3 lei de newton - exercícios resolvidos pdf

100% acharam este documento útil (3 votos)

4K visualizações

3 páginas

Título original

Exercícios Peso - 3ª Lei de Newton

Direitos autorais

© Attribution Non-Commercial (BY-NC)

Formatos disponíveis

PDF, TXT ou leia online no Scribd

Compartilhar este documento

Você considera este documento útil?

100% acharam este documento útil (3 votos)

4K visualizações3 páginas

Exercícios Peso - 3 Lei de Newton

Título original:

Exercícios Peso - 3ª Lei de Newton

Pular para a página

Você está na página 1de 3

Recompense a sua curiosidade

Tudo o que você quer ler.

A qualquer hora. Em qualquer lugar. Em qualquer dispositivo.

Sem compromisso. Cancele quando quiser.

3 lei de newton - exercícios resolvidos pdf

As leis de Newton englobam três leis da Mecânica Clássica: lei da inércia, lei fundamental da dinâmica e lei da ação e reação.

Teste seus conhecimentos com as 8 questões a seguir e não perca a oportunidade de tirar suas dúvidas acompanhando as resoluções após o gabarito.

Questão 1

Relacione as três leis de Newton com os respectivos enunciados.

  1. 1ª lei de Newton
  2. 2ª lei de Newton
  3. 3ª lei de Newton

Determina que a força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração do corpo.

Enuncia que a toda ação existe uma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.

Indica que um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a menos que uma força resultante passe a atuar sobre ele.

Ver Resposta

Resposta correta: (2); (3) e (1).

Lei da inércia (1ª lei de Newton): indica que um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a menos que uma força resultante passe a atuar sobre ele.

Lei fundamental da dinâmica (2ª lei de Newton): determina que a força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração do corpo.

Lei da ação e reação (3ª lei de Newton): enuncia que a toda ação existe uma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.

Questão 2

(UFRGS - 2017) Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Qual o valor, em kg, da massa m?

a) 5.
b) 4.
c) 3.
d) 2.
e) 1.

Ver Resposta

Alternativa correta: b) 4.

Para encontrar o valor da massa, vamos aplicar a segunda lei de Newton. Para isso, precisamos primeiro calcular o valor da aceleração.

Como a aceleração é igual ao valor da variação da velocidade dividido pelo intervalo de tempo, temos:

Substituindo os valores encontrados:

Portanto, a massa do corpo é 4 kg.

Questão 3

(UERJ - 2013) Um bloco de madeira encontra-se em equilíbrio sobre um plano inclinado de 45º em relação ao solo. A intensidade da força que o bloco exerce perpendicularmente ao plano inclinado é igual a 2,0 N.

Entre o bloco e o plano inclinado, a intensidade da força de atrito, em newtons, é igual a:

a) 0,7
b) 1,0
c) 1,4
d) 2,0

Ver Resposta

Alternativa correta: d) 2,0.

No esquema abaixo representamos a situação proposta no problema e as forças que atuam no bloco:

3 lei de newton - exercícios resolvidos pdf

Como o bloco encontra-se em equilíbrio sobre o plano inclinado, a força resultante tanto no eixo x quanto no eixo y, é igual a zero.

Desta forma, temos as seguintes igualdades:

fatrito = P. sen 45º
N = P. cos 45º

Sendo N igual a 2 N e o sen 45º igual ao cos 45º, então:

fatrito = N = 2 newtons

Portanto, entre o bloco e o plano inclinado, a intensidade da força de atrito é igual a 2,0 N.

Veja também:

Plano inclinado

Força de atrito

Questão 4

(UFRGS - 2018) O cabo-de-guerra é uma atividade esportiva na qual duas equipes, A e B, puxam uma corda pelas extremidades opostas, conforme representa a figura abaixo.

3 lei de newton - exercícios resolvidos pdf

Considere que a corda é puxada pela equipe A com uma força horizontal de módulo 780 N e pela equipe B com uma força horizontal de modulo 720 N. Em dado instante, a corda arrebenta. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

A força resultante sobre a corda, no instante imediatamente anterior ao rompimento, tem módulo 60 N e aponta para a ________. Os módulos das acelerações das equipes A e B, no instante imediatamente posterior ao rompimento da corda, são, respectivamente, ________, supondo que cada equipe tem massa de 300 kg.

a) esquerda - 2,5 m/s2 e 2,5 m/s2
b) esquerda - 2,6 m/s2 e 2,4 m/s2
c) esquerda - 2,4 m/s2 e 2,6 m/s2
d) direita - 2,6 m/s2 e 2,4 m/s2
e) direita - 2,4 m/s2 e 2,6 m/s2

Ver Resposta

Alternativa correta: b) esquerda - 2,6 m/s2 e 2,4 m/s2.

A força resultante aponta para o sentido da maior força, que neste caso, é a força exercida pela equipe A. Portanto, seu sentido é para a esquerda.

No instante imediatamente após a corda arrebentar, podemos calcular o valor da aceleração adquirida por cada equipe através da segunda lei de Newton. Assim, temos:

Portanto, o texto com as lacunas preenchidas corretamente é:

A força resultante sobre a corda, no instante imediatamente anterior ao rompimento, tem módulo 60 N e aponta para a esquerda. Os módulos das acelerações das equipes A e B, no instante imediatamente posterior ao rompimento da corda, são, respectivamente, 2,6 m/s2 e 2,4 m/s2, supondo que cada equipe tem massa de 300 kg.

Veja também: Leis de Newton

Questão 5

(Enem - 2017) Em uma colisão frontal entre dois automóveis, a força que o cinto de segurança exerce sobre o tórax e abdômen do motorista pode causar lesões graves nos órgãos internos. Pensando na segurança do seu produto, um fabricante de automóveis realizou testes em cinco modelos diferentes de cinto. Os testes simularam uma colisão de 0,30 segundos de duração, e os bonecos que representavam os ocupantes foram equipados com acelerômetros. Esse equipamento registra o módulo da desaceleração do boneco em função do tempo. Os parâmetros como massa dos bonecos, dimensões dos cintos e velocidade imediatamente antes e após o impacto foram os mesmos para todos os testes. O resultado final obtido está no gráfico de aceleração por tempo.

3 lei de newton - exercícios resolvidos pdf

Qual modelo de cinto oferece menor risco de lesão interna ao motorista?

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

Ver Resposta

Alternativa correta: b) 2.

O problema nos informa que a força exercida pelo cinto de segurança pode causar lesões graves em colisões frontais.

Portanto, precisamos identificar, entre os modelos apresentados e sob as mesmas condições, aquele que exercerá uma força de menor intensidade sobre o passageiro.

Pela segunda lei de Newton, temos que a força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração:

FR = m . a

Como o experimento foi feito utilizando bonecos de mesma massa, então, a menor força resultante sobre o passageiro ocorrerá quando a aceleração máxima também for menor.

Observando o gráfico, identificamos que esta situação ocorrerá no cinto 2.

Veja também: Segunda Lei de Newton

Questão 6

(PUC/SP - 2018) Um objeto cúbico, maciço e homogêneo, de massa igual a 1500 g, está em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. O coeficiente de atrito estático entre o objeto e a superfície é igual a 0,40. Uma força F, horizontal à superfície, é aplicada sobre o centro de massa desse objeto.

Que gráfico melhor representa a intensidade da força de atrito estático Fatrito em função da intensidade F da força aplicada? Considere as forças envolvidas em unidades do SI.

3 lei de newton - exercícios resolvidos pdf

Ver Resposta

Alternativa correta: c.

Na situação proposta pelo problema, o corpo está em repouso, logo, sua aceleração é igual a 0. Considerando a 2º lei de Newton (FR = m . a), então, a força resultante também será igual a zero.

Conforme descrito no problema, existe a força F e a força de atrito atuando no corpo. Além disso, temos ainda a ação da força peso e da força normal.

Na figura abaixo, apresentamos o diagrama dessas forças:

3 lei de newton - exercícios resolvidos pdf

No eixo horizontal, enquanto o corpo permanecer em repouso, temos a seguinte situação:

FR = F - Fatrito = 0 ⇒ F = Fatrito

Essa condição será verdadeira até que o valor da força F atingir a intensidade da força de atrito máxima.

A força de atrito máxima é encontrada através da fórmula:

Pela figura apresentada acima, notamos que o valor da força normal é igual a intensidade da força peso, visto que o corpo está em repouso no eixo vertical. Então:

N = P = m . g

Antes de substituir os valores, devemos transformar o valor da massa para o sistema internacional, ou seja, 1500 g = 1,5 kg.

N = 1,5. 10 = 15 N

Assim, o valor da Fatritomáx será encontrado fazendo-se:

Fatritomáx= 0,4 . 15 = 6 N

Portanto, a Fatrito sobre o corpo será igual a força F até que esta atinja o valor de 6N, quando o corpo estará na eminência de movimento.

Questão 7

(Enem - 2016) Uma invenção que significou um grande avanço tecnológico na Antiguidade, a polia composta ou a associação de polias, é atribuída a Arquimedes (287 a.C. a 212 a.C.). O aparato consiste em associar uma série de polias móveis a uma polia fixa. A figura exemplifica um arranjo possível para esse aparato. É relatado que Arquimedes teria demonstrado para o rei Hierão um outro arranjo desse aparato, movendo sozinho, sobre a areia da praia, um navio repleto de passageiros e cargas, algo que seria impossível sem a participação de muitos homens. Suponha que a massa do navio era de 3 000 kg, que o coeficiente de atrito estático entre o navio e a areia era de 0,8 e que Arquimedes tenha puxado o navio com uma força , paralela à direção do movimento e de módulo igual a 400 N. Considere os fios e as polias ideais, a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e que a superfície da praia é perfeitamente horizontal.

3 lei de newton - exercícios resolvidos pdf

O número mínimo de polias móveis usadas, nessa situação, por Arquimedes foi

a) 3.
b) 6.
c) 7.
d) 8.
e) 10.

Ver Resposta

Alternativa correta: b) 6.

As forças que atuam no barco estão representadas no diagrama abaixo:

3 lei de newton - exercícios resolvidos pdf

Pelo diagrama, notamos que o barco, para sair do repouso, é necessário que a força de tração T seja maior que a força de atrito estático máxima. Para calcular o valor desta força, iremos usar a fórmula:

Sendo nesta situação o módulo do peso igual ao módulo da força normal, temos:

Substituindo os valores informados, temos:

Fatrito máx = 0,8 . 3000 . 10 = 24 000 N

Sabemos que a força F exercida por Arquimedes foi igual a 400 N, então, esta força deverá ser multiplicada por um certo fator para que o seu resultado seja maior que 2400 N.

Cada polia móvel utilizada dobra o valor da força, ou seja, fazendo uma força igual a F, a força de tração (força que irá puxar o barco) será igual a 2F.

Usando os dados do problema, temos a seguinte situação:

  • 1 polia → 400 . 2 = 400 . 21 = 800 N
  • 2 polias → 400 . 2 . 2 = 400 . 2 2 = 1600 N
  • 3 polias → 400 . 2 . 2 . 2 = 400 . 23 = 3200 N
  • n polias → 400 . 2n > 24 000 N (para sair do repouso)

Desta forma, precisamos conhecer o valor do n, então:

Sabemos que 25 = 32 e que 26 = 64, como queremos encontrar o número mínimo de roldanas móveis, então ao utilizar 6 roldanas já será possível movimentar o barco.

Portanto, o número mínimo de polias móveis usadas, nessa situação, por Arquimedes foi 6.

Questão 8

(UERJ - 2018) Em um experimento, os blocos I e II, de massas iguais a 10 kg e a 6 kg, respectivamente, estão interligados por um fio ideal. Em um primeiro momento, uma força de intensidade F igual a 64 N é aplicada no bloco I, gerando no fio uma tração TA. Em seguida, uma força de mesma intensidade F é aplicada no bloco II, produzindo a tração TB. Observe os esquemas:

3 lei de newton - exercícios resolvidos pdf

Desconsiderando os atritos entre os blocos e a superfície S, a razão entre as trações corresponde a:

Ver Resposta

Alternativa correta: .

Aplicando a segunda lei de newton e a lei da ação e reação (terceira lei de Newton), podemos escrever os sistemas para cada situação:

1ª situação

2ª situação

Note que em ambas as situações o valor da aceleração será o mesmo, visto que a força F é igual e as massas também permanecem as mesmas.

Substituindo os valores e calculado a aceleração, temos:

Conhecendo o valor da aceleração, podemos calcular os valores das trações:

TA = mII. a
TA = 6 . 4 = 24 N

TB = mI . a
TB = 10 . 4 = 40 N

Calculando a razão entre as trações, encontramos:

Portanto, a razão entre as trações corresponde a .

Para saber mais, veja também:

  • Terceira Lei de Newton
  • Força Peso
  • Força Normal

Como calcular a 3 lei de Newton?

Como as forças são aplicadas sobre corpos diferentes, elas não se equilibram. Exemplos: Ao disparar um tiro, o atirador é impulsionado em sentido contrário da bala por uma força de reação ao disparo. Na colisão entre um carro e um caminhão, ambos recebem a ação de forças de mesma intensidade e sentido contrário.

Quais são as 3 leis de Newton de um exemplo utilizando cada uma delas?

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.