A a rte de conhecer a si mesmo

A a rte de conhecer a si mesmo

Alexandre, o Grande, disse: “Conhecer a si mesmo é a coisa mais difícil, porque põe em jogo a nossa racionalidade, mas também os nossos medos e nossas paixões. Se alguém souber a profundidade em si mesmo vai entender os outros e o mundo ao seu redor”.

O autoconhecimento e inteligência interpessoal.

A a rte de conhecer a si mesmo

Você não pode culpá-lo, porque através do autoconhecimento Alexander, o Grande aprendeu a mover-se corretamente no caminho da vida. Realmente sabemos como nós somos o que sentimos ou o que queremos alcançar, essas são habilidades que estão associados com inteligência interpessoal.

Ter inteligência interpessoal é entender quem somos, como identificar nossas emoções e agir em conformidade. Habilidades que nos permitem ajustar nosso comportamento, resolver problemas de forma eficaz e tomar decisões.

Com o autoconhecimento que aprendemos a identificar a nossa grande capacidade, mas também nossas limitações. Isso nos ajuda a planejar as metas de uma forma realista, para evitar frustrações futuras. Pessoas com inteligência interpessoal sabe dominar as emoções e se adaptar às circunstâncias.

Fortalecer a inteligência interpessoal e conhecer a si mesmo

Você pode trabalhar inteligência interpessoal? Se você estiver interessado em crescer internamente para saber mais sobre si mesmo, você pode executar uma série de exercícios que ajudarão a fortalecer este tipo de inteligência.

Controle suas emoções: é uma habilidade que você precisa aprender para se desenvolver. O controle não significa não ouvir, mas saber como responder apropriadamente a emoções ou sentimentos. Aprenda a identificar as emoções negativas e transformá-las em positivas. Por exemplo: você se sentir irritado. Analisou o motivo que faz você se sentir bem e tentar entender o por que.

Um truque: aprender a rir sobre isso para que as emoções negativas sejam transformadas em positiva.

Tenha uma viagem interior: Erich Fromm disse que “O autoconhecimento começa com a auto aceitação. Se aceite e você vai se conhecer melhor.” Faça uma lista de suas virtudes e seus defeitos de outro. Peça a um amigo para fazer o mesmo para saber que imagem de vocês tem. Compare as duas listas e tentar melhorar o que você não gosta.

Já que estamos falando sobre conhecer a si mesmo, continue se informando sobre o assunto e confira nosso artigo sobre a motivação: chama incessante para trilhar o caminho do sucesso.

*Por Maria Maddalon

A a rte de conhecer a si mesmo

A a rte de conhecer a si mesmo

Por: Maria Maddalon

Pós-graduada com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional e do Trabalho, profissional com perfil generalista, com experiência na atuação de todos os subsistemas da área de Recursos Humanos. Gestão dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão do clima, cargos e salários, avaliação de desempenho, comunicação interna, integração e gestão de benefícios.

Schopenhauer não escondera de amigos e seguidores a existência de um manual zelosamente guardado que costumava chamar de Eis heuatón – como as célebres memórias de Marco Aurélio. Depois de sua morte, o executor testamentário, Willen von Gwinner as utilizara para escrever uma biografia do filósofo. Iniciado em 1821 e continuado nas décadas seguintes, este “livro secreto” era constituído provavelmente por mais ou menos trinta páginas repletas de anotações autobiográficas, recordações, reflexões, normas de comportamento, máximas e citações que Schopenhauer registrara como aquilo que era mais importante para ele, como uma espécie de essência de sua própria sabedoria de vida: as regras de uma arte de conhecer a si mesmo e, ao mesmo tempo, tornar menos difícil a convivência com os outros e a orientação no mundo.

Ficha Técnica:
Número de Páginas: 128
Editora: Martins Fontes
Idioma: Português
ISBN: 978-85-7827-039-1
Dimensões do Livro: 13,5 x 20 cm

Ficha Técnica:
ISBN: 9788546902774
Editora: WMF Martins Fontes
Dimensões: 13.5 x 20 cm
Páginas: 100
Idioma: Português