A convocação da Assembleia dos Estados Gerais

História
A convocação da Assembleia dos Estados Gerais

ESTADOS GERAIS

Constituídos por representantes dos três Estados, são convocados em 1788 depois de 174 anos de inatividade.

A convocação resulta do fracasso da Assembléia dos Notáveis, reunida pela monarquia em 1787 para resolver a crise financeira. Formada principalmente por nobres, a Assembléia dos Notáveis recusa qualquer reforma contra seus privilégios.

Para a Assembléia dos Estados Gerais são eleitos 291 deputados do clero, 270 da nobreza e 610 do Terceiro Estado, dos quais a maioria é burguesa.

ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE

Os Estados Gerais começam seus trabalhos em maio de 1789. A divisão no clero e na nobreza reforça o Terceiro Estado, que pretende ir além das reformas financeiras pretendidas pela monarquia. Para garantir sua maioria, a nobreza quer que a votação seja feita por classe.

O Terceiro Estado quer a votação por cabeça e consegue, para esse propósito, o apoio dos representantes do baixo clero e da pequena nobreza. A disposição da burguesia em liquidar o absolutismo e realizar reformas políticas, sociais e econômicas conduz, em junho de 1789, à proclamação em Assembléia Constituinte.

QUEDA DA BASTILHA

Em julho de 1789 a população se envolve ativamente nas mudanças preconizadas pela Assembléia Constituinte. Revoltas populares em Paris e no interior, causadas inicialmente pelo aumento do preço do pão, culminam no dia 14 com a tomada da Bastilha, prisão que simboliza a tirania absolutista.

O governador da prisão e os guardas são massacrados pelo povo e todos os prisioneiros são libertados. Formam-se a Guarda Nacional, com milícia de cidadãos, e as comunas como novas divisões administrativas. Grande parte da nobreza emigra. Em 4 de agosto de 1789 a Constituinte abole o sistema feudal.

Declaração dos Direitos do Cidadão – É aprovada pela Assembléia Constituinte em 26 de agosto de 1789, inspirada na declaração norte-americana, e diz que a propriedade privada é inviolável e sagrada. Também institui a igualdade jurídica e a liberdade pessoal para todos os homens de todas as regiões do mundo.

Índice:

  1. O que se trata dos Estados Gerais?
  2. Qual era o objetivo dos Estados Gerais?
  3. Qual alternativa que descreve corretamente do que se trata os Estados Gerais?
  4. Qual a importância da Assembleia dos Estados Gerais?
  5. Por que o rei resolveu fazer a convocação dos Estado gerais?
  6. Quais os principais objetivos da reunião?
  7. O que era a Assembleia dos Estados Gerais Brainly?
  8. Qual foi o motivo da convocacao da Assembleia dos Estados Gerais?

O que se trata dos Estados Gerais?

Os Estados Gerais se tratam de uma espécie de Assembleia, existente na França pré-Revolução, a qual reunia os três "estados" da sociedade francesa: clero, nobreza e o "povo", o qual era representado, majoritariamente, pela burguesia.

Qual era o objetivo dos Estados Gerais?

Em maio daquele ano, os Estados-gerais foram convocados para a formação de uma assembléia que deveria mudar o conjunto de leis da França. Nesta assembléia, dividia-se a população francesa em três grandes classes sociais, cada uma representando um estado. Não pare agora... ... O primeiro estado era dominado pelo clero.

Qual alternativa que descreve corretamente do que se trata os Estados Gerais?

O rei francês, como saída para a crise, optou por convocar os Estados Gerais. Selecione a alternativa que descreve corretamente do que se trata os Estados Gerais: * uma assembleia convocada em momentos de crise que reunia os representantes dos três estados (classes) para debater soluções.

Qual a importância da Assembleia dos Estados Gerais?

Em 1788, pressionado pela nobreza provincial, o rei Luis XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais, cuja motivação seria tratar da profunda crise financeira pela qual atravessava o reino da França.

Por que o rei resolveu fazer a convocação dos Estado gerais?

Por volta de 1789, o povo francês estava muito insatisfeito com os problemas econômicos da França e a fraqueza política de Luís. O rei precisava de ajuda e resolveu convocar os Estados Gerais, um grupo de representantes formado de nobres, de líderes da Igreja e de pessoas comuns, que não se reunia havia 175 anos.

Quais os principais objetivos da reunião?

As reuniões são muito importantes para a comunicação e o relacionamento interpessoal dentro das empresas. É nelas que se tem a oportunidade de estudar melhor os assuntos de interesse comum. São atividades nas quais cada um deve trazer seu ponto de vista e sua maneira de buscar a solução.

O que era a Assembleia dos Estados Gerais Brainly?

A Assembleia dos Estados Gerais (em francês, États Généraux) foi uma assembleia representativa e consultiva do Antigo Regime francês. Era composta por representantes de cada um dos Três Estados e configurava-se como o único órgão francês que representava o corpo da nação.

Qual foi o motivo da convocacao da Assembleia dos Estados Gerais?

O agravamento das tensões sociais e da crise financeira levou o rei Luís XVI a convocar os Estados Gerais (ou Cortes, onde estavam representados a nobreza, o clero e o Terceiro Estado), o que acontecia pela primeira vez nos últimos 150 anos.

Qual foi o motivo da convocação da Assembleia dos Estados Gerais?

O rei Luis XVI convocou a Assembleia dos Estados-gerais em julho de 1788. Tal instituição, que não se reunia desde 1614, era composta de representantes dos três estados, e era convocada especificamente para resolver os problemas financeiros da França.

O que era a convocação dos Estados Gerais?

Em maio daquele ano, os Estados-gerais foram convocados para a formação de uma assembléia que deveria mudar o conjunto de leis da França. Nesta assembléia, dividia-se a população francesa em três grandes classes sociais, cada uma representando um estado.

O que foi a convocação da assembleia Nacional?

A Assembleia Nacional, estabelecida entre 1789 e 1792, aboliu o voto por estamento e deu condições para que novas práticas fossem fixadas ao contexto político francês.