Todas as coisas tem nome educação infantil

1

2

3 TODAS AS COISAS TÊM NOME, CASA JANELA E JARDIM. COISAS NÃO TÊM SOBRENOME, MAS A GENTE SIM. TODAS AS FLORES TÊM NOME: ROSA CAMÉLIA E JASMIM. FLORES NÃO TÊM SOBRENOME, MAS A GENTE SIM.

4 TODAS AS COISAS TÊM NOME, CASA JANELA E JARDIM. COISAS NÃO TÊM SOBRENOME, MAS UM AUTISTA SIM. TODAS AS FLORES TÊM NOME: ROSA CAMÉLIA E JASMIM. FLORES NÃO TÊM SOBRENOME, MAS A UM AUTISTA SIM.

5 TODAS AS COISAS TÊM NOME, CASA JANELA E JARDIM. COISAS NÃO TÊM SOBRENOME, MAS UM AUTISTA SIM. TODAS AS FLORES TÊM NOME: ROSA CAMÉLIA E JASMIM. FLORES NÃO TÊM SOBRENOME, MAS A UM AUTISTA SIM.

6 CONTEÚDO: MASSINHA DE MODELAR

7 CONTEÚDO: GRÁFISMO DO ROSTO

8 CONTEÚDO: DESENHO DO CORPO

9 O Projeto Autismo e Identidade, ajuda os autistas perceberem que eles tem uma história de vida, que fazem parte de uma família, de uma comunidade e que são parte de um mundo maravilhoso, que está em constante transformações positivas. Trabalhar a identidade dos autistas também é importante para nós educadores obtermos informações significativas a respeito dos nossos educandos.

10 JUSTIFICATIVA: Este projeto tem o intuito mediar diversos saberes, para que os educandos tenham o conhecimento global do ser humano, para: 1. Conhecer seu corpo. 2. Ampliar conceitos de higiene e saúde. 3.Descobrir que o indivíduo está presente em todas as comunidades. 4. Relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive. 5. Identificar e analisar diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual todos os educandos estão inseridos. Todo o contexto do PROJETO AUTISMO E IDENTIDADE será desenvolvido pelos educandos que passará por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação dos alunos com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade. Por meio deste projeto, todos irão sentir a necessidade de proporcionar aos educandos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio histórico.

11 Todo o contexto do PROJETO AUTISMO E IDENTIDADE será desenvolvido pelos educandos que passará por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação dos alunos com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade. Por meio deste projeto, todos irão sentir a necessidade de proporcionar aos educandos autistas um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio histórico.

12 Por meio deste projeto, todos irão sentir a necessidade de proporcionar aos educandos autistas um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio histórico.

13 Todo o contexto do PROJETO AUTISMO E IDENTIDADE será desenvolvido pelos educandos que passará por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação dos alunos com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.

14 Caros Educadores; No PROJETO AUTISMO E IDENTIDADE assinale e date somente os itens que serão trabalhados. Você terá espaço dentro do projeto para elaborar, reelaborar e descartar itens não relevantes a sua série. Este projeto deverá fazer parte do seu contexto diário de trabalho, tendo em vista que ele estabelece um tempo para iniciar e concluir as etapas propostas. Outras observações:

15 Caros Educadores; Esse não é um projeto perfeito, ao logo do processo de aplicação, peço-lhes que façam observações do processo. Enviem suas observações para o meu , com sua autorização, suas observações serão acrescentadas no projeto e os creditos serão postados em seu nome. Outras observações: RATIFICO QUE SUA COLABORAÇÃO TERÁ OBJETIVO FILANTRÓPICO, NÃO OBTERÁ LUCRO OU VALORES. Nome completo:

16 OBJETIVOS: Possibilitar que o autista construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos. Identificar os membros de sua família. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima. Participar da organização da rotina diária.

17 OBJETIVOS: ( ) Proporcionar ao autista a apropriação de sua identidade; ( ) Conhecer a história e o significado de seu nome; ( ) Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos; ( ) Construção de outros valores de vida; ( ) Aquisição de novas formas de relações; ( ) Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida; ( ) Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental; ( ) Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo; ( ) Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental; ( ) Estabelecer uma relação com a sociedade; ( ) Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe.

18 OUTROS OBJETIVOS: ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

19 CONTEÚDOS: ( ) Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar; ( ) Participação em pesquisas; ( ) Exploração de retratos; ( ) Compartilhar experiências vividas;. ( ) Árvore genealógica; ( ) Membros Integrantes da família; ( ) Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar; ( ) Respeito e valorização de si próprio e com os colegas; ( ) Linguagem Oral e Escrita; ( ) Rodas de conversas; ( ) Leitura e escrita do nome.

20 CONTEÚDOS: ( ) Parlendas; ( ) Advinhas; ( ) Histórias; ( ) Sequência numérica; ( ) Contagem; ( ) Função dos números; ( ) Calendário; ( ) Grafia de números; ( ) Leitura de números; ( ) Desenho; ( ) Autores; ( ) Pintores; ( ) Obras de artes.

21 CONTEÚDOS: Recorte e colagem; Modelagem; Apreciação; Esquema corporal; Órgãos dos sentidos; Amimais de estimação; Circuitos; Brincadeiras; Música. OUTRO CONTEÚDOS: ( ) ( )

22 OUTROS CONTEÚDOS: ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

23 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS: ( ) Elaborar textos a partir do autoconhecimento; ( ) Coletar dados por meio de pesquisas e observações; ( ) Ler diferentes tipos de textos; ( ) Produzir textos; ( ) Realizar atividades diárias de higiene; ( ) Entender o papel da escovação dentária; ( ) Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde; ( ) Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida; ( ) Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social; ( ) Montar painéis.

24 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS: ( ) Construir cartazes; ( ) Elaborar com os educandos autistas as regras de higiene; ( ) Desenvolver atividades lúdicas; ( ) Dramatizar histórias; ( ) Organizar entrevistas e pesquisas; ( ) Registrar experiências vividas pelo grupo ou educando; ( ) Providenciar fotos do educando autista para as atividades de autorretrato; ( ) Providencia material para o educando desenhar seu autorretrato; ( ) Elaborar pesquisas sobre a história do nome do educando autista; ( ) Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos educandos referentes às diferentes características físicas dos seres humanos. (pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.).

25 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS: ( ) Incentivar a observação das igualdades e diferenças nas pessoas do contexto, onde está inserido (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.); ( ) Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.); Prepara material necessário para desenvolver as sequências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto como: ( ) Autorretrato; ( ) História do nome; ( ) Atividades com nomes; ( ) Esquema corporal; ( ) Órgãos dos sentidos; ( ) Número do sapato; ( ) Animais de estimação; ( ) Álbum Individual e mural coletivo; ( ) Dobradura; ( ) Releitura de obras de artes.

26 OUTROS PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS: ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

27 Data.../.../... - Cada aluno escreve seu nome num papel sulfite e se apresenta falando o que sabe sobre seu nome. Em seguida juntos colocar num só cartaz o nome de todos da sala em ordem alfabética; Data.../.../... - Refletir o texto Nome da Gente de Pedro Bandeira e interpretar com atividades no caderno; Data.../.../... - Entregar como tarefa de casa, uma entrevista com seus familiares sobre o porquê da escolha deste nome que possui, se gostam do nome, etc; Data.../.../... - Trazer uma cópia da certidão reduzida para trabalhar no caderno. Data.../.../... - Cada aluno apresenta na sala a tarefa do dia anterior, mostrando o porquê do seu nome, significado, se gostam ; Data.../.../... - Todos os alunos trabalharão com o xérox da certidão de nascimento, cada um com a sua, onde interpretarão as informações da mesma e responderão um questionário com perguntas objetivas que deverão ser retiradas deste documento; Data.../.../... - Refletir em conjunto sobre nossas famílias e depois ler e interpretar o poema e as rimas do texto As tias de Elias José.

28 Data.../.../... - Relembrar o poema As Tias do dia anterior onde cada aluno irá construir uma estrofe com rimas utilizando nomes de pessoas conhecidas por eles e familiares; Data.../.../... - Ler o texto Os Animais de Gabriel Queiroz Rodrigues, comparando com o texto As Tias ( sua estrutura: estrofes, rimas versos; Data.../.../... - Cantar e refletir a música Gente tem Sobrenome de Toquinho e Elifas Andreato; Data.../.../... - Formar na sala grupos e cada um desses grupos irá ilustrar uma estrofe da canção; Data.../.../... - Apresentar para todos os alunos as ilustrações dentro da canção Gente tem sobrenome ilustrada no dia anterior, juntamente com os poemas em rimas de nomes de pessoas criados por eles a partir do poema As tias tudo em slide colorido e alegre, discutindo a maneira que eles utilizaram as rimas; ( também pode ser exposto em cartaz); Data.../.../... - Apresentar em slide, o texto Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado, para que todos reflitam e percebam a importância e o significado do jeito que somos das características físicas que herdamos de nossos pais, avós,.

29 Data.../.../... - Produzir um texto falando do jeito que cada um é, conforme tudo o que foi falado durante a semana, abordando suas características físicas, o que gosta, seus sonhos, etc. Data.../.../... - Refletir como foi se conhecer melhor durante a semana e também conhecer o outro; Data.../.../... - Manusear textos em acrósticos, observando a maneira que é constituída esses textos; Data.../.../... - Construir seus próprios acrósticos: Data.../.../... - Ler seus acrósticos para os colegas; Data.../.../... - Cada aluno vai se observar atentamente no espelho e falar suas características diante de todos; Data.../.../... - Em seguida apresentar algumas imagens de pinturas que mostram autorretratos de pessoas famosas; Data.../.../... - A seguir cada aluno fará seu autorretrato. Data.../.../... - Escolher um colega para servir de modelo. Data.../.../... - Contornar o corpo do colega no papel. Eleição para a escolha do nome do mascote.

30 Data.../.../... - Escrever, dentro do contorno do corpo, as características que o mascote deveria possuir. Data.../.../... - Construção do mascote.(neste momento os alunos levarão os materiais necessárias como: pano, espumas, botões,lã, roupas,etc.) A escola pode ajudar o aluno a descobrir sua identidade junto com o grupo, partilhando suas experiências e valorizando sua vivência e conhecimentos adquiridos. Assim, através desse trabalho, a intenção é oferecer aos alunos a oportunidade de se expressar e relatar suas experiências de vida, onde eles mesmos possam se descobrir e descobrir o outro com quem convivem centrados em textos para leitura de apoio, de maneira interativa e prazerosa, realizando atividades que vão de encontro com essas descobertas.

31 A escola pode ajudar o autista a descobrir sua identidade junto com o grupo, partilhando suas experiências e valorizando sua vivência e conhecimentos adquiridos. Assim, através desse trabalho, a intenção é oferecer aos alunos a oportunidade de se expressar e relatar suas experiências de vida, onde eles mesmos possam se descobrir e descobrir o outro com quem convivem centrados em textos para leitura de apoio, de maneira interativa e prazerosa, realizando atividades que vão de encontro com essas descobertas.

32 PROFESSORA: DATA.../.../... Acolhida Rodinha e Conversas informais ( ) Musica e movimento: ( ) Arte Infantil ( ) Lanche ( ) Higiene ( ) Escovação ( ) Atividades Lúdicas Historinha (à escolha): ( ) Atividade Atividade pedagógica: Brincar de esconde-esconde com lençol. (Veja procedimento nas apostilas Berçário de em ( ) Saída ( ) Bilhetinhos informativos aos pais na agenda ( ) Lembrancinha do dia ( ) Para fazer em casa com a família. ( ) Outros

33 PROFESSORA: DATA.../.../... Acolhida Rodinha e Conversas informais ( ) Musica e movimento: ( ) Lanche ( ) Higiene ( ) Escovação ( ) Atividades Lúdicas Historinha (à escolha): Atividade pedagógica: Brincar de montar blocos coloridos (Veja procedimento nas apostilas Berçário de em ( ) Saída ( ) Bilhetinhos informativos aos pais na agenda ( ) Lembrancinha do dia ( ) Para fazer em casa com a família. ( ) Outros

34 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: ( ) Hábitos de trabalhos, ( ) Relacionamento com os amigos e professores, ( ) Cumprimento das tarefas escolares, ( ) Atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, ( ) Capacidade de cooperação, ( ) Aproveitamento de tempo e atividades produzidas espontaneamente.

35

36 MOVIMENTO Objetivos Específicos Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações. Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras. Conteúdo Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária. Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.

37 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Objetivos Específicos Participar de variadas situações de comunicação oral. Interessar-se por histórias. Observar e manusear diferentes materiais impressos. Conteúdo Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal. Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: brinquedos cantados, músicas e histórias.

38 NATUREZA E SOCIEDADE Objetivos Específicos Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios. Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural. Conteúdo Participação em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua família e de outros grupos. Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto). Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas ( auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).

39 MATEMÁTICA Objetivos Específicos Explorar objetos em suas diferentes características. Conteúdo Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais: ( ) Textura ( ) Peso ( ) Consistência ( ) Cor ( ) Forma ( ) Altura ( ) Tamanho Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas ( ) Empilhar ( ) Rolar ( ) Transvasar ( ) Encaixar ( ) Lançar

40 MÚSICA Objetivos Específicos Brincar com a música. Perceber as variações de ritmo através de dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos. Conteúdo Atividades lúdicas como: brincadeiras cantadas, acalantos, brincadeiras com palmas e movimentos corporais. Exploração de materiais sonoros como: chocalhos, guizos, sinos e brinquedos sonoros. Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical

41 Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus) Meus olhinhos são pra ver, Meu nariz para cheirar, minha boca para comer Meus ouvidos para escutar. Completando os sentidos Tenho as mãos para pegar E os bracinhos bem compridos, Pro amigo eu abraçar.

42

43 Série: Turma:

44 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE Leia e ilustre o poema!

45 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE

46 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE As pessoas tem sentimentos que variam em seu cotidiano, como você está sentido-se hoje?

47 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE As HOJE pessoas VOCÊ tem ESTÁ sentimentos TRISTE OU que ESPERTO variam em (A)? seu cotidiano, como você está sentido-se hoje?

48 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE HOJE VOCÊ ESTÁ AMIGO (A) OU ALEGRE?

49 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE

50 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE

51 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE

52 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE

53 Série: Turma: PROJETO: AUTISMO E IDENTIDADE

54 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE QUEM SOU EU? EU SOU ASSIM!

55 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE EU SOU ASSIM!

56 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE QUEM SOU EU?

57 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE MEU PÉ É ASSIM!

58 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE MINHA MÃO É ASSIM!

59 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE VEJA A COR DOS MEUS OLHOS!

60 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE VEJA A COR DOS MEUS cabelos! Cole uma mecha dos seus cabelos lindos!

61 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE VEJA A COR DOS MEUS cabelos! Pinte a folha com tinta guache representando a cor do cabelo.

62 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE Esse beijos é para minha família! Marcar o papel com beijos de batom.

63 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE Esse beijo é para minha família!

64 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

65 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

66 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

67 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE A HISTÓRIA DOS MEUS ANTEPASSADOS

68 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE MINHA MORADIA É ASSIM...

69 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE MINHA ESTRUTURA FAMILIAR...

70 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE MINHA MORADIA É ASSIM...

71 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE MINHA ESTRUTURA FAMILIAR...

72 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE FAÇA UM LINDO DESENHO PARA REPRESENTAR, QUEM É VOCÊ.

73 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

74 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

75 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

76 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

77 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

78 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

79 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

80 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

81 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

82 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

83 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

84 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

85 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

86 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

87 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

88 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

89 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

90 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

91 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

92 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE ESCREVA O NOME DE SEUS FAMILIARES!

93 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

94 Série: Turma: PROJETO: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

Porque será que todas as coisas têm nome?

Como já foi falado, nossa necessidade de nomear vem de épocas pré-históricas, quando os primeiros homens começaram a se comunicar uns com os outros. O que se sabe é que os primeiros nomes podem ter sido formados pelo som que cada animal, objeto ou pessoa fazia.

Como trabalhar nome completo na educação infantil?

6 formas de trabalhar nome próprio no ensino remoto ou presencial.
Lista com nomes das crianças da turma. ... .
Jogos de bingo. ... .
Canções e brincadeiras faladas. ... .
Recursos digitais. ... .
Livro do nome. ... .
Planos de aula..

Qual o objetivo de trabalhar o nome da criança na educação infantil?

O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome é fazer com que cada um se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar um inicio de alfabetização, afinal de contas estão aprendendo as letras de seu nome e estabelecendo relações com letras de outros nomes ou palavras do dia ...

Como explicar o nome para educação infantil?

O que queremos que as crianças aprendam: Identificar o próprio nome entre os outros. Realizar a leitura de seu próprio nome e os de alguns colegas. Reconhecer a função do nome como identificação de pertences pessoais e objetos. Conhecer a função da escrita como instrumento para nomear/ identificar pertences e objetos.