Como foi realizada a proposta de regionalização Brasileira de Delgado de Carvalho em 1913?

466 palavras 2 páginas

Divisão Regional
Histórico
Os estudos da Divisão Regional do IBGE tiveram início em 1941 sob a coordenação do Prof. Fábio Macedo Soares Guimarães. O objetivo principal de seu trabalho foi de sistematizar as várias "divisões regionais" que vinham sendo propostas, de forma que fosse organizada uma única Divisão Regional do Brasil para a divulgação das estatísticas brasileiras. Com o prosseguimento desses trabalhos, foi aprovada, em 31/01/42, através da Circular nº1 da Presidência da República, a primeira Divisão do Brasil em regiões, a saber: Norte, Nordeste, Leste, Sul e Centro-Oeste. A Resolução 143 de 6 de julho de 1945, por sua vez, estabelece a Divisão do Brasil em Zonas Fisiográficas, baseadas em critérios econômicos do agrupamento de municípios. Estas Zonas Fisiográficas foram utilizadas até 1970 para a divulgação das estatísticas produzidas pelo IBGE e pelas Unidades da Federação. Já na década de 60, em decorrência das transformações ocorridas no espaço nacional, foram retomados os estudos para a revisão da Divisão Regional, a nível macro e das Zonas Fisiográficas.
Metodologia
O caráter intrínseco da revisão da Divisão Regional do Brasil refere-se a um conjunto de determinações econômicas, sociais e políticas que dizem respeito à totalidade da organização do espaço nacional, referendado no caso brasileiro pela forma desigual como vem se processando o desenvolvimento das forças produtivas em suas interações como o quadro natural. Sem deixar de lado as partes constitutivas da referida totalidade, a Divisão Regional em macrorregiões a partir de uma perspectiva histórico-espacial enfatiza a divisão inter-regional da produção no País, a par da internacionalização do capital havida pós-60, buscando as raízes desse processo na forma como o estado ora tende a intervir, ora a se contrair, em face da evolução do processo de acumulação e de valorização do capital, que pode ser traduzido nos sucessivos e variados Planos de Governo. A Divisão Regional do Brasil em

Relacionados

  • geografia

    3280 palavras | 14 páginas

    geográfico. 2.2 Conteúdo Específico: * Regionalização do Brasil (IBGE); Complexos Regionais (Pedro Pinchas Geiger - 1967); “Quatro Brasis” (Milton Santos e Maria Laura Silveira); “Três Brasis” (Roberto Lobato Corrêa). 3. Objetivo: * Conhecer o processo e os motivos da regionalização do Brasil; * Perceber que o espaço brasileiro pode ser dividido segundo outros aspectos além do oficial (IBGE); * Entender que a divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma, variando ao longo do tempo.….

  • dgdghsgf

    2763 palavras | 12 páginas

    REGIONALIZAÇÃO Objetivos da Aula: - Apresentar a divisão oficial em cinco macrorregiões, - Conhecer os aspectos histórico do planejamento regional no Brasil; - Conhecer os fundamentos da divisão do Brasil em três complexo regionais, proposta por Pedro Pinchas Geiser. Fala galera!! Tudo Bem!!Na aula de hoje vamos apresentar os dois modelos de regionalização do espaço geográfico brasileiro mais cobrados em questões de vestibulares: a idelizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)….

  • as regiões de MG

    8780 palavras | 36 páginas

    abordagens regionais na geografia contemporânea e da ausência de trabalhos que sintetizem e apreciem as diversas propostas de regionalização em voga no Estado de Minas Gerais, o presente trabalho identifica e discute, à luz das contribuições teóricas sobre conceitos e abordagens regionais clássicos, as diversas regionalizações oficiais do Estado de Minas Gerais, produzidas ao longo das últimas décadas. O artigo inicia com um arrazoado sobre a importância e a evolução das abordagens regionais ao longo….

  • Regiões do Brasil

    910 palavras | 4 páginas

    Brasil em regiões; 2) Entender que a divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma, variando ao longo do tempo; 3) Conhecer as principais propostas de regionalização do Brasil e identificar as suas principais diferenças: as macrorregiões do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e as três regiões geoeconômicas de Pedro Pinchas Geiger; 4) Perceber que o espaço brasileiro pode ser dividido segundo outros aspectos além do oficial (IBGE), como, por exemplo, a regionalização….

  • História

    1922 palavras | 8 páginas

    Disciplina: Geografia Tempo Previsto: 12 aulas Professores: Valdeir. 2 – CONTEÚDO - A regionalização do espaço brasileiro e os Órgãos de Planejamento. 3 – OBJETIVOS - Compreender a regionalização do espaço brasileiro no mundo atual: IBGE, Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas; - Identificar a necessidade de órgãos de planejamento. 4 – METODOLOGIA - Aula expositiva e dialogada; - Estudo de texto complementar fotocopiado; - Exercício de fixação. 5 – RECURSOS - Mapa do Brasil;….

  • tr5sawebgqwaudzsyi

    1292 palavras | 6 páginas

    INTRODUÇÃO Para dividir o Brasil em cinco grandes regiões, o IBGE agrupou os estados de acordo com uma combinação de aspectos naturais, sociais e econômicos. A primeira regionalização oficial do Brasil ocorreu no início da década de 1940 e dividia o Brasil nas seguintes regiões: NORTE, NORDESTE, ESTE, CENTRO e SUL. Essa regionalização delimitava as regiões de acordo com suas características naturais. Mantendo os mesmos critérios, em 1945 essa regionalização foi modificada. Assim, as regiões passaram….

  • Trabalho Regionaliza O

    1549 palavras | 7 páginas

    DIVISÃO DO BRASIL POR CRITÉRIOS ECONÔMICOS A divisão oficial do Brasil em cinco regiões foi criada, em 1969, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, antes disso, em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger já havia proposto outra divisão regional do país, em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Baseia-se no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Busca refletir….

  • Região e regionalização

    1357 palavras | 6 páginas

    subsidiar a ação planejadora do Estado sobre o território brasileiro, foi criado em 1937 o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde uma de suas principais atribuições era de realizar censos demográficos e econômicos e o mapeamento sistemático do Brasil. Com o intuito de organizar a divulgação de dados estatísticos e sistematizar as propostas de divisão regional, já existentes antes de sua criação, o IBGE apresentou em 1942, a primeira regionalização oficial do território brasileiro, as….

  • Regionalização Brasileira

    1339 palavras | 6 páginas

    diversas vezes. Porém a que vigora até hoje é a divisão de 1988, proposta pelo IBGE, dividindo o país em cinco grandes regiões: O Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A regionalização em si, tem como objetivo que o Estado possa desenvolver e operacionalizar políticas públicas para integrar o território e interferir no processo de desenvolvimento capitalista do país, diminuindo as desigualdades regionais. No entanto, essa divisão do IBGE é muito criticada por ser dividida de forma inadequada….

  • TERRITÓRIO BRASILEIRO

    711 palavras | 3 páginas

    O território Brasileiro já passou por diversas divisões regionais sendo que a primeira proposta de regionalização foi realizada em 1913 e depois desta varias outras surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão responsável pela divisão regional do Brasil. A primeira proposta de regionalização do Brasil surgiu em 1913, por Delgado de Carvalho. Os critérios….

Outros Trabalhos Populares

Como foi realizada a proposta de regionalização Brasileira de Delgado de Carvalho?

A primeira divisão regional do Brasil foi feita por Delgado de Carvalho, em 1913, tendo por base os elementos do meio físico e a posição geo- gráfica ao dividir o país em cinco regiões: Brasil Setentrional ou Ama- zônico (Acre, Amazonas e Pará); Brasil Norte-Oriental (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, ...

Como se deu o processo de regionalização do Brasil em 1913?

A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

Como foi o processo de regionalização brasileiro?

O processo de regionalização do Brasil aconteceu por meio de mudanças progressivas na sociedade e economia do país. No início, com a chegada dos portugueses ao nosso território, éramos uma “coisa só”. Com a instalação dos colonizadores no país, a extensão territorial passou, pouco a pouco, por mudanças.

Qual foi o critério utilizado para a regionalização?

O critério utilizado para a regionalização do país é agrupar em uma mesma Região os estados que apresentam semelhanças físicas, humanas, culturais e econômicas, facilitando, assim, o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, etc.