Rio Grande do Sul colonização alemã

Ao ensejo dos 180 anos de Imigração Alemã no RS, o presente trabalho aborda prioritariamente a imigração alemã ocorrida no RS, com início no ano de 1824 e que perdurou até as primeiras décadas do século XX. Abordou-se o processo imigratório-colonizador, em suas implicações com o meio ambiente, sua labuta material e a cultura aqui construída de uma maneira bastante genuína porque, isolados por décadas da comunidade lusa e “esquecidos” pelo governo, os imigrantes e descendentes tornaram-se autores de um sistema de vida próprio, nos aspectos pertinentes a religião, escola, ao tipo de trabalho, de convivência, de recreação, no modo de constituir família, associações e comunidades.

É enfocado o imigrante desde a Europa, onde múltiplas causas concorreram na sua decisão de emigrar. A difícil despedida da pátria e as incertezas da viagem. A chegada ao Brasil. Finalmente o lote rural, no meio da selva, onde o improvisado colono devia construir um novo lar. Para entender o processo imigratório, é preciso considerar as diferentes épocas de chegada dos imigrantes e as condições peculiares de cada local de assentamento: o vale dos Sinos, onde imigrantes renanos povoaram a Colônia de São Leopoldo (1824-1830); o vale do Taquari, povoado por alemães e descendentes dos primeiros colonos (1844-1875), a conquista do Planalto, quando a presença do imigrante italiano superou a do alemão (1875-1889); a ocupação do Alto Uruguai, com imigrantes e migrantes de várias nacionalidades; os assentamentos na República, até a I Guerra Mundial (1890-1914) e finalmente o período pós I Guerra Mundial, com a imigração superada pela migração interna, e a busca de espaço além-fronteiras.

Cada fase apresenta características locais, dentro da política imigratória oficial e dos recursos disponíveis em cada momento e cada região. O aspecto religioso desde logo veio quebrar o monobloco do catolicismo oficial até então dominante. A escola foi encarada como obrigação dos pais, fato que o governo aceitou pacificamente. O isolamento geográfico e cultural estruturou comunidades teutas com características distintas da realidade lusa. Surgiram associações religiosas, de lazer e econômicas.

O Centro de Estudos Europeus e Alemão (CDEA), o Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL) e a Editora Oikos têm a alegria de convidar para o lançamento da 2ª edição, completa, revisada e atualizada do livro A colonização alemã e o Rio Grande do Sul, de Jean Roche.

A obra é referência para compreender a imigração alemã no Rio Grande do Sul. Além de ser um livro de cabeceira para aqueles(as) que se dedicam ao estudo da imigração, é um clássico divisor de águas na produção historiográfica sobre o tema.

Fruto da parceria do IHSL e da OIKOS, com o apoio financeiro do CDEA, foi possível publicar esta obra clássica, tendo como base a edição original em francês de 1959 e a edição brasileira de 1969.

A programação do lançamento do livro ocorrerá da seguinte forma:

  • Dia 27 de julho de 2022, às 19h

Local: Centro Cultural da UFRGS (Antigo Instituto de Química Industrial): Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Bairro Farroupilha – Porto Alegre/RS

  • Dia 29 de julho de 2022, às 19h

Local: Museu Histórico Visconde de São Leopoldo: Rua Dom João Becker, 491 Centro – São Leopoldo/RS

Para adquirir a obra, basta clicar neste link.

Autores

Palavras-chave:

Colonização. Rio Grande do Sul. História Comparada.

Resumo

O objetivo principal deste artigo consiste em apresentar um exercício de História Comparada a partir do estudo do conjunto das principais ações políticas que possibilitaram a imigração de alemães e italianos para o Rio Grande do Sul. O artigo está organizado em quatro tópicos específicos: o primeiro contempla o processo das migrações transoceânicas no seu sentido mais amplo inserindo o sul do Brasil no mapa das grandes migrações europeias; o segundo destaca a formação das primeiras colônias alemãs no período entre 1824 e a década de 1850; o terceiro aborda a ocupação da Serra pelas colônias imperiais povoadas principalmente por imigrantes italianos; e o quarto apresenta o noroeste do Rio Grande do Sul como um “destino em comum” para alemães e italianos analisando o desenvolvimento das chamadas colônias mistas. Perfazendo esses quatro tópicos, o texto aborda semelhanças e diferenças entre a política de colonização imperial, a provincial e a particular e apresenta analogias entre as primeiras colônias alemãs, as colônias ditas italianas na região da Serra e as colônias mistas no Alto Uruguai.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Quadros Rückert, UNISINOS

Doutorando em História (UNISINOS). Professor de História no município de São Leopoldo – RS

Como Citar

Rückert, F. Q. (2015). A colonização alemã e italiana no Rio Grande do Sul: uma abordagem na perspectiva da História Comparada. Revista Brasileira De História &Amp; Ciências Sociais, 5(10). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10541

Edição

Seção

Artigos Livres

Licença

Concedo a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).

Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.

Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais acima explicitadas.

Porque os alemães vieram para o Rio Grande do Sul?

O principal motivo da vinda dos alemães para o Brasil foi a busca por melhores condições de vida, já que o mercado brasileiro estava começando a crescer com o fim do regime escravista. Além disso, na região sul, havia poucos povos, o que obrigava o governo a buscar alternativas para promover o povoamento local.

Como ocorreu a colonização alemã no Rio Grande do Sul?

Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Rio Grande do Sul em 1824, vindos de diversas regiões da Alemanha. Instalados na colônia São Leopoldo, às margens do Rio dos Sinos, próximo à capital da província, Porto Alegre, o grupo era formado por agricultores, artesãos e soldados.

Quando os alemães vieram para o Rio Grande do Sul?

Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Rio Grande do Sul na metade do ano de 1824 e se instalaram no Vale do Rio dos Sinos, ali em São Leopoldo e arredores.

Quais cidades do Rio Grande do Sul foram colonizadas por imigrantes alemães?

As cidades berço da colonização alemã no Rio Grande do sul.
São Leopoldo. Cidade que recebeu os primeiros colonizadores alemães que chegaram ao estado, se tornou símbolo da cultura germânica no Brasil. ... .
Igrejinha. ... .
Ivoti..