Todas as alternativas apresentam fatos que podem ser associados à decadência do feudalismo, exceto:

A CRISE DO SÉCULO XIV

Todas as alternativas apresentam fatos que podem ser associados à decadência do feudalismo, exceto:

O século XIV foi um período marcado por crises seguidas que, por toda a Europa, causaram a fome, a doença, a guerra e a revolta. Mas foi também um período de grandes mudanças políticas, econômicas e sociais.

Essa crise foi também conhecida pela chegada da Peste, que se espalhou rapidamente pela Europa, matando aproximadamente um terço da sua população. A Peste negra era transmitida pelas pulgas que infestavam o pelo dos ratos, esses chegavam nos porões dos navios. Em contato com os alimentos, os animais, propagavam facilmente a doença entre os humanos.

Pouco antes de a Peste atingir a Europa, por vários anos, secas e inundações sucessivas haviam arruinado as colheitas de grandes regiões, diminuindo  os rendimentos da Nobreza e do Clero, e condenando à fome grande parte dos camponeses.

Assim, muitas pessoas abandonaram os campos, e foram para as cidades procurar ocupações no comércio e nos ofícios.

Esta fuga em massa do campo para a cidade contribuiu para que a Peste se espalhasse de forma extremamente rápida, porque as condições de higiene eram terríveis. Os ricos, então, começaram a deixar as cidades e ir para suas propriedades rurais.

Assim a cidade crescia desordenadamente e a burguesia começava a se firmar. Os campos desertificavam-se e a produção agrícola diminuiu. O poder e a influência da nobreza começaram a enfraquecer.

As cidades ou burgos cresceram muito, graças à proteção e aos benefícios que, desde cedo, os reis concederam aos seus moradores e às atividades que desenvolviam. A crescente importância do comércio, tanto interno como externo, para a economia do país explica a generosidade dos decretos reais neste domínio.

Foram-se, então, multiplicando os contatos dos mercadores portugueses com o estrangeiro.

No campo, a política dos reis tentou promover e intensificar a produção de cereais, aumentando a área cultivada, queimando bosque e fazendo arroteamentos e publicando leis que puniam o abandono dos terrenos agrícolas.

D. Fernando, rei português, por exemplo, para combater o abandono dos campos que se verificou durante o seu reinado, publicou em 1375, a chamada “Lei das Sesmarias”. E segundo essa lei, se o proprietário não fertilizasse a terra para a produção e a semeasse, esta seria repassada a outro agricultor que tivesse interesse em cultivá-la.

Podemos chamar as pessoas que trabalhavam no campo de os primeiros “proletários”.

CULTURA DO OCIDENTE MEDIEVAL

A Idade Média foi chamada de Idade das Trevas pelos renascentistas. Esse nome surgiu porque eles consideravam que nesse período da história as artes e o conhecimento teriam se desenvolvido pouco.
Os renascentistas desejavam demarcar a diferença entre o momento em que viviam e o período anterior que, segundo eles, era dominado pela religião  e tudo era explicado pelos dogmas da Igreja católica, tudo ocorria conforme a vontade de Deus. Os renascentistas desejavam colocar o ser humano no centro das artes e do conhecimento, mas não desacreditavam na existência de Deus.
Essa ideia representou uma verdadeira revolução.

A produção cultural na Idade Média

O mundo feudal teve sua origem com a junção dos costumes romanos e germânicos. Nele, os mosteiros e as abadias tornaram-se um dos principais centros de produção cultural.
Na Idade Média, assim como em outros períodos, poucas eram as pessoas que sabiam ler e escrever. A maior parte da leitura era feita em voz alta para os ouvintes. Por isso, os textos eram todos preparados para serem lidos em público, com imagens fortes e teatralizadas.
As pessoas mais instruídas pertenciam à Igreja, que controlava grande parte das atividades artísticas, literárias e intelectuais da época.
A maior parte da literatura foi escrita em latim e tratava de temas religiosos cujo principal objetivo era comprovar a existência de Deus e da alma.
Na arquitetura destaca-se a construção de templos, igrejas, mosteiros e palácios e predominaram dois estilos: o romântico e o gótico.
Na pintura, destacam-se as miniaturas ou iluminuras, feitas para ilustrar os manuscritos e os murais, que eram pinturas feitas nas paredes, geralmente de figuras religiosas.
Na escultura, utilizava-se o metal, o marfim e a pedra. Um grande número de imagens decorava o interior dos templos.
A maior parte das obras de arte da idade Média não tem autoria definida. Isso porque, de acordo com a igreja, o verdadeiro autor era Deus, que expressava suas ideias e vontades por meio dos seres humanos.

QUESTÕES

(ENEM) “A Peste Negra dizimou boa parte da população europeia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (…) E morreram tantos que todos achavam que era o

fim do mundo.”

Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações).

O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que:

a) o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.
b) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
c) a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
d) houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.
e) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.

ALTERNATIVA A

(UFPE) A crise do sistema feudal acelerou-se no século XIV. Esta crise manifestou-se de várias maneiras. Assinale a alternativa incorreta.

a) Devido à forma de exploração utilizada durante toda a Idade Media houve esgotamento do solo e consequentemente a produção agrícola diminuiu.
b) A queda da produção agrícola teve como consequência imediata a subida dos preços.
c) Com a falta de produtos os mercados tendiam a fechar nas cidades e a fome atingiu também a população do campo.
d)  Neste período a peste negra assolava em toda a Europa causando a morte da população.
e) Com a diminuição da taxa de crescimento populacional os preços tenderam a baixar e os senhores feudais e nobres mantiveram seu padrão econômico

ALTERNATIVA E

(UFMG) Todas as alternativas apresentam fatos que podem ser associados à decadência do feudalismo, EXCETO:

a) a ocorrência da fome e da Peste Negra que dizimaram a Europa na primeira metade do século XIV.
b) o aumento do número de cidades tanto de origem rural como surgidas de acampamentos de mercadores.
c) o desenvolvimento da cavalaria, quase empenhou nas Cruzadas e difundiu pelo mundo os valores cristãos.
d) o desenvolvimento das atividades comerciais nos mares Mediterrâneo, Negro, do Norte e Báltico.
e) uma série de insurreições e perturbações sociais que ocorreram na Europa Ocidental e atingiram a cidade e o campo.

ALTERNATIVA C

(PUC/MG  1997)  Entre os séculos XII e XIV, ocorreram intensas mudanças na vida da população da Europa Ocidental, quebrando a “pureza” do feudalismo. Dentre elas, destacam-se, EXCETO:

a) enriquecimento da classe mercantil, que supera o poder político da aristocracia feudal.
b) intensificação das relações monetárias, rompendo a base natural da economia feudal.
c) crescimento da atividade comercial, devido ao aumento do volume dos excedentes.
d) aumento da produção agrícola, provocando a queda da taxa de mortalidade.
e) formação das corporações de ofício, defendendo o trabalho artesanal nas novas cidades.

ALTERNATIVA A

(Fatec-SP) Dentre as causas da desagregação da ordem econômica feudal, é possível mencionar:

a) a capitalização intensa realizada pelos artesãos medievais e a criação de grandes unidades industriais, que acabaram subvertendo a economia feudal.
b) desinteresse da nobreza e do clero pela manutenção do Feudalismo, pois esses setores se beneficiariam com o advento da sociedade baseada no lucro.
c) o surgimento das corporações de oficio e a substituição do “justo preço”, que restringia as possibilidades de lucro, pelo preço de mercado.
d) o revivescimento do comércio e a consequente circulação monetária, que abalaram a autossuficiência da economia senhorial.
e) a substituição gradativa do trabalho escravo pelo trabalho assalariado dentro do feudo, o que criou condições para a constituição de um sistema de mercado dentro da própria unidade feudal.

ALTERNATIVA D

CURIOSIDADES

-Um soldador americano de 59 anos contraiu uma versão da peste negra. Paul Gaylord adquiriu a doença ao tentar retirar um rato da boca de seu gato que se engasgou com o roedor e acabou morrendo. O americano após o tratamento perdeu a ponta dos dedos das mãos e dos pés. A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis presente nas pulgas de roedores.

-Em uma escavação um grupo de arqueólogos encontrou um cemitério que poderia abrigar restos mortais de cerca de 50.000 pessoas mortas pela peste negra em Londres, há mais de 650 anos. 3 esqueletos dispostos em duas fileiras foram achados 2,5 metros abaixo da rua do centro de Londres por pesquisadores que trabalhavam num projeto para a expansão da linha ferroviária da cidade.

Peste Negra

– De 140 monges num convento na França, apenas 7 sobreviveram.
– Acreditava-se que a doença era provocada pelo “ar ruim”, assim receitavam-se aspersão de água de rosas e queima de ervas.
– Existia um preconceito muito grande com a Peste, tanto que os infectados eram muitas vezes abandonados nas florestas para morrerem.
– Surgiram grupos religiosos que diziam que a Peste era uma praga divina. Um exemplo foi a Irmandade dos Flagelantes que se flagelavam  com tirar de relho com pontas de ferro nas costas.
– Judeus, muçulmanos e forasteiros foram acusados de espalhar a doença.

FILMES

Fausto (2011)

O Sétimo Selo(1956)

Território Virgem(2007)

https://www.youtube.com/watch?v=fMECUXfUNSM

Quais fatos podem ser associados a decadência do feudalismo?

Fatores Responsáveis pela Decadência da Feudalismo.
A fome, a guerra e a peste..
A crise do sistema feudal: crise agrícola, estagnação do comércio, fome, pestes, guerras e rebeliões..
A Grande Fome (1315-1317) e a Peste Negra (1347-1350).

Quais as causas da desagregação da ordem económica feudal?

Questão 6 – (Fatec-SP) – Dentre as causas da desagregação da ordem econômica feudal, é possível mencionar: a) a capitalização intensa realizada pelos artesãos medievais e a criação de grandes unidades industriais, que acabaram subvertendo a economia feudal.

Quais foram as condições gerais da Europa Ocidental no decorrer da crise do feudalismo?

Sem boas condições de alimentação, a população ficou mais sujeita às doenças. O crescimento demográfico afirmou-se ao longo da Baixa Idade Média até um ponto em que a produção do sistema feudal não foi mais capaz de alimentar a população que ficou fragilizada.