Tomei injeção anticoncepcional e não menstruei posso engravidar

Parei de tomar anticoncepcional. Posso engravidar no 1º mês?

Entenda em quanto tempo sua fertilidade está de volta quando para de tomar pílula

Tomei injeção anticoncepcional e não menstruei posso engravidar

Por AndreyCherkasov/Shutterstock

Se você quer engravidar ou apenas parar de tomar pílula hormonal, a pergunta é a mesma: parei de tomar anticoncepcional, posso engravidar no primeiro mês? A resposta é sim, e tem relação com o modo como o método age no corpo.

O anticoncepcional hormonal oral, a famosa pílula, atua desde o primeiro ciclo inibindo a ovulação, para que não haja o encontro dos dois protagonistas na hora de fazer um bebê: o óvulo e o espermatozoide.

"Quando a mulher para o contraceptivo, volta a ovular. A partir do momento em que os ciclos ovulatórios são restaurados, ela já pode engravidar", explica a ginecologista e obstetra Karina Tafner, especialista em endocrinologia ginecológica e reprodução humana pela Santa Casa.

Os casos em que isso não acontece, quando o ciclo demora a se restaurar após parar a pílula, são exceções.

Quando uma mulher usa as injeções anticoncepcionais, a história é diferente. Elas, sim, vão inibir a ovulação por mais tempo depois do último uso.

Essas medicações injetáveis são aplicadas na farmácia, mesmo, via muscular. Após entrar no corpo da mulher, a injeção forma um "depósito" de hormônio local, que libera os hormônios de forma gradual.

"Esse "depósito" de hormônios no músculo pode ter duração de 1 ou 3 meses, o que varia conforme o tipo de injeção, e pode manter sua atividade caso todo o depósito não tenha sido consumido", explica a ginecologista Karina.

Tanto o DIU Mirena como o DIU de cobre são ótimas opções para quem deseja evitar gravidez.

O dispositivo de cobre é inserido no útero e age tornando o útero inabitável para os espermatozoides. Já o Mirena é hormonal, e inibe o desenvolvimento da camada de sangue que reveste o útero preparando o órgão para a gravidez, o endométrio.

Ele pode ser inserido no próprio consultório da ginecologista e retirado no momento em que a mulher decide engravidar.

Por isso, a partir de quando o DIU não está mais no seu corpo é possível engravidar. Veja como o DIU é colocado.

É comum que as mulheres planejem uma gravidez a longo prazo, mas usem métodos contraceptivos enquanto não querem ter um filho.

Mas a ginecologista Karina reforça que nenhum dos métodos causa dano à saúde reprodutiva da mulher. Por isso, são opções seguras para quem quer preservar a fertilidade.

Pergunta da leitora:

"Olá! Tenho uma dúvida. Tomo anticoncepcional injetável de três em três meses há quase três anos. Em outubro do ano passado, tive uma relação sexual e meu parceiro ejaculou fora. Depois, sem lavar, colocou lá dentro novamente. Quando terminamos, tomei banho. Mas fiquei com dúvida e, umas 12 horas depois, tomei uma pílula do dia seguinte. Gostaria de saber se corro o risco de engravidar, caso uma situação como esta volte a ocorrer."

> 5 curiosidades masculinas sobre o sexo que as mulheres não sabiam

> Quais são os prós e contras da pílula anticoncepcional

Resposta das especialistas:

Amiga leitora, vamos falar sobre uma coisa de cada vez. Se você está usando o anticoncepcional injetável, também conhecido como injeção de progesterona, há três anos, e se recebe ela a cada 12 semanas, como tem que ser, não terás problema. Não há risco de engravidar.

Essa injeção é bastante vantajosa e funcional para as pessoas que costumam esquecer de tomar a pílula todos os dias. Então, se você está em dia com a injeção, não é necessário tomar a pílula do dia seguinte.

> Orgasmo feminino: veja cinco fatos que você ainda não sabe

Tome cuidado

Apesar de muito útil para evitar uma gravidez indesejada, é importante lembrar que esse tipo de proteção não é eficaz contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Na hora em que um pênis entra em contato com a sua vagina, você corre o risco de contrair uma DST. Não importa quão “baixos” os riscos pareçam ser. Como costumamos dizer, o pênis é uma “arma carregada”, não importa onde ele escolha ejacular.

​​> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Portanto, nunca, em hipótese alguma, deve-se deixar a camisinha de lado! Ela é que vai te proteger. Então, fica a dica: tome esse cuidado em suas próximas relações.

É normal tomar injeção é não menstruar?

Os injetáveis mensais: Podem interromper a menstruação, mas isso não é algo prejudicial. É semelhante a não ficar menstruada durante a gravidez. O sangue não está se acumulando dentro da mulher.

É possível engravidar sem menstruar tomando injeção?

Sim você pode engravidar. Depotprovera funciona a cada três meses da aplicação, mas inibe a menstruação seguidamente por mais tempo. No entando, antes de uma menstruação a mulher pode engravidar e depois nem chega a menstruar.

Quem toma injeção demora para engravidar?

Contraceptivo injetável Pode demorar uma média de 5 a 9 meses para engravidar, uma vez que você pula uma injeção para tentar engravidar. Portanto, se você costuma tomar uma injeção a cada 3 meses, levaria cerca de 8 a 12 meses após a sua última injeção para engravidar (4,10).

Como saber se está grávida tomando injeção anticoncepcional?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online É muito improvável estar grávida se você está usando adequadamente a injeção trimestral. Um teste de urina de farmácia com a primeira urina da manhã pode lhe ajudar a conferir se por acaso, você está grávida de mais de 12 dias e menos que três meses.