Sintomas de gravidez no começo

Ter conhecimento precocemente sobre a gestação é essencial para que a mulher inicie o seu pré-natal o mais cedo possível

Você sabia que os primeiros sintomas da gravidez podem aparecer antes do atraso da menstruação? Mas é preciso ficar atenta, pois muitas vezes os sintomas passam despercebidos. Estes começam a se manifestar logo nas primeiras semanas após a fecundação. Identificando mais de um dos sintomas abaixo, realize um exame de sangue para medir o nível do hormônio Beta HCG. Conheça alguns deles:

Mamas sensíveis e inchadas – As alterações hormonais deste período estimulam as glândulas mamárias preparando a mulher para a amamentação, o que pode provocar dores e inchaço nos seios. Também é possível observar a aréola ficar mais escura que o normal pelo aumento de fluxo sanguíneo na região.

Alterações de humor – O desequilibro hormonal é responsável por uma montanha-russa de emoções durante a gestação. As mudanças físicas também ajudam nas alterações de humor. Pés inchados, dores na coluna e dor abdominal fazem qualquer humor subir e descer rapidamente.

Cólica e inchaço abdominal – As intensas alterações pélvicas que acontecem provocam o inchaço abdominal. Desconforto abdominal pode ocorrer nos meses iniciais da gestação por conta do funcionamento mais lento do organismo. A dor é semelhante à cólica menstrual e de fraca a média intensidade.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Cravos, espinhas e pele oleosa – A gestante pode observar logo nas primeiras semanas um aumento da oleosidade da pele, o que pode ocasionar o surgimento ou piora de cravos e espinhas.

Cansaço excessivo – As alterações hormonais e a diminuição da quantidade de açúcar no sangue provocam sensação de cansaço e sonolência durante o dia. Estes sintomas podem ser percebidos logo no inicio da gravidez.

Enjoos – Com a produção elevada de hormônio progesterona, a mulher pode sentir enjoos constantes, principalmente nas primeiras horas da manhã. As náuseas surgem após o 1° mês da gestação e pode persistir por toda a gravidez.

Alteração no olfato e paladar – As gestantes podem sofrer mudanças no paladar. Desejos específicos e aversões alimentares são comuns durante o período.

Aumento da frequência urinária – Há um aumento da frequência urinária após cerca de seis semanas da gravidez. O sintoma perdura até o final da gestação, já que o crescimento do feto comprime a bexiga, reduzindo sua capacidade de armazenamento e fazendo com que pequenos volumes desencadeiem a vontade de urinar.

Atraso menstrual – O atraso menstrual é o sinal clássico de gravidez. Porém, cerca de 1/3 das grávidas apresentam pequenos sangramentos que podem ser confundidos com menstruação. Algumas mulheres têm ciclos menstruais muito irregulares, portanto, é preciso ficar atenta à causa desse atraso.

Faça o seu pré-natal no Cura Fetal.

*Tradução: Joana de Sousa

Você teve relação sexual desprotegida recentemente e agora sua menstruação está mais atrasada que o habitual. Quer saber se você está grávida? O complicado de descobrir se você tem sintomas de gravidez é que muitos desses sintomas são semelhantes aos sintomas da TPM. Pode também ser difícil saber se sua menstruação está realmente atrasada se você não souber a duração média de seu ciclo menstrual ou se a duração de seu ciclo variar muito.

Aqui estão as categorias de sintomas da gravidez (1):

  • Sinais presumíveis – indicam possibilidade de gravidez

  • Sinais prováveis – indicam maior probabilidade de gravidez

  • Sinais positivos – confirmam a gravidez

Baixe o Clue para acompanhar os seus dias férteis e o ciclo menstrual.

Imagem de
três telas mostrando o aplicativo Clue

Eventualmente, alguém com um imenso desejo ou medo de engravidar pode desenvolver sinais presumíveis e até mesmo sinais prováveis de gravidez. Esse fenômeno é conhecido como gravidez psicológica (pseudociese) e mostra realmente como o cérebro pode influenciar a fisiologia (1).

(*Nota: Gravidez por empatia [também conhecida como síndrome de couvade] é quando um homem experimenta sintomas semelhantes ao parceira grávida [2].)

A maioria das pessoas sente que os sintomas da gravidez começam cerca de duas semanas após a concepção, alguns dias após um atraso na menstruação ou quando há um teste de gravidez positivo (1).

Os sintomas mais comuns da gravidez inicial são o aumento da frequência urinária, o cansaço, dificuldade em dormir e dor nas costas (3).

Sinais presumíveis de gravidez – indicam a possibilidade de gravidez

  • Amenorréia (menstruação atrasada ou ausente por alguns meses)

  • Náuseas - com ou sem vômito

  • Aumento do volume mamário e da sensibilidade

  • Cansaço

  • Dificuldade em dormir

  • Dor nas costas

  • Prisão de ventre

  • Desejo de comida e aversão

  • Alterações de humor ou flutuações rápidas de humor.

  • Azia

  • Congestão nasal

  • Falta de ar

  • Tonturas

  • Aumento da temperatura do corpo

  • Veias de aranha

  • Vermelhidão nas palmas das mãos

Sinais prováveis de gravidez – indicam maior probabilidade de gravidez

  • Maior frequência urinária

  • Amolecimento do colo do útero - sinal de Hegar

  • Inchaço abdominal

  • Cólicas uterinas moderadas / desconforto sem sangramento

  • Aumento da pigmentação na pele do rosto, estômago e auréola mamária.

Sinais positivos de gravidez - confirmação de gravidez

  • Batimento cardíaco fetal presente

  • Visualização do feto (ultra-som)

  • hCG Positivo no teste de gravidez em exame de urina ou de sangue

O sangramento vaginal ocorre em 20 a 40% das grávidas durante o primeiro trimestre de gestação e pode por vezes se confundir com uma menstruação leve (4,5).

A náusea durante o início da gravidez é normalmente referida como enjôo matinal devido a uma mudança na função do estômago nesse momento – normalmente, mas nem sempre, desaparece em poucas semanas (1). Mesmo que seja chamado de “enjôo matinal”, a náusea aparecer não só pela manhã, mas em qualquer parte do dia.

O aumento da ida ao banheiro no início da gravidez pode ser devido a alterações hormonais que influenciam as funções da bexiga e as quantidades de urina (6). Além disso, o colo do útero se torna mais amolecido até à sexta semana de gestação - conhecido como o sinal de Hegar - e pode ser detectado por um médico durante o exame pélvico (1).

Os testes de gravidez detectam o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), que está presente no sangue e na urina de uma pessoa grávida. A hCG é segregada pela placenta logo após o início da gestação (1). É melhor fazer um teste de gravidez para determinar se você está grávida.

Baixe o Clue e acompanhe os sintomas e testes de gravidez.

Quando é que começam a aparecer os primeiros sintomas de gravidez?

Em quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez? Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe.

O que se sente na barriga no início da gravidez?

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

Quais são os sintomas de uma gravidez na primeira semana?

Primeira semana de gravidez: 5 sintomas que podem surgir.
Cólicas abdominais. ... .
Sensibilidade nas mamas. ... .
Cansaço excessivo. ... .
Variações de humor. ... .
Repulsa para cheiros fortes..

Como eu sei que estou grávida?

Como saber se estou grávida?.
Atraso na menstruação;.
Enjoos e vômitos;.
Sensibilidade e aumento das mamas;.
Aumento da frequência urinária..