Quem é oxalá no catolicismo

Quem é oxalá no catolicismo

Sincretismo religioso é algo muito presente em todos os estados brasileiros. Nesse post, você verá quais são os respectivos santos católicos na Umbanda. Tanto o Candomblé quanto a Umbanda cultua os Orixás e aqui no Brasil são cultuadas 16 divindades africanas. Para os Umbandistas, cada um deles possui representação entre os santos católicos.

Orixás e santos católicos na Umbanda – Uma questão de sobrevivência

A relação dos santos católicos na Umbanda está diretamente ligada à História do Brasil. No período colonial, milhares de africanos foram brutalmente retirados de seu continente e trazidos para o Novo Mundo. Junto com eles, vieram seus conhecimentos, sua cultura e também suas crenças religiosas.

  • Aprenda qual a história da Umbanda e sua relação com o catolicismo 

Os colonizadores, além de escravizar os africanos ainda tentaram impor sua religião aos mesmos e, no esforço de manter sua fé, os negros passaram a fingir que estavam adorando os santos cristãos enquanto cultuavam seus Orixás. Com isso, surgiu o sincretismo religioso onde cada santo católico passou a fazer referência a uma divindade africana.

É importante salientar que a relação entre essas entidades costumam variar muito de acordo com o estado e região do país. Por esse motivo, é muito comum um santos católicos na Umbanda ser representado por diversos orixás diferentes em cada lugar.

Culto dos Orixás e santos católicos na Umbanda

Como dito anteriormente, os Orixás das religiões de matriz africana e do Candomblé também são cultuados na Umbanda. No entanto, quando falamos sobre o assunto em questão é preciso levar em consideração que essas entidades são cultuadas de maneira diferente nessas duas religiões.

As imagens utilizadas pelos umbandistas para representá-los são diferentes das
imagens dos candomblecistas e, algumas presentes na Umbanda, não estão no culto do Candomblé. Um exemplo dessas divindades são o preto velho, os caboclos e a pomba-gira, que são muito confundidas com Exú.

  • Saiba aqui quantos Orixás existem na Umbanda
  • Exú – Santo Antônio de Pemba ou santo Antônio
  • Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim
  • Ogum – São Jorge
  • Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio
  • Xangô – São Pedro ou São Jerônimo
  • Omolú – São Lázaro ou São Roque
  • Logun Edé – Santo Expedito
  • Oxum – Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição
  • Iemanjá – Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Glória.
  • Iansã – Santa Bárbara
  • Nanã Buruquê – Nossa Senhora Sant’ana
  • Ibeji – Cosme e Damião

Aproveitando que você já conhece quais são santos católicos na Umbanda, conheça mais sobre essa religião com os textos a seguir:

  • Aprenda aqui quais são os dias de cada Orixá
  • Veja qual a origem da Umbanda aqui 
  • Conheça o canto da Umbanda agora
  • Entenda mais sobre a Umbanda – A religião tipicamente brasileira

Especialistas online

Quem é orixá na Igreja Católica?

Os orixás são as entidades cultuadas no candomblé e na umbanda, que passaram a ser associados com divindades católicas como forma de burlar a proibição e seguir com a tradição e costume adotados em seu local de origem.

O que a Igreja Católica fala sobre umbanda?

Para a Igreja Católica, os curandeiros espíritas eram “agentes do demônio”. Ainda que a palavra “umbanda” não apareça na nota acima, sabe-se que não só o kardecismo, mas também na religião umbandista praticam-se curas, através do uso de ervas, passes, rezas dentre outros.

Qual a diferença entre os orixás e os santos católicos?

Claro que a associação não é exata: ao contrário dos santos católicos, os orixás são entidades com virtudes e defeitos, e seus seguidores acreditam que eles conhecem o destino de cada um dos mortais.

Qual o nome de Oxum na Igreja Católica?

É a padroeira dos pescadores e também a deusa do amor. No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros, e sua data é 8 de dezembro.

O que um orixá faz?

No sistema religioso africano, os orixás representam a força do grupo, da família. Têm caráter social e a função da proteção e sobrevivência do grupo. Para a implantação na família do axé do orixá aparece o fetichismo – concretização a um ser, adoração ou culto a um objeto.

Como saber seu orixá pela data de nascimento?

Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.

O que diz a Igreja Católica sobre o candomblé?

A Igreja Católica e o Candomblé O Candomblé não era percebido como religião. Há sim, até então, coisas que são percebidas pelo Catolicismo e são chamadas aqui e ali de feitiçaria ou superstição. Em que medida isto se refere especificamente ao Candomblé é apenas algo a ser deduzido.

Porque os santos da Igreja Católica na Umbanda?

Na tentativa de defender a religiosidade e a identidade de um povos, eles mantiveram a crença através dos Otás [pedras]. Assim, cada Orixá tinha sua pedra – colocada dentro imagens que representam os santos católicos – reverenciada sem a opressão dos senhores.

Por que se associam orixás a santos católicos?

Na tentativa de defender a religiosidade e a identidade de um povos, eles mantiveram a crença através dos Otás [pedras]. Assim, cada Orixá tinha sua pedra – colocada dentro imagens que representam os santos católicos – reverenciada sem a opressão dos senhores.

Porque existe essa correspondência entre santos e orixás?

A associação entre os santos e orixás, no entanto, não leva em conta a história de cada santo nem as características que o tornam conhecido. “Esse sincretismo teve origem durante a escravidão, porque os negros não podiam ter sua própria fé, eles eram obrigados por seus senhores a rezar para santos católicos.

Qual Oxum é a Nossa Senhora Aparecida?

No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida venerada pelos católicos. Católicos, umbandistas e candomblecistas, entre outros credos religiosos, homenageiam hoje Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a padroeira do Brasil.

Quais os nomes das Oxum?

Tipo de Oxum e suas 16 qualidades

  • Oxum Abalô: é uma velha Oxum, de culto antigo;
  • Oxum Ijimu: outro tipo de Oxum anciã;
  • Oxum Abotô: também uma velha Oxum de culto antigo;
  • Oxum Apara / Opara: a mais jovem das Oxum. …
  • Oxum Ajagura / Ajijara: outra Oxum guerreira com espada;
  • Oxum Oke: jovem guerreira, ligada a Oxóssi;

Qual é o orixá mais perigoso?

Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como o orixá se manifesta?

Acontece sem previsão, normalmente numa festa: durante a dança e os cânticos o orixá semanifesta” no futuro filho-de-santo, que é agitado por tremores e sobressaltos violentos. Quem já “bolou” conta que sentiu arrepios, calor, fraqueza e sensação de desmaio.

O que significa Oxalá na Igreja Católica?

Oxalá é uma palavra da língua portuguesa utilizada como interjeição para expressar o desejo que algo aconteça. É sinônimo de "tomara" ou "queira Deus". A palavra tem origem na expressão árabe in shaa Allaah, cujo significado é “se Deus quiser”.

Qual é a religião que fala Oxalá?

Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

Quem são os orixás na Igreja Católica?

Essas práticas se deram em princípio associando a mitologia africana às historias das vidas dos santos católicos: Jesus, o Filho de Deus, seria associado a Oxalá; Nossa Senhora, a figura feminina que representa a maternidade, a beleza feminina seria associada a Iemanjá e Oxum; Santa Bárbara, seria associada a Iansã e ...

Qual o nome de Xangô na Igreja Católica?

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.