Santa casas misericórdia porto alegre marcação de consulta

21/12/2020 11:44

Anselmo Cunha/PMPA

Santa casas misericórdia porto alegre marcação de consulta

Prefeito visitou a Unidade de Saúde Tristeza na manhã desta segunda-feira

Os agendamentos de consultas em 47 unidades de saúde de Porto Alegre já podem ser feitos através do celular, pelo aplicativo #eufacopoa. Nesta segunda-feira, 21,o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o secretário municipal de Saúde, Pablo Stúrmer e o adjunto, Natan Katz, estiveram na Unidade de Saúde Tristeza (Wenceslau Escobar, 2442, bairro Tristeza), participando da entrega da nova etapa da ampliação do acesso a consultas on-line e do Prontuário Eletrônico Integrado do Cidadão, que já está disponível em todas as unidades de saúde. Porto Alegre conta com 131 unidades de saúde, e as que já tem agendamento on-line representam 32% do total.

“Essa facilidade de marcação de consulta possibilita que o cidadão faça o seu agendamento sem sair de casa. Nesse momento de pandemia a ferramenta se torna ainda mais importante para que o usuário fique protegido e só saia para consultar” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O acesso é pelo aplicativo #EuFaçoPoa, opção “Meus agendamentos” e, após, “Tipos de agendamentos”. A pessoa deve selecionar a opção “Consultas na unidade de saúde” e escolher o horário e o melhor dia para ser atendido. Com o Prontuário Eletrônico do Cidadão é possível ver resultados de exames de imagem e laboratoriais, acompanhar quais medicamentos foram recebidos, buscar medicamentos e ter acesso aos boletins médicos de internações hospitalares.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, o sistema auxilia na busca por serviços de saúde com acompanhamento integral do paciente. "É mais um passo que damos no caminho da implantação total dos agendamento nas unidades de saúde, trazendo mais agilidade e evitando que o usuário faça deslocamentos desnecessários", afirma.

Para consultas das 8h às 18h, o usuário pode fazer a marcação somente na unidade de saúde de referência, ou seja, onde costuma consultar. Nas unidades de turno estendido, que funcionam das 18h às 22h, todo o cidadão poderá marcar uma consulta. Caso não possa comparecer, a consulta deve ser cancelada pelo próprio aplicativo, para que outra pessoa possa ter a chance de consultar. Iniciado em setembro, o trabalho de ampliação é realizado pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).

Luciana Mismas e Neemias Freitas

Fabiana Kloeckner

Somos a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, um complexo hospitalar com nove hospitais em três cidades gaúchas - Porto Alegre, Gravataí e Santo Antônio da Patrulha. Com mais de duzendo anos de história, somos referência nacional e internacional nas áreas de cardiologia, cirurgia cardiovascular, transplantes, neurocirurgia, pneumologia, cirurgia torácica, oncologia e pediatria de alta complexidade. A cada ano, atendemos mais de 1 milhão de pessoas de todos os estados brasileiros e de 490 municípios gaúchos.

Com nossos mais de 10.000 profissionais, estamos fazendo história e ajudando a criar um mundo em que todas as pessoas tenham acesso à saúde de qualidade. Diariamente, circulam mais de 25 mil pessoas pelos nossos corredores e, com humanidade, acolhimento, compaixão, ética, carinho, respeito e amor, fazemos a diferença na vida de todas elas.

Nossa cultura do acolher, cuidar e conviver está presente em todos nossos hospitais: Hospital Santa Clara, Hospital São Francisco, Pavilhão Pereira Filho, Hospital São José, Hospital Santa Rita, Hospital Dom Vicente Scherer e Hospital da Criança Santo Antônio (em Porto Alegre), Hospital Dom João Becker (em Gravataí/RS) e no hospital da cidade de Santo Antônio da Patrulha/RS. Também integram a Santa Casa a Casa de Apoio Madre Ana, o Centro Histórico-Cultural e o Cemitério Santa Casa.

A Santa Casa de Porto Alegre une tradição, inovação, história, cultura, ensino e pesquisa. Vamos juntos fazer a diferença na história dos gaúchos e do Rio Grande do Sul?

Job type

Workplace

Department

Nossos profissionais estão fazendo história com humanismo, equidade, misericórdia, pioneirismo e ética.

Luciane Graziela de Jesus Santos

Técnica de Enfermagem

Trabalhar na Santa Casa é um sonho concretizado que há muito tempo tenho almejado. Sempre sonhei em fazer parte desta instituição pela qual tenho muito orgulho. Sendo minha primeira experiência profissional, está sendo incrível meu crescimento pessoal. Estou ampliando meu olhar para uma atendimento mais humanizado e cuidadoso com os demais. Uma instituição que preza pelo paciente, pelo colaborador e por todos, tornando-se com o tempo uma grande família. Trabalhar na Santa Casa é ter motivação todos os dias para superar todos os desafios e querer cada vez mais crescer, se desenvolver como profissional através das experiências vividas e ter amor ao executar o seu trabalho.

Fabrizio Motta

Médico

Como ex-aluno da UFCSPA, desde o final dos anos 90, percorri os corredores da nossa Santa Casa. Atualmente, tenho a oportunidade de ser supervisor médico do Serviço do Controle de Infecção e Infectologia Pediátrica. Iniciei esse caminho na casa, em novembro de 2006, e sempre contei com o apoio e valorização por parte dos colegas e diretores até assumir há 1 ano a supervisão. Nesses 14 anos, me deparei com uma instituição que sempre procura inovar ou buscar novas ferramentas diagnósticas e medicamentos na minha área, tornando menos árduo nosso trabalho. Tenho a oportunidade de diariamente dividir as dificuldades com colegas e serviços de qualidade como as equipes do ensino, inovação, assistência, laboratórios e tantos outros. O quanto cresci profissionalmente aqui é incalculável, dentro da complexidade que nosso hospital pediátrico e também nossa unidade neonatal detém e, com as oportunidades que a casa oferece, basta se dedicar.

Jaqueline Fonseca

Coordenadora de Enfermagem

Trabalhar numa instituição histórica, pioneira e tão reconhecida sempre foi motivo de muita satisfação profissional. Escolhi trabalhar aqui, por compartilhar dos mesmos valores e princípios da Santa Casa, por ser um lugar que oferece possibilidades de crescimento e desenvolvimento, e por ter um ambiente acolhedor que valoriza e respeita a diversidade dos seus colaboradores. Como profissional de Enfermagem, nessa instituição bicentenária que preza a inovação e sustentabilidade, temos a oportunidade de trocar experiências com colegas e com demais especialidades, e aplicar o que há de melhor nos processos assistenciais. É inspirador trabalhar numa empresa que olha para o futuro, foca no seu presente, valoriza o seu passado, e entende que seu maior capital são as pessoas. Tenho orgulho de contribuir diariamente com o sublime compromisso de ofertar excelência no cuidado da saúde.

Acolher, cuidar e conviver bem é o nosso jeito.

Como marcar consulta pelo SUS em Porto Alegre?

O acesso é pelo aplicativo #EuFaçoPoa, opção “Meus agendamentos” e, após, “Tipos de agendamentos”. A pessoa deve selecionar a opção “Consultas na unidade de saúde” e escolher o horário e o melhor dia para ser atendido.

Quais hospitais fazem parte do Complexo Santa Casa de Porto Alegre?

Hospitais.
Hospital Santa Clara. O Hospital Santa Clara (HSC) é o maior e mais antigo hospital do complexo, fundado em 1803 e inaugurado em 1826. ... .
Hospital São Francisco. ... .
Hospital São José ... .
Hospital Pavilhão Pereira Filho. ... .
Hospital Santa Rita. ... .
Hospital Dom Vicente Scherer. ... .
Hospital Santo Antônio da Patrulha..

Como consultar fila de espera do SUS Rio Grande do Sul?

Acessando o site https://prefeitura.poa.br/saudecidadao, o cidadão confirma sua presença na consulta, bem como verifica a situação da sua solicitação, com informações sobre prioridade de atendimento classificada pelo regulador, tempo médio de espera para esta especialidade e a prioridade classificada, bem como o tempo ...