Quem tem cisto no ovário pode sente dor na relação?

É normal sentir dor em algumas posições sexuais, principalmente em posições onde o pênis entra mais profundamente, como na de quatro, por exemplo. Isso acontece porque o pênis encosta no colo do útero, gerando um incômodo na região abdominal. Esse tipo de dor, ocasional, não representa um problema ou uma doença – só que a posição deve ser alternada, porque sexo com dor, convenhamos, ninguém merece!

Caso a penetração demore e, ao mesmo tempo, a lubrificação diminua, também pode se tornar dolorosa. Afinal, não somos máquinas de sexo: mesmo com um lubrificante vaginal, chega um ponto em que a excitação acaba e o sexo perde a graça. Nesse caso, é preciso conversar com o parceiro, ok? Tem que ser bom para os dois e, às vezes, alguns ajustes são necessários.

A situação muda quando a mulher sente desconforto em TODAS as posições sexuais. Aí, sim, podemos estar diante de alguma doença como endometriose, mioma, infecções, etc. Pólipos não costumam gerar dor, nem ovários policísticos, apenas cistos volumosos nos ovários. E sempre é bom fazer um exame clínico para afastar qualquer causa orgânica.

Existem alguns casos de sensibilidade crônica da vulva, por exemplo, cujo nome técnico é vestibulodínea. Para comprová-la, é importante fazer um exame simples, chamado teste do cotonete, onde o ginecologista pressiona algumas áreas desta região com um cotonete e observa o local e a intensidade da dor. O uso de anticoncepcional hormonal também pode causar o problema, mas antes de interrompê-lo, é necessário fazer tal avaliação para saber se ele realmente é o culpado. Pois alguns tratamentos de HPV, onde são usados ácidos na parte externa dos genitais, também podem sensibilizar a vagina.

Diante de qualquer suspeita, converse com seu gineco. Se não tratar o problema, além do risco de sinalizar alguma doença mais grave, o fato de começar a transar com a expectativa de dor só piora a situação.

O cisto no ovário, conhecido também como cisto ovariano, é uma bolsa repleta de líquido que se forma no interior ou no entorno do ovário, e pode causar dor na área pélvica, além de dificuldade para engravidar e atraso na menstruação. Normalmente ele é benigno e some depois de algum tempo sem a necessidade de um tratamento, mas apresenta alguns sintomas que podem precisar de cuidados. Muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre este assunto. Vamos conferir quais são os 5 sintomas do cisto no ovário? Fique atenta às nossas dicas e cuide da sua saúde!

Quem tem cisto no ovário pode sente dor na relação?

Sensibilidade nos seios

Se você está com o seio dolorido e muito sensível ao toque, pode ser sinal de cisto no ovário. Isso porque alguns cistos podem aumentar de tamanho, e por algum motivo ainda não conhecido pela medicina, pode inflamar e se tornar muito doloroso. Por isso, se você está sentindo muita dor nesta região, procure seu médico imediatamente para que ele possa solicitar os exames necessários para chegar a um diagnóstico.

Aparecimento de acne

O surgimento das espinhas é um dos principais sintomas da síndrome do ovário policístico. É interessante citar que as acnes ocasionadas pelo problema se concentram no queixo. O ideal é tratar o quadro com hormônios. Caso você tenha notado um surto de acne, vá ao seu ginecologista para fazer os exames necessários.

Fortes cólicas

As cólicas são frequentes para quem sofre com cisto no ovário. O problema é que a dor surge por conta de fatores como sangramento, rompimento, e aumento de tamanho do cisto, além de uma colisão durante o ato sexual. Se houver uma torção das trompas de Falópio também podem causar dores abdominais.

Aumento de peso

Mais um sintoma provocado pelo ovário policístico. Em alguns casos mais graves pode ocorrer obesidade. O que acontece é que a mulher fica mais propensa a ganhar peso e ainda pode sofrer com ocorrências de diabetes tipo 2, aumento dos triglicérides e diminuição do colesterol bom, o HDL, mudanças das gorduras do sangue e hipertensão arterial. Se você engordou muito e sem alguma razão aparente para isso, procure seu médico para realizar os exames necessários para encontrar o melhor tratamento para sua situação.

Dor durante a relação sexual

Se a mulher sente muita dor enquanto se relaciona sexualmente com seu parceiro, um dos motivos pode ser o cisto no ovário. Isso porque a síndrome do ovário policístico causa dor em geral. Para diminuir o desconforto, marque uma consulta com seu ginecologista para que ele faça um diagnóstico. Lembre-se que a dor frequente durante o sexo não é normal e deve ser relatada ao médico.

Causas do cisto no ovário

São diversas as causas do problema. Por exemplo, distúrbios hormonais e nascimento congênito ou adquirido. Ressaltando que em alguns casos os cistos ovarianos surgem no decorrer de uma gestação.


Vale citar que o tratamento varia de acordo com o tipo de cisto da mulher. Por isso, o mais indicado é visitar seu ginecologista se apresentar alguns dos sintomas, para que o médico possa tratá-la da melhor forma. Ao chegar em um diagnóstico, ele indicará o melhor tratamento para a solução do quadro. 

Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Comente conosco!

Marque aqui sua consulta.

Canal whtasapp: 71 99664-7555

Quem tem cisto no ovário sente dor na relação?

Na maioria das vezes os cistos são assintomáticos, todavia, quando isto ocorre, podem levar a uma sensação de inchaço no abdômen, dor em baixo ventre, alteração menstrual, além de dor na relação sexual.

É normal sentir dor no ovário durante a relação?

A dor na relação sexual é um sintoma comum da endometriose, doença inflamatória que ocorre quando o tecido que reveste o útero, o endométrio, se encontra em lugares onde não deveria crescer, principalmente na região pélvica (no útero, ovário, intestino, reto e bexiga).

Quais as dores que o cisto no ovário pode causar?

Nos casos em que o cisto cresce demasiadamente, pode acontecer de ele girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção. Nessas situações, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na região pélvica ou abdominal. Essa dor pode ser tão intensa que causa náuseas e vômitos.

Como saber se o cisto se rompeu?

O sintoma mais comum é a dor pélvica. Os cistos mais volumosos podem causar desconforto pélvico ou dor leve e a sua intensidade pode aumentar quando o cisto se rompe. A dor é tipicamente constante e de baixa intensidade também. A dor também pode ocorrer durante ou após relação sexual.