Como a Psicologia pode influenciar no dia a dia dos profissionais?

Tempo de leitura: 6 minutos

Aperte o play e ouça a narração deste artigo sobre a importância da psicologia organizacional:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

Em um ambiente cheio de personalidades e formas de trabalhar é muito importante que sejam desenvolvidas ações de gestão de pessoas.

Para trabalhar com o comportamento humano é fundamental entender a importância da psicologia organizacional.

Esse é um campo que estuda sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações.

São pesquisados aspectos de como as pessoas se relacionam umas com as outras, como é a rotina de trabalho delas, como se desenvolvem e muito mais.

Neste conteúdo, vamos trabalhar a importância da psicologia organizacional e sua relevância para a empresa. Leia até o fim!

Ainda no século XIX, com a indústria em plena expansão pelo mundo, as organizações passaram a se padronizar e as relações do dia a dia começaram a ser desenvolvidas e transformadas sob um viés menos frio e individualista do que era antes desse período. Dava-se início ao que era chamado de “psicologia industrial”.

Em busca de entender quais eram as necessidades humanas que oportunizavam melhores experiências internamente, as empresas começaram a investir no estudo do comportamento das pessoas.

Dessa forma, se tornaria possível conhecer os fatores que motivavam os profissionais a desempenhar melhor o seu trabalho, assim como suas reações psíquicas no ambiente laboral.

A partir daí, as buscas pelo entendimento sobre o principal ativo dentro das organizações não pararam de crescer.

As companhias passaram a entender que há diferentes perfis de profissionais, que cada pessoa é única e que se há um alinhamento de perfis internamente, o ambiente de trabalho será mais produtivo e menos atritos serão gerados.

Os objetivos da psicologia organizacional

A psicologia organizacional tem o objetivo de aperfeiçoar o principal e mais valioso recurso de uma empresa, que é o colaborador, em benefício da própria instituição.

Com isso, o foco é na melhoria das relações e das condições de trabalho para que o funcionário se sinta cada vez mais valorizado, engajado e queira se desenvolver internamente.

Podemos dizer também que ela tem como meta gerenciar aspectos emocionais e comportamentais do trabalhador que estão relacionados ao trabalho e, a partir disso, promover a melhoria da sua saúde e integridade.

Assim, ele se desenvolve da melhor forma possível dentro de uma organização. Como consequência disso, a relação entre empresa e funcionários tende a ser mais saudável e vantajosa para todos.

Os cenários em que ela pode ser aplicada

Todos os setores de uma empresa podem e devem ter o apoio de um psicólogo organizacional.

Desde o momento da contratação até do desligamento de um colaborador, a psicologia organizacional deve estar inserida a fim de minimizar impactos negativos e também de ajudar na realização de processos mais eficientes.

Veja em quais áreas você deve investir nisso:

  • nos processos de recrutamento e seleção;
  • nas avaliações de desempenho dos colaboradores;
  • nos treinamentos de integração;
  • nos programas de capacitação técnica;
  • na mudança e no remanejamento de cargo ou de equipe;
  • na resolução de conflitos internos entre os trabalhadores;
  • na resolução de conflitos pessoais que refletem no desempenho das atividades do trabalhador;
  • na orientação e no aconselhamento profissional;
  • na promoção e treinamento de líderes;
  • na elaboração de planos de cargos e de salários.

A importância da psicologia organizacional e os seus benefícios

A psicologia organizacional contribui para que a empresa consiga adotar uma gestão estratégia, visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida interna do trabalhador.

Ao saber gerir bem seu principal ativo, que é o colaborador, a companhia é capaz de se antecipar, identificar e resolver conflitos. Além de ser capaz de desenvolver todas as atividades internas de maneira mais eficaz, como veremos a seguir.

Os processos seletivos são mais direcionados 

Como informamos anteriormente, a psicologia organizacional também atua nos processos de recrutamento e seleção e com isso, oportuniza para que essas atividades sejam realizadas de forma mais eficiente.

Imagine que uma vaga foi aberta em uma empresa e que um analista de RH deve estudar o cargo para realizar os próximos passos necessários para contratação.

Analisando a  função corretamente, ele consegue traçar o perfil ideal para a vaga e, consequentemente, ir em busca daquele candidato que se encaixe melhor na atividade.

Isso é devido à avaliação mais apurada, do seu olhar voltado com foco na psicologia organizacional. Do contrário, possivelmente, a contratação poderia não ser certeira.

A rotatividade da empresa diminui

Se as contratações estão sendo mais efetivas, os colaboradores ideais estão ocupando os cargos e, com isso, diminuem-se as chances de demissão e de insatisfação na empresa.

Esse fator contribui para a felicidade no trabalho e no bom clima organizacional. Além disso, obtendo uma taxa de turnover pequena, a empresa reduz custos com rescisões trabalhistas e indenizações.

As equipes têm melhor performance

Ao conhecer cada colaborador e entender suas necessidades, expectativas e desejos, a organização consegue traçar um direcionamento melhor para desenvolvê-lo.

Assim, é possível propor treinamento adequado ao perfil de cada um e oferecer melhores condições para se desenvolver dentro da empresa.

Com isso, o trabalhador se torna um profissional melhor, agregando valor à sua carreira e à companhia.

Como a Psicologia pode influenciar no dia a dia dos profissionais?

Como ela pode ser aplicada dentro da gestão de pessoas

Como vimos que a psicologia organizacional é fundamental para a realização de qualquer atividade da empresa que envolve o colaborador e tem por objetivo aprimorar o recurso humano em benefício da organização, selecionamos algumas ações, na prática, em que você não pode abrir mão das aplicações desse campo de estudo:

  • em entrevistas;
  • em testes psicológicos;
  • em dinâmicas de grupo; 
  • em avaliações e testes objetivos.

Percebeu qual a importância da psicologia organizacional para uma empresa? Em absolutamente todos os processos que envolvem as atividades dos colaboradores a sua implementação é fundamental.

Se você busca resultados melhores, execução de processos mais eficientes e ter equipes mais satisfeitas e engajadas, sua empresa não pode negligenciar a relevância das ações dessa área de atuação.

Aproveite a sua visita e veja a diferença e a definição de psicologia organizacional e do trabalho!

3.7 3 votes

Article Rating


Qual a importância da psicologia no dia a dia dos profissionais?

O psicólogo é um guia pelos caminhos tortuosos da vida, ajudando a lidar com problemas passados para que não atrapalhem mais sua vida, por isso a importância da psicologia. Ele é o profissional que ajuda você a enfrentar os problemas da vida com mais firmeza, segurança e adquirir maior conhecimento sobre si mesmo.

Como a psicologia pode contribuir para a sua atuação profissional?

A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Vislumbrar a sua futura atuação profissional é atentar para a nossa prática educacional, para as diferenças e oportunizar caminhos que levem ao pleno desenvol vimento das potencialidades dos alunos.

Como a psicologia ajuda no dia a dia?

O psicólogo ajuda a lidar com problemas do passado que possam interferir na vida da pessoa, auxilia a enfrentar os problemas cotidianos com mais firmeza e segurança, além de fazer com que o indivíduo adquira um maior conhecimento sobre si mesmo, podendo melhorar seu comportamento humano fisicamente, socialmente e ...

Como a psicologia pode contribuir para a melhoria das intervenções de sua área profissional?

Dessa forma, a psicologia e os psicólogos podem contribuir de forma eficaz e efetiva para a discussão das práticas sociais e institucionais, assim como para criar estratégias, fomentar ações de inclusão, construir espaços de encontro e diálogo e inventar modos de fazer/saber, dentre outras.