16 semanas é quantos meses

Parabéns! Você chegou às suas 16 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga. 

Desenvolvimento do bebê em suas 16 semanas de gravidez 

Na 16ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pelo completo desenvolvimento do ouvido interno, o que permite que o bebê comece a escutar os primeiros sons. A cabeça, apesar de ainda grande em relação ao corpo, já está bem formada, os olhos já se movimentam e as pálpebras apresentam os primeiros cílios. 

Nesta fase, o bebê já está bem ativo no útero, movimentando e brincando com o cordão umbilical e esses movimentos podem começar a ser sentidos por algumas mulheres

As papilas gustativas já estão formadas e o bebê já consegue sentir o gosto do líquido amniótico engolido através dos movimentos de sucção que servirão como reflexo para futura amamentação. 

Desenvolvimento do corpinho 

Nesse estágio, o tamanho do bebê é de cerca de 18 centímetros, medidos da cabeça aos pés, e cerca de 12,4 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de um abacate. O peso do bebê nessa semana é cerca de 144 gramas. 

Nesta fase da gestação, os músculos já estão desenvolvidos e o bebê é muito ativo, se movimentando mais e brincando com o cordão umbilical e, por isso, algumas mulheres podem começar a sentir levemente os primeiros movimentos do bebê. 

O coração do bebê bate em ritmo acelerado, cerca de 150 a 180 vezes por minuto, e bombeia aproximadamente 24 litros de sangue por dia, que continuará aumentando à medida que o bebê se desenvolve. Os vasos sanguíneos já estão formados, deixando a pele do bebê mais rosada, ainda que ligeiramente transparente. 

Acompanhamento médico 

Com 16 semanas de gestação o bebê não cabe mais na tela como antes, agora ele tem que ser visto no ultrassom por partes. Nessa fase já é possível o medico informar qual o sexo do bebê com precisão. Usar o truque do chocolate para agitar o bebezinho é uma das táticas para ajudar durante a consulta. A técnica se baseia em comer pedacinhos de chocolate 30 minutos antes do ultrassom. O docinho deixa o bebê agitado, dando a capacidade do médico olhar bem o desenvolvimento do seu corpinho. 

É muito importante ir ao médico e acompanhar o crescimento do bebê, além de monitorar os sintomas da mulher. Para saber mais leia nosso artigo: Encontrando um bom Obstetra 

Possíveis indicações médicas nas 16 semanas

A 16ª semana da gestação, é a última semana para a segunda consulta pré-natal, sendo importante resultado de todos os exames solicitados pelo obstetra na primeira consulta. Se organize para deixar agendada o quanto antes!  

Seus sintomas nas 16 semanas de gravidez 

Mudanças em seu corpo

Durante essa semana, os seios da mulher estão mais volumosos e a barriga, que já pode ser notada, pode dificultar o sono por não encontrar uma posição confortável para dormir. Além disso, o peso do útero sobre a bexiga pode causar um pouco de perda de urina ou incontinência urinária. 

Nessa fase da gestação, a mulher já pode sentir na balança a diferença no peso que deve ter aumentado de 4 a 5 kg. É normal ter engordado cerca de 2 Kg no primeiro trimestre da gravidez, e a partir do 4º mês deve engordar, em média, 0,5 Kg por semana, para uma gravidez saudável. 

A boa notícia é que nessa semana os enjoos desaparecem completamente, o que dá lugar a uma grande disposição para tudo. Aquele sono incontrolável do primeiro trimestre pode dar uma trégua nessa fase também e permitindo que você consiga curtir ao longo do dia.  

Sintomas 

Na 16ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

  • Prisão de ventre: deve-se manter o corpo hidratado, bebendo pelo menos 8 copos de água por dia e comer mais fibras na forma de grãos inteiros, frutas e vegetais frescos. 

  • Azia ou sensação de queimação no estômago: não deitar após as refeições e comer em pequenas quantidades em intervalos menores de 2 a 3 horas podem ajudar a aliviar esse desconforto. Outra medida importante é evitar beber líquidos durante as refeições e evitar comer frituras, comidas apimentadas ou muito condimentadas.  

  • Dor de cabeça: colocar uma compressa fria na testa ou na nuca, deitar e descansar podem ajudar a aliviar o desconforto. Remédios para a dor de cabeça só devem ser tomados com a orientação do médico. Caso a dor não melhore ou se for constante, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois pode ser sinal de pressão alta. 

  •  Sensibilidade nas gengivas: usar uma escova de dentes macia e continuar escovando os dentes e passando o fio dental regularmente. Além disso, é recomendado consultar o dentista para avaliar a saúde da boca e dos dentes;   

Dica extra para as mamães 

Agora é a hora de curtir a gravidez! Aqueles sintomas incômodos da gravidez possivelmente já passaram e você provavelmente terá mais energia. Aproveite esse tempo para ficar ativa com caminhadas, natação, uma aula de ioga ou comece a planejar o quarto do bebê. E agora que você está começando a parecer grávida, mime-se com algumas roupas de maternidade para mostrar sua nova forma. 

.Confira também algumas ideias e temas para a decoração do quarto do bebê.  

Dicas para a mamãe 

  1. Comece a dormir do seu lado, se você ainda não faz isso. 

  2. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  3. Fale com o seu médico sobre os prós e contras do teste de AFP (alfa-fetoproteína) 

  4. Mantenha sua dieta saudável, especialmente quando seu apetite retornar 

  5. Mantenha a escovação e o uso do fio dental, mesmo que experimente gengivas sensíveis ou sangrando 

  6. Descanse frequentemente com os pés elevados e não deixe de beber bastante água

Começar com:

Seu endereço de email

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

  • Tua Saúde. (Novembro de 2021) .Desenvolvimento do bebê - 16 semanas de gestação. Por Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias Ginecologista. Acessado em 30 de maio de 2022.  Disponível em: https://www.tuasaude.com/desenvolvimento-do-bebe-16-semanas-de-gestacao/ 

  • Trocando Fraldas. 16 Semanas de Gestação. Escrito por Patrícia Amorim. Acessado em 30 de maio de 2022.  Disponível em: https://www.trocandofraldas.com.br/16-semanas-de-gestacao/

Quantas semanas se faz 4 meses?

4 Meses são 16 semanas de gravidez.

Quantas semanas e 5 meses de gravidez?

O quinto mês da gravidez compreende a semana 20 até a semana 24. No final desse período, o feto... O quinto mês da gravidez compreende a semana 20 até a semana 24. No final desse período, o feto estará com 30 cm de comprimento — pesando cerca de 700 gramas.