Roteador conecta mas não navega na internet,

Sr(a) Tadeu

Informamos que estamos cientes de seu caso, e para auxiliá-lo com o problema de seu produto, e encaminhamos orientações no e-mail cadastrado na plataforma Reclame Aqui.

A empresa permanece à disposição para outros esclarecimentos.

Para eventuais dúvidas, por favor, entre em contato com nosso atendimento:

0800 288-8888 (Outras localidades)
3003-0398 (Capitais e Regiões Metropolitanas)

Mais informações acesse http://www.asus.com/br/support/

Dúvidas estamos à disposição
Equipe Qualidade Asus

6 minutos para ler

Você já deve ter se deparado, alguma vez, com aquela indesejável mensagem de que está conectado sem internet, certo? Sabe o que isso significa? Hoje, estamos sempre conectados: seja pelo celular, computador, Smart TVs etc. Quando a internet falha, isso acaba afetando nossa rotina.

Por isso, é importante saber como verificar uma queda na conexão, identificando possíveis causas e soluções. Pensando nisso, preparamos este post com dicas importantes para resolver essa situação. Confira!

Você já sofreu com quedas de conexão?

Às vezes, durante o uso da internet, uma página não carrega. Isso pode ser causado por uma pequena queda de conexão, instabilidades na rede ou problemas no servidor do próprio site. Nesse caso, o primeiro passo a se fazer é testar sua rede.

Entre em um site que você usa diariamente. Funcionou? Não? Então, fique de olho nos tópicos a seguir, porque você está sem internet!

Por que você fica “conectado sem internet”?

Quando seu dispositivo informa que você está conectado, significa que ele ingressou em uma rede, ou seja, ele está em uma conexão Wi-Fi, comunicando-se diretamente com o modem ou roteador. Entretanto, se esse aparelho está ou não recebendo sinal de internet para fazer a distribuição na rede é outra história.

Ou seja: você se conectou a uma rede Wi-Fi, mas será que ela tem internet para alimentar os dispositivos conectados nela?

Para avaliar o status do seu roteador, observe as luzes que estão acesas. Deve haver pequenos LEDs com a seguinte identificação:

  • Power – alimentação de energia do aparelho;
  • LAN/Ethernet – conexão entre computador e modem;
  • Wireless – status da rede sem fio;
  • ADSL/DSL – status do telefone fixo;
  • Data/Activity – ligação modem e internet.

Cada luz acessa indica serviço ativo. Se uma delas estiver apagada ou piscando, retire o modem da tomada, espere de 10 a 20 segundos e ligue novamente. Quando todas estiverem acesas, confira se a conexão está funcionando.

Se a causa não está aí, saiba que alguns outros problemas também podem deixar você conectado sem internet. Veja abaixo o que pode ser!

Problemas no computador

Computadores podem causar problemas na internet por causa de:

  • modem antigo, causando quedas constantes;
  • HD interno do computador com problemas;
  • computador com pouca memória RAM ou pouca memória internet;
  • presença de vírus ou malwares.

Para avaliar se é o computador que está com problemas, acesse a internet sem fio de outros dispositivos: a internet funciona no tablet ou celular? Então, o defeito está no seu PC (ou notebook). É aconselhável levá-lo a uma assistência ou profissional de confiança para manutenção e solução do problema.

Falhas na conexão sem fio

Mesmo com sua internet funcionando, o problema pode estar somente na rede sem fio — no sinal Wi-Fi mesmo. Para saber se é isso, veja se, na lista de redes disponíveis, a sua aparece como “disponível” ou como “limitada”.

Caso sua rede nem apareça ou esteja como “limitada”, você está conectado sem internet. Nesse caso, desligue o roteador da tomada, aguarde cerca de 3 minutos e ligue novamente.

Se suspeitar que existem pessoas não autorizadas conectadas à sua rede, o melhor a fazer é mudar a senha da conexão Wi-Fi e evitar perda de qualidade por utilização de estranhos.

Problemas no roteador

O roteador é o aparelho que distribui o sinal de internet para os dispositivos na rede. Uma das possibilidades de falha na conexão é ele estar hackeado (ter sofrido invasões).

Quando você compra esse dispositivo, ele vem configurado com login e senha padronizados. Caso não mude, alguém que sabe as configurações de fábrica pode se conectar remotamente a ele e acessar todos os seus dados. Nesse caso, é preciso encontrar o IP do roteador na sua rede, acessá-lo e mudar a senha.

Qualidade da internet contratada

Seus equipamentos estão funcionando bem? Então, o problema pode estar na internet que você contratou. O fornecimento talvez não corresponda ao que você precisa.

Seu plano de dados pode não atender suas necessidades caso você:

  • jogue jogos online estilo multiplayer;
  • use muitos serviços de streaming de vídeo (Netflix, YouTube etc.);
  • faça muito uso da internet em casa;
  • divida a rede com muitas pessoas etc.

Ou, mesmo tendo contratado uma velocidade suficiente para o que precisa, a empresa pode não estar entregando o que promete. Para saber se isso acontece, faça um teste de velocidade.

Se observar que o serviço está diferente do contratado, entre em contato com seu provedor de internet e peça uma solução para o problema. Afinal, é seu direito ter uma internet estável, que atenda às suas necessidades.

Caso isso ocorra com muita frequência ou o problema não seja resolvido, considere mudar seu provedor. Compare as ofertas para a sua região e veja qual é mais adequada às suas necessidades. Dê prioridade às conexões via fibra ótica até a entrada do modem, que não sofrem a mesma perda de dados que a rede metálica tradicional por causa da proximidade com outras fiações.

Quais os passos para resolver o problema?

Se você está na sua casa, precisando acessar sites e redes sociais e permanece conectado sem internet, siga os passos a seguir para tentar resolver seu problema!

Reinicie o modem

Equipamentos podem eventualmente apresentar falhas durante o funcionamento, mas normalizarem com um simples reset, por isso esse é um passo fundamental. Desligue o modem e espere alguns instantes para ligá-lo novamente. Isso limpa as falhas temporárias de conexão.

A qualidade do serviço de internet evita isso?

Se nada disso resolver e você continuar sem internet em nenhum de seus dispositivos, entre em contato com seu provedor de internet. Pode ser necessário receber a visita de um técnico para avaliar problemas de rede.

É essencial ter um serviço de internet de qualidade, sim. Lidar com quedas de internet constantes, além de ser muito frustrante, atrapalha muito a rotina de qualquer pessoa, principalmente de quem utiliza a internet para trabalhar. De nada adianta uma empresa que prometa alta velocidade e não entregue aquilo que você contratou ou que falhe na hora que você mais precisa.

Conheça as opções da Valenet! Com a gente, você navega à vontade com internet 100% fibra ótica em um plano perfeito para as suas necessidades, sem quedas, com estabilidade e com ultravelocidade para funcionar em todos os seus dispositivos. Assim, você nunca mais ficará conectado sem internet.

Entre em contato para encontrar a opção ideal para você!