Salmo eu e minha familia serviremos ao senhor

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Outras versões da Bíblia

Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor".

- Versão NVI (Nova Versão Internacional)

Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

- Versão AA (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

- Versão ARC (Almeida Revista e Corrigida)

Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR.

- Versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Porém, se não vos parece bem servir a Yahweh, escolhei agora a quem quereis servir: se as divindades às quais serviram vossos antepassados além do rio Eufrates, na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus em cuja terra agora habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR!”

- Versão KJ1999 (King James 1999)

  • Dom Rodolfo Weber
  • 06/08/2020
  • Artigo

Dom Rodolfo Luís Weber
Arcebispo de Passo Fundo

A Semana Nacional da Família é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Este ano tem como lema: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” inspirado no livro de Josué. A liturgia dominical do Dia dos Pais, dia que também marca o início da Semana da Família ilumina a realidade familiar, particularmente aquelas que querem servir ao Senhor.

O evangelista Mateus relata (14, 22-23) que depois da multiplicação dos pães Jesus manda os discípulos irem à frente, para o outro lado do mar, enquanto ele iria subir ao monte para orar a sós. Cai uma tempestade. Pelas três horas da manhã Jesus vai ao encontro deles caminhando sobre a água. Cria-se uma situação de surpresa, medo, de diálogo e por fim calmaria.

Um pequeno barco navegando no mar experimenta sua pequenez e vulnerabilidade. O mar simboliza a vida presente, a instabilidade do mundo visível; a tempestade indica todos os tipos de tribulação, de dificuldade que oprime o homem. Podemos fazer uma analogia com as famílias navegando no mar da vida. A partir do momento em que um homem e uma mulher se encontram, se conhecem e decidem livre e conscientemente constituir uma família começa uma viagem que terá tempos de bonança e de tempestades. Alguns tão fortes que necessitarão gritos de louvor, alegria, enquanto outros de socorro e de ajuda. Agradecer e pedir socorro é uma atitude sábia.

A Igreja convida as famílias para servirem o Senhor. No episódio do evangelho, quando Jesus se aproxima, no meio da tempestade, os discípulos estavam assustados com a tempestade e surpresos ao verem-no caminhando sobre a água. Tendo o medo tomado conta, Jesus pede que confiem nele. Pedro solicita um sinal para crer. Também quer caminhar sobre a água, mas devido a sua fragilidade precisa da mão estendida de Jesus para dar-lhe segurança. Sim, Pedro vacilou, mas também é exemplo de quem se joga nos braços de Jesus.

 Aquilo que Jesus disse a Pedro, vale para todas as famílias: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo”. “Vem”. Vivemos num mundo plural onde circulam muitas visões sobre a vida familiar. Não faltam conselheiros convidando para seguirem o modelo proposto por eles. Assim como Jesus pediu para confiar nele, os outros convites também pedem fé. Cabe fazer o discernimento de confiar em quem. E quando esta família começar a afundar e gritar “salva-me” receberão uma mão estendida de quem?

A presença de Deus gera paz. Quando Jesus sobe ao barco, o vento se acalmou. A primeira leitura do domingo do livro dos Reis 19,9a.11-13a, conta a que o profeta Elias encontra Deus no “murmúrio de uma leve brisa” depois de sofrer perseguição e tribulação. Depois da crise, do trabalho cansativo, do stress da vida faz-se necessário às famílias fazer o que Jesus fez: “Subiu ao monte, para orar a sós”. Ficar sós e experimentar a alegria da calmaria.

Escreve o Papa Francisco: “Se a família consegue concentrar-se em Cristo, Ele unifica e ilumina toda a vida familiar. Os sofrimentos e os problemas são vividos em comunhão com a Cruz do Senhor e, abraçado a Ele, pode-se suportar os piores momentos. (…) Por outro lado, os momentos de alegria, o descanso ou a festa, e mesmo a sexualidade são sentidos como uma participação na vida plena da sua Ressurreição. A oração em família é um meio privilegiado para exprimir e reforçar esta fé pascal” (Amoris Laetitia,  317,318).

Deus abençoe os pais e através deles todas as famílias.

Tags:

leia também

Qual versículo eu minha família serviremos ao Senhor?

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Qual o salmo da Bíblia que fala da família?

Salmo 93 - Bênçãos para a família Os rios levantam, ó Senhor, os rios levantam o seu ruído, os rios levantam as suas ondas. Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar. Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre."

Qual versículo para família?

3. Salmos 127:3-5. 3 “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão. (A “casa” construída pelo Senhor será cheia de filhos, construída com pedras vivas – uma multidão de pecadores redimidos que nenhum homem pode contar [1Pe 2.5]) .”

Quanto a mim eu e minha família serviremos ao Senhor?

Porém se vos desagrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem serviram os vossos pais além do rio, se aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porque, quanto a mim, eu e minha casa serviremos o Senhor” (Josué 24,14-15).