o trabalho de um depende do outro e essa harmonia deve ser capaz de passar tranquilidade para pacientes e familiares;

– Tenha empatia: é importante se colocar no lugar do paciente e entender que o tratamento dispensado a ele pode fazer toda a diferença na experiência hospitalar;

– Tenha paciência: na enfermagem, muitas vezes, é preciso lidar com pacientes de todas as idades, com variados estados de humor e doenças de diferentes níveis de gravidade, por isso, paciência é fundamental;

– Tenha um plano de carreira: para ser disputado no mercado da enfermagem, também é preciso ter foco e objetivos futuros bem traçados.

Por isso, pense no que quer para o futuro, mas não se esqueça de alinhar com a sua realidade. Imagine os rumos de sua carreira nos próximos 3, 5, 10 anos e trabalhe para alcançar cada uma dessas metas;

– Não pare de estudar: se manter atualizado mesmo após a graduação é fundamental para se manter no mercado de trabalho.

A cada dia novas tecnologias surgem e é preciso entender o que se passa ao seu redor. Para se destacar é preciso conhecimento e para isso, é preciso estudar;

– Coloque o paciente acima de tudo: o enfermeiro deve trabalhar em prol do paciente, afinal é por conta deles que a carreira existe.

É necessário entender que, o bem-estar e a recuperação dos pacientes dependem da atenção, cuidados e até do carinho dos profissionais envolvidos em seu tratamento.

Um profissional de saúde que coloca as pessoas que precisam de seu auxílio em primeiro lugar, certamente terá lugar onde trabalhar.

Para saber mais sobre o curso de enfermagem e suas especialidades, visite o site da FCM Santa Casa, basta clicar aqui.

Confira também: Curso de Graduação em Enfermagem

Quem é profissional de enfermagem?

“A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade”. O profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.

Qual é a função do profissional de enfermagem?

São muitas as atribuições do enfermeiro, como: realizar triagens, preencher prontuários, oferecer os primeiros atendimentos, coletar exames, administrar medicamentos e monitorar o estado de saúde dos pacientes. Eles são os profissionais que estão na chamada “linha de frente”.

Como descrever a enfermagem?

É a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria.

Quem pode exercer a profissão de enfermagem?

A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação. Art. 3º – O planejamento e a programação das instituições e serviços de saúde incluem planejamento e programação de Enfermagem.